O mítico monstro do Lago Ness pode mesmo existir, de acordo com uma nova investigação realizada no famoso lago escocês.
Uma expedição recolheu diversas amostras de água em três profundidades diversas, o que lhe permitiu obter restos de pele, escamas, plumas, pêlo e fezes que, por sua vez, fizeram com que fosse possível analisar o ADN de diferentes criaturas.
As amostras foram analisadas em diversos laboratórios da Nova Zelândia, Austrália, Dinamarca e França e os resultados são “surpreendentes”, segundo Neil Gemmel, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia.
O especialista em genética e biologia explicou ao NZ Herald que os resultados foram contrastados com a maioria das hipóteses principais relacionadas com o monstro lendário. “Três delas, provavelmente, não serão corretas e uma poderia ser”, afirmou.
Uma das teorias sustenta que o monstro do Lago Ness poderia ser um plesiossauro – uma ordem de répteis marinhos -, de pescoço comprido, que poderia ter sobrevivido ao período de extinção dos dinossauros. Outra sugere que poderia ser um esturjão ou um bagre gigante. O investigador não especificou, contudo, que teoria seria a correta, limitando-se a dizer que planeia anunciar as descobertas na íntegra no próximo mês, na Escócia.
O ano passado, no início deste estudo, Neil Gemmel afirmou não acreditar na existência do monstro Nessie, mas considerava que “ainda existem coisas a serem descobertas“. Mais do que uma caça ao mostro, a investigação poderia levar à descoberta de novas espécies de organismos, nomeadamente de bactérias. Além disso, a pesquisa serviria também para analisar a expansão de várias espécies invasoras – como o salmão rosa do Pacífico – e conhecer melhor as espécies nativas.
Desde o ano 500 que se conhecem relatos sobre Nessie, mas a criatura só ganhou fama mundial a partir de 1933, quando apareceu a suposta primeira fotografia do monstro lendário do Lago Ness. Desde então, foram muitos os que tentaram encontrar a criatura. De vez em quando, são reportados novos avistamento do misterioso animal, mas ainda não foi possível capturá-lo nem encontrar os seus restos mortais.
Existem inúmeras teorias que explicam as misteriosas aparições de Nessie, desde as sensacionais às mais céticas. Estas últimas sugerem que os avistamentos nada mais serão do que madeira à deriva. Apesar disso, milhares de turistas visitam todos os anos o famoso lago escocês para tentar avistar o monstro.
É conveniente não o encontrar. Estraga o negócio!
Logo que o encontrem… se o encontrarem… perde-se o valor do mistério…..
Fica sem piada!
Torna-se numa coisa banal!