Após ameaçar polícias, juiz negacionista insultou membros do Conselho da Magistratura (e pode ser expulso)

34

Facebook

Rui Fonseca e Castro

O juiz negacionista da covid-19, Rui Fonseca e Castro, foi ouvido, nesta terça-feira, no Conselho Superior da Magistratura (CSM) e falou de “forma insultuosa” com os elementos do órgão de disciplina que vai decidir se pode continuar a exercer funções. Antes, apontou o dedo aos polícias por insistirem no uso da máscara.

Rui Fonseca e Castro foi ouvido, nesta terça-feira, pelo CSM no âmbito do processo disciplinar de que está a ser alvo, após ter interrompido um julgamento urgente de um caso de violência doméstica por o procurador do Ministério Público e o funcionário judicial se terem recusado a tirar as máscaras em tribunal.

O juiz é contra o uso de máscaras, defendendo que a pandemia de covid-19 é apenas uma conspiração.

Perante os membros do CSM, Rui Fonseca e Castro dirigiu-se de “forma insultuosa e provocatória” aos elementos do CSM, como reporta o Público, notando que lhes chamou “cobardes e cúmplices de corrupção”.

“O senhor provavelmente já andou em rituais bizarros de avental com outros homens”, terá dito o juiz negacionista, segundo o jornal.

“Os senhores são cúmplices. Deviam ter vergonha. Contribuem para a corrupção que existe neste país”, terá afirmado ainda o juiz negacionista que terá sido chamado à atenção por várias vezes, de acordo com a mesma fonte.

O magistrado está, neste momento, suspenso temporariamente de funções. O CSM tem cerca de dois meses para decidir se ele poderá voltar ao activo ou se será expulso da magistratura.

Para ser expulso, é preciso que haja uma decisão tomada por maioria.

A alternativa à expulsão pode ser uma pena mais leve, como a suspensão temporária de funções.

A actual suspensão temporária termina em meados de Novembro. Se não houver nova decisão do CSM até lá, o juiz voltará às suas funções no Tribunal de Odemira.

Associação de Juízes critica atitude perante polícias

A Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP) já veio criticar o juiz, notando que “estranha e repudia o comportamento de desafio ostensivo e gratuito às forças de autoridade adoptado, à porta do CSM”.

Em causa está a forma como Rui Fonseca e Castro se dirigiu aos agentes que faziam a segurança junto às instalações do CSM onde prestou declarações, e onde tinha uma pequena manifestação de apoio.

Os polícias no local pediram-lhe para colocar a máscara e para incentivar os manifestantes a fazerem o mesmo, mas ele confrontou-os, de dedo em riste, e numa atitude provocatória.

“Não me toque, não se atreva a tocar-me, eu sou a autoridade judiciária aqui”, sublinhou, ameaçando os polícias de que poderiam acabar “detidos”.

Esta atitude do juiz negacionista leva a ASJP a lamentar que “tal comportamento não se adequa aos princípios afirmados no compromisso ético dos juízes portugueses nem contribui para a confiança dos cidadãos na justiça”.

ZAP //

34 Comments

  1. “O meu lugar é este, acima de si”…
    Hahahahaaa… esta é a figura líder dos negacionistas/crentes…
    O gajo veio mesmo maluco do Brasil!…
    Foi pena ele não ter interagido de forma mais violenta, para a PSP ter oportunidade de o pôr no seu lugar!!
    .
    Expulsão é o mínimo!

    • Pena foi o PSP não o pôr no lugar dele, tendo em conta que ele está suspenso da magistratura naquele momento ele não era mais do que um simples cidadão desordeiro e por conseguinte não estava a cima de ninguém. Essa prepotência e os aminoácidos que deve tomar para aumentar os biceps devem-lhe ter afectado o cérebro.

      • Foi melhor assim.
        A policia teve astucia para deixar o “iluminado” mostrar toda a sua “classe” – assim todo o país viu a peça que ele é!
        Mas que merecia duas bastonadas bem dadas, lá isso merecia!

    • Ele poderá ter um lugar acima do polícia que o interpelou, não estará certamente é acima da lei, se é que a lei neste país é igual para todos como afirmam alguns privilegiados deste país, a mim, restam-me algumas dúvidas! E são essas dúvidas que eu e muitos teremos que acabam por fazer mossa e ter alguém com mais poder de voz a desabafar cá para fora embora eu entenda que ele estará a esticar a corda demasiado e com alguma falta de respeito à mistura.

  2. Os Juizes não têm competência nem para legislar, nem para alterarem as leis, concordando ou não têm a obrigação de cumprir e fazer cumprir a legislação produzida e aprovada pelos orgãos competentes.
    O resto é ruído sem interesse para o que está em questão.

  3. Acho melhor verem a sua sanidade mental, pois deve estar “chéché”, já não tem educação, ética, entre outros valores, se é que alguma vez os teve, e assim deve ser afastado de funções. E devia ser obrigado a fazer trabalho comunitário, para reprender a respeitar o seu semelhante.

    • Totalmente de acordo. Este senhor deveria ser expulso da magistratura.
      A.unica coisa em que concordo com ele é de o Ferro Rodrigues se era pedofilo. Claro que ele, como juiz, melhor que ninguém deveria saber que não se deve avisar sem provas. Mais uma prova da sua incapacidade para exercer a função de juiz.

  4. Neste pais de mansinhos o que precisavamos era pelo menos mais 49 como ele.que poe a boca no trombone e diz o que muita gente pensa em silencio.
    Ha varios processos judiciais a decorrer, deixem que transitem em julgado antes de meterem o corajoso juiz na grelha por nao ser cordeirinho manso.

    • Uma vez uma mãe estava a ver um desfile militar onde marchava o seu filho de forma desordenada e exclamava “olhem para aquilo só o meu filho é que está certo”. Olhando pela atitude deste juiz e apoiantes os processos em causa devem ser tão absurdos como as vossas teorias, por conseguinte teremos provavelmente processos contra a pandemia, contra o corona vírus, contra as estatísticas, contra as mortes,etc… e acredito que ainda iram processar os sobreviventes da doença ou os familiares dos mortos ou os próprios mortos quiçá !!

  5. Só mesmo em portugal, PODE SER EXPULSO?????
    Como é que ainda não foi expulso no mínimo!
    Mas realmente não deve estar muito longe do que todos os outros juízes pensam, este apenas o diz descaradamente!

    • Será que é mais um enviado por Deus?!
      E porque será que Deus só envia loucos como este juiz, o Bolsonaro, o Trump, os talibã do Afeganistão, etc, etc?…
      Este juíz alucinado vivia no Brasil quando o Bolsonaro foi eleito e, isso pode explicar alguma coisa…

      • Para sua informação de facto Deus usa as coisas loucas para confundir as sábias…neste caso especifico não sei dizer, e prefiro dizer que não sei do que falar do que desconheço…mas você “Eu!”, gosta muito de misturar o que não se consegue mesclar…eu entendo-o, é a sua marca…

      • “Para sua informação de facto Deus usa as coisas loucas para confundir as sábias..”
        Ai é?! E foi ele quem te disse isso?
        Então é por isso que os loucos (como este futuro ex-juiz armado em Rambo) gostam muito de falar dele… Deus é um brincalhão!…

    • Não sei onde nasceu, mas ele esteve 10 anos no Brasil antes de voltar a Portugal como juiz este ano… deve ter sido a exposição aos ares do Bolsonaro que provocaram este surto de imbecilidade…

  6. Que sejam bravos…mas com conteudo! Porque este tipo de atitude é mais de um big brother do que outra coisa! Puro espétaculo …este é daqueles que até agradece existir o covid para ter o seu tempo de fama! só mais um…. com a mania da superioridade igual a muitos outros

  7. Este tipo deve ser juiz secreto da teoria de conspiração. Só espero que ele não tenha a infelicidade de apanhar a Covid (porque entretanto pode infectar mais uma quantidade de inocentes) ter que ser internado e entubado, e depois, se sobreviver, vir cá para fora continuar os discursos idiotas…

  8. Quem diz a verdade, não merce ser castigado…..se desrespeitou a GNR ou a PSP e os juízes, não ouvi nada que me indignasse. Só vi um homem com coragem , como o Humberto Delgado.

  9. Um juiz tem poder, legitimidade e legalidade para dar ordens diretas à polícia, que tem obrigação e dever de obediência a essa ordem, mesmo que contrarie ordem de superior hierárquico.

    A hierarquia judicial, a quem a polícia deve obediência, sobrepõe-se ao dever de obediência à hierarquia que é, em última instância, um cargo político de nomeação do Ministro da Administração Interna.

    O poder judicial é um poder da República, representado pelo juiz, tem primazia sobre o governo que não é um poder da República.

    O governo e o ministro são meros órgãos de soberania na dependência da Assembleia da República.

    • Ja que se limitou a fazer copy past da pagina https://andre-dias.net/juiz-rui-de-castro-ordem-a-policia/
      tambem deveria ter o cuidado de colocar o texto entre aspas.
      De qualquer modo, o que refere só é vaido em caso de deligencias onde um Juiz é de facto a hierarquia Judicial.
      Neste caso, em nao havendo qualquer relação entre a missão da policia, e o motivo da presença do “Juiz”, não assiste qualquer razão ao Juiz.
      Digamos que valeu a pena para por a nu, o desiquilibrio mental de que padece esse senhor.

      • Você está é a ver o tapete a fugir-lhe dos pés, mas o que é preciso é que os cidadãos Portugueses saibam o que está escrito nas leis e regulamentos pelos quais se rege a República e os seus funcionários, e que neste caso é tão simples quanto isto:

        Um juiz tem poder, legitimidade e legalidade para dar ordens diretas à polícia, que tem obrigação e dever de obediência a essa ordem, mesmo que contrarie ordem de superior hierárquico.

        A hierarquia judicial, a quem a polícia deve obediência, sobrepõe-se ao dever de obediência à hierarquia que é, em última instância, um cargo político de nomeação do Ministro da Administração Interna.

        O poder judicial é um poder da República, representado pelo juiz, tem primazia sobre o governo que não é um poder da República.

        O governo e o ministro são meros órgãos de soberania na dependência da Assembleia da República.

        P.S.: Não faça caso, o sr. Dias não fica chateado com o facto de ter copiado e colado o que ele escreveu na sua página na Internet.

        Aproveitando a boleia, já reparou no aspecto dos agentes da polícia abordados pelo sr. Castro?

      • Mais uma vez, tretas completamente ao lado e que não se aplicam; portanto valem ZERO!
        Toda a gente reparou foi no aspecto do futuro ex-juiz (e não nos agentes da polícia que se limitaram a conter o espaço de circo do “animal”)!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.