Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina.

De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes não identificadas, a empresa de Jeff Bezos, a Amazon, está a construir novos terminais de caixa de alta tecnologia que poderão ser instalados em lojas físicas. Estes terminais permitiriam que os consumidores vinculassem as informações do cartão de crédito ou débito às suas mãos e fizessem o pagamento digitalizando a palma da mão em vez de passar o cartão.

No início deste mês, o portal Patently Apple relatou que a empresa de comércio eletrónico solicitou uma patente para um “sistema de identificação biométrica sem contacto” que usa um dispositivo para scanear a mão de uma pessoa.

A forma como isto poderá ser feito ainda não foi decidida. Uma das opções consideradas será permitir que os clientes insiram o seu cartão num terminal que, em seguida, passa a scanear a mão, vinculando o cartão à mão da pessoa. Os dados que passarão pelos terminais serão armazenados na cloud da Amazon.

Se por um lado as digitalizações da mão eliminam o pequeno inconveniente de digitalizar um smartphone ou passar um cartão de crédito, por outro, tornam um pouco mais fácil gastar dinheiro, recorda o The Hustle. Além disso, se o terminal da Amazon for bem-sucedido, poderá atrapalhar a economia digital e superar fornecedores de carteiras móveis, como o Apple Pay.

No entanto, os emissores de cartões levantaram preocupações sobre a segurança do titular do cartão e a potencial possibilidade de fraude, uma vez que os criminosos podem tentar vincular os cartões roubados às suas mãos. Fontes explicaram ao Wall Street Journal que a Amazon poderia simplesmente colocar numa lista negra utilizadores fraudulentos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …