Ainda não foi removido amianto de mais de mil edifícios públicos

Edgar Poe / Flickr

De um “universo de 1400” previstos para 2017 e 2018, só 90 edifícios públicos foram alvos de obras necessárias para retirar amianto.

Segundo o Jornal de Notícias, foram concluídas, entre 2017 e 2018, intervenções de remoção de amianto em 90 edifícios públicos, de um “universo de 1400 edifícios“. A associação ambientalista Quercus critica o ritmo lento com que tem sido feita a remoção.

Dos 90 edifícios em causa, que representam 6,42% do total de estruturas identificadas, apenas 20 eram de prioridade máxima, considerado o nível 1 na escala prioritária.

De acordo com o Ministério do Ambiente, a maioria deles (66) era intervenção de prioridade 2 e quatro deles de prioridade 3. Em 2017, a resolução do Conselho de Ministros de julho referia que deve ser dada primazia às intervenções de prioridade 1, deixando as restantes para os casos em que “existe disponibilidade orçamental”.

Em 2016, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, afirmou que seria removido amianto de 252 edifícios considerados prioritários até ao final deste ano, anunciando que, para tal, haveria um investimento de 46 milhões de euros.

O custo das 90 intervenções feitas até agora ronda os 625 mil euros, o que representa 0,15% dos 422 milhões de euros que o Governo disse que gastaria na remoção de amianto dos 4263 edifícios públicos identificados.

Já no que diz respeito às escolas que ainda tenham estruturas de amianto, o Ministério da Educação adiantou ao JN que “foram, estão a ser e serão substituídas placas de fibrocimento com amianto em mais de 150 escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …