//

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina.

De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes não identificadas, a empresa de Jeff Bezos, a Amazon, está a construir novos terminais de caixa de alta tecnologia que poderão ser instalados em lojas físicas. Estes terminais permitiriam que os consumidores vinculassem as informações do cartão de crédito ou débito às suas mãos e fizessem o pagamento digitalizando a palma da mão em vez de passar o cartão.

No início deste mês, o portal Patently Apple relatou que a empresa de comércio eletrónico solicitou uma patente para um “sistema de identificação biométrica sem contacto” que usa um dispositivo para scanear a mão de uma pessoa.

A forma como isto poderá ser feito ainda não foi decidida. Uma das opções consideradas será permitir que os clientes insiram o seu cartão num terminal que, em seguida, passa a scanear a mão, vinculando o cartão à mão da pessoa. Os dados que passarão pelos terminais serão armazenados na cloud da Amazon.

Se por um lado as digitalizações da mão eliminam o pequeno inconveniente de digitalizar um smartphone ou passar um cartão de crédito, por outro, tornam um pouco mais fácil gastar dinheiro, recorda o The Hustle. Além disso, se o terminal da Amazon for bem-sucedido, poderá atrapalhar a economia digital e superar fornecedores de carteiras móveis, como o Apple Pay.

No entanto, os emissores de cartões levantaram preocupações sobre a segurança do titular do cartão e a potencial possibilidade de fraude, uma vez que os criminosos podem tentar vincular os cartões roubados às suas mãos. Fontes explicaram ao Wall Street Journal que a Amazon poderia simplesmente colocar numa lista negra utilizadores fraudulentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.