A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes aumenta a vantagem sobre o candidato do Chega, André Ventura, nas intenções de voto para as presidenciais, num estudo da Eurosondagem em que Marcelo Rebelo de Sousa lidera com 62,5%.
Na sondagem, para o Porto Canal e o semanário Sol, Marcelo recua 0,6 pontos percentuais relativamente ao estudo de novembro, mas vence à primeira volta com 62,5%.
Ana Gomes, que estava empatada com Ventura no estudo da Eurosondagem realizado há um mês, regista a maior subida do estudo, 3,2 pontos percentuais, e conta agora com 13,3%, ocupando isolada o segundo lugar na corrida a Belém.
Apesar de ter perdido a segunda posição, André Ventura sobe 0,5 pontos percentuais relativamente a novembro e recolhe 10,5% das intenções de voto, de acordo com o estudo da Eurosondagem.
A candidata apoiada pelo BE, Marisa Matias, desce 0,5 pontos percentuais, mas continua na quarta posição com 6,7%. O candidato apoiado pelo PCP, João Ferreira, surge na quinta posição com 5%, a mesma percentagem do estudo de novembro.
Tiago Mayan Gonçalves, apoiado pela Iniciativa Liberal, sobe 0,7 pontos percentuais e surge agora com 2,0%.
Neste estudo, a Eurosondagem presumiu que se vão abster os 20,8% de inquiridos que não quiseram ou souberam responder às questões.
Sem a distribuição dos indecisos, Marcelo conta com 49,5%, Ana Gomes com 10,5%, André Ventura com 10,5%, Marisa Matias com 5,3%, João Ferreira com 4,0% e Tiago Mayan Gonçalves com 1,6%.
O estudo foi efetuado entre segunda e quinta-feira através de 2.020 entrevistas validadas, tendo a amostra um erro máximo de 2,18% para um grau de probabilidade de 95,0%.
// Lusa
André Ventura terá 20% dos votos. Ana Gomes 12% e Marcelo 56%! Ponham isso na agenda!
Pois, essa Ana Gomes ex-MRPP, deve ficar em 3º lugar.
Contra esta farrapilha de ultra esquerda, vamos votar em força no “grande” André Ventura
O espantalho ainda vai ser vice-presidente.
A que foi do MRPP ? Não digas isso. Ainda bem que Vice-Presidente não existe. Se isso fosse assim, então é que tínhamos uma guerra civil.
Isto parece as sondagens nos USA, vejamos todos sobem menos o ventura:
“Sem a distribuição dos indecisos, Marcelo conta com 49,5%, Ana Gomes com 10,5%, André Ventura com 10,5%, Marisa Matias com 5,3%, João Ferreira com 4,0% e Tiago Mayan Gonçalves com 1,6%”.
Ana Gomes e Ventura tem os mesmos 10.50%, mas depois Ana Gomes tem 13.30% e ventura mantem os 10.50%, nesta lista todos sobrem nas % menos o Ventura, nem sei como não baixaram a % dele.
Tens uma dificuldade notórias na leitura e na interpretação de textos.
Tenta ler outra vez com mais calma e pode ser que consigas esclarecer essas dúvidas.
As sondagens dependem da amostragem e das respostas… o Ventura tem menos indecisos relativamente aos outros candidatos porque o votantes típicos do pastor/encantador de burros Ventura são tipo um rebanho de fanáticos religiosos e portanto, são menos indecisos!…
Nos EUA, na última eleição, aa sondagens até não estiveram muito mal….
Caro Tu!,
Este tipo de sondagem tem de ser baseado em dados. Se acha que um candidato tem ZERO de indecisos, tem de fazer uma interpretação bastante facciosa dos dados, o que confirma a minha premissa acima.
Nas ultimas eleições dos USA o Biden ia ganhar com mais de 10 pontos e foi preciso esperar até 14 de Dezembro, nem no próprio dia os media conseguiram indicar o vencedor.
Para finalizar, o Burro caso não saiba é um animal extremamente inteligente, o problema dele é a teimosia, por isso ao chamar burros ao eleitorado de ventura (que não me incluo) está na realidade a elogia-los.
As sondagens são exactamente isso: sondagens e portanto são dinâmicas e dependem de variadíssimos factores!…
Eu não acho nada e por isso estão publicados na notícia os resultados dessas 2020 entrevistas.
Se depois especulam vários cenários (como o voto dos indecisos), é lá com eles – embora eu perceba porque o fazem…
Sondagens não são resultados finais “liquigos” e, se numa o Biden ia “ganhar com 10 pontos” de vantagem, é porque numa determinada sondagem assim resultou… noutras, a vantagem não era tanta…
.
Encantador de burros é só uma expressão para caracterizar um pastor que tem um rebanho (tipo culto) que o segue cegamente sem analisar e questionar muito!…