Drone encontrou monstro do Lago Ness (mas não o que procurava)

Kongsberg Maritime

Drone descobriu o Monstro do Lago Ness... Só que era um boneco feito para um filme.

Drone descobriu o Monstro do Lago Ness… Só que era um boneco feito para um filme.

Um robô subaquático, que anda a desvendar os segredos do Lago Ness, na Escócia, deparou-se com aquilo que poderia ser mesmo o famoso monstro. E era mesmo, mas só que em formato de um boneco feito para um filme.

A réplica do monstro do Lago Ness, descoberta pelo drone da empresa Kongsberg Maritime, tem mais de nove metros e foi feita para o filme de 1970 “A vida privada de Sherlock Holmes”, do realizador Billy Wilder.

Afundou-se durante as filmagens, supostamente depois de o cineasta ter removido umas bossas que não lhe agradavam e que mantinham a sua flutuação, e esteve desaparecida durante todos estes anos.

Este drone, baptizado “Munin” e com o formato de um míssil, anda a estudar as profundezas do Lago Ness e já tinha descoberto os destroços de um barco naufragado. Também já deitou por terra a tese de que teria uma trincheira misteriosa, onde um monstro se poderia esconder.

No âmbito do projecto “Operation Groundtruth”, o robô subaquático é peça fundamental naquela que é a primeira grande pesquisa de alta resolução no Lago de 230 metros de profundidade.

“O veículo está a disponibilizar uma visão das profundezas do Lago como nunca se tinha imaginado antes”, nota o engenheiro da Kongsberg Maritime, Craig Wallace, em declarações divulgadas pelo Discovery News.

Antes das pesquisas do “Munin”, já tinham sido descobertos no Lago Ness um avião bombardeiro da II Guerra Mundial, um barco de pesca com 100 anos e uma lancha usada, em 1952, para tentar bater um recorde do mundo.

O drone junta-se à imensa lista de investigações científicas que já passaram pelo Lago Ness e, até agora, ainda não detectou quaisquer sinais do famoso monstro, cujos primeiros relatos datam do século VI.

Mas, independentemente do que quer que se descubra, a lenda do “Nessie” deverá continuar a garantir uma média de 76 milhões de euros de retornos anuais, em dividendos do turismo, à Escócia.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …