Drone encontrou monstro do Lago Ness (mas não o que procurava)

Kongsberg Maritime

Drone descobriu o Monstro do Lago Ness... Só que era um boneco feito para um filme.

Drone descobriu o Monstro do Lago Ness… Só que era um boneco feito para um filme.

Um robô subaquático, que anda a desvendar os segredos do Lago Ness, na Escócia, deparou-se com aquilo que poderia ser mesmo o famoso monstro. E era mesmo, mas só que em formato de um boneco feito para um filme.

A réplica do monstro do Lago Ness, descoberta pelo drone da empresa Kongsberg Maritime, tem mais de nove metros e foi feita para o filme de 1970 “A vida privada de Sherlock Holmes”, do realizador Billy Wilder.

Afundou-se durante as filmagens, supostamente depois de o cineasta ter removido umas bossas que não lhe agradavam e que mantinham a sua flutuação, e esteve desaparecida durante todos estes anos.

Este drone, baptizado “Munin” e com o formato de um míssil, anda a estudar as profundezas do Lago Ness e já tinha descoberto os destroços de um barco naufragado. Também já deitou por terra a tese de que teria uma trincheira misteriosa, onde um monstro se poderia esconder.

No âmbito do projecto “Operation Groundtruth”, o robô subaquático é peça fundamental naquela que é a primeira grande pesquisa de alta resolução no Lago de 230 metros de profundidade.

“O veículo está a disponibilizar uma visão das profundezas do Lago como nunca se tinha imaginado antes”, nota o engenheiro da Kongsberg Maritime, Craig Wallace, em declarações divulgadas pelo Discovery News.

Antes das pesquisas do “Munin”, já tinham sido descobertos no Lago Ness um avião bombardeiro da II Guerra Mundial, um barco de pesca com 100 anos e uma lancha usada, em 1952, para tentar bater um recorde do mundo.

O drone junta-se à imensa lista de investigações científicas que já passaram pelo Lago Ness e, até agora, ainda não detectou quaisquer sinais do famoso monstro, cujos primeiros relatos datam do século VI.

Mas, independentemente do que quer que se descubra, a lenda do “Nessie” deverá continuar a garantir uma média de 76 milhões de euros de retornos anuais, em dividendos do turismo, à Escócia.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …

Derretimento do gelo polar está a "empenar" o planeta

Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre. À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do …

Superterras "nuas" dão pistas sobre a evolução de atmosferas quentes

TOI-1634b e TOI-1685b, duas superterras rochosas, carecem de atmosferas primordiais espessas, em órbitas muito próximas em torno de duas anãs vermelhas. TOI-1634b e TOI-1685b, dois candidatos a planeta, localizam-se na constelação Perseus, aproximadamente à mesma distância …

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …