Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina.

De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes não identificadas, a empresa de Jeff Bezos, a Amazon, está a construir novos terminais de caixa de alta tecnologia que poderão ser instalados em lojas físicas. Estes terminais permitiriam que os consumidores vinculassem as informações do cartão de crédito ou débito às suas mãos e fizessem o pagamento digitalizando a palma da mão em vez de passar o cartão.

No início deste mês, o portal Patently Apple relatou que a empresa de comércio eletrónico solicitou uma patente para um “sistema de identificação biométrica sem contacto” que usa um dispositivo para scanear a mão de uma pessoa.

A forma como isto poderá ser feito ainda não foi decidida. Uma das opções consideradas será permitir que os clientes insiram o seu cartão num terminal que, em seguida, passa a scanear a mão, vinculando o cartão à mão da pessoa. Os dados que passarão pelos terminais serão armazenados na cloud da Amazon.

Se por um lado as digitalizações da mão eliminam o pequeno inconveniente de digitalizar um smartphone ou passar um cartão de crédito, por outro, tornam um pouco mais fácil gastar dinheiro, recorda o The Hustle. Além disso, se o terminal da Amazon for bem-sucedido, poderá atrapalhar a economia digital e superar fornecedores de carteiras móveis, como o Apple Pay.

No entanto, os emissores de cartões levantaram preocupações sobre a segurança do titular do cartão e a potencial possibilidade de fraude, uma vez que os criminosos podem tentar vincular os cartões roubados às suas mãos. Fontes explicaram ao Wall Street Journal que a Amazon poderia simplesmente colocar numa lista negra utilizadores fraudulentos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …

Governo chega a acordo com Madrid para alargar restrições a toda a comunidade

O Governo espanhol anunciou, esta quarta-feira, um acordo que estende medidas para combater a covid-19, já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid, a toda a capital e várias localidades da periferia onde …

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …

Ex-responsável militar acusado de fazer compras pessoais e cobrar ao Exército

Um antigo responsável militar mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses. Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de …

American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir 32.000 funcionários

As companhias aéreas norte-americanas American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir, no total, 32.000 funcionários, situação que admitem travar se os apoios do Governo forem prorrogados.  A American Airlines anunciou que começará a despedir 19.000 …

Lei da Nacionalidade. PS deixa cair artigos que motivaram veto de Marcelo

A vice-presidente da bancada socialista Constança Urbano de Sousa disse à agência Lusa que o PS vai "atender plenamente" às objeções que estiveram na origem do veto do Presidente da República à revisão da Lei …