Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina.

De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes não identificadas, a empresa de Jeff Bezos, a Amazon, está a construir novos terminais de caixa de alta tecnologia que poderão ser instalados em lojas físicas. Estes terminais permitiriam que os consumidores vinculassem as informações do cartão de crédito ou débito às suas mãos e fizessem o pagamento digitalizando a palma da mão em vez de passar o cartão.

No início deste mês, o portal Patently Apple relatou que a empresa de comércio eletrónico solicitou uma patente para um “sistema de identificação biométrica sem contacto” que usa um dispositivo para scanear a mão de uma pessoa.

A forma como isto poderá ser feito ainda não foi decidida. Uma das opções consideradas será permitir que os clientes insiram o seu cartão num terminal que, em seguida, passa a scanear a mão, vinculando o cartão à mão da pessoa. Os dados que passarão pelos terminais serão armazenados na cloud da Amazon.

Se por um lado as digitalizações da mão eliminam o pequeno inconveniente de digitalizar um smartphone ou passar um cartão de crédito, por outro, tornam um pouco mais fácil gastar dinheiro, recorda o The Hustle. Além disso, se o terminal da Amazon for bem-sucedido, poderá atrapalhar a economia digital e superar fornecedores de carteiras móveis, como o Apple Pay.

No entanto, os emissores de cartões levantaram preocupações sobre a segurança do titular do cartão e a potencial possibilidade de fraude, uma vez que os criminosos podem tentar vincular os cartões roubados às suas mãos. Fontes explicaram ao Wall Street Journal que a Amazon poderia simplesmente colocar numa lista negra utilizadores fraudulentos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …