Álvaro Sobrinho suspeito de suborno a Rangel

Tiago Petinga / Lusa

O empresário angolano Álvaro Sobrinho

O escritório de Álvaro Sobrinho foi alvo de buscas pela Polícia Judiciária no passado dia 15. O ex-banqueiro é suspeito de ter subornado o juiz Rui Rangel e deve ser constituído arguido no âmbito da Operação Lex.

No passado dia 15 de fevereiro, o escritório de Álvaro Sobrinho, em Lisboa, foi alvo de buscas da Polícia Judiciária. Em causa está uma investigação no âmbito da Operação Lex e há suspeitas de que o empresário luso-angolano tenha subornado o juiz Rui Rangel, no Tribunal da Relação.

Nas buscas ao escritório do ex-presidente do BES Angola e maior acionista privado da SAD do Sporting, através da Holdimo, foram apreendidos vários documentos.

Segundo o Correio da Manhã, as suspeitas envolvem um caso, que remonta a 2015, em que o juiz Rangel devolveu a Sobrinho 30 imóveis no valor de 80 milhões de euros, que estavam arrestados num processo de branqueamento de capitais.

Esta decisão de arresto foi tomada pelo juiz Carlos Alexandre, na sequência de uma investigação do DCIAP e acabou por ser anulada por Rui Rangel no recurso apresentado pelo arguido.

Agora, Álvaro Sobrinho é suspeito de ter subornado o magistrado da Relação (que está agora suspenso de funções), através do seu advogado João Rodrigues, antigo presidente da Federação de Futebol, que já foi arguido por corrupção ativa. Além disso, Sobrinho deverá também ser constituído arguido pelo mesmo crime quando vier a Portugal.

Rui Rangel está suspenso de funções, indiciado por crimes de corrupção, tráfico de influências, branqueamento de capitais ou fraude fiscal. Por ser juiz, não pode ser detido e mantém o ordenado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …

"Quando o PS é oposição, os sindicalistas são valiosos. Quando é poder, empecilhos"

José Abraão, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, deixou duras críticas ao Governo por não se sentir incluído no processo das decisões políticas. Para José Abraão, o Partido Socialista não valoriza o papel dos sindicatos. …

Governo admite gratuitidade em creches para 40 mil crianças

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social confirmou, esta quarta-feira, a intenção de criar sete mil novos lugares de creches e admitiu a gratuitidade da frequência para 40 mil crianças. Ana Mendes Godinho falava hoje …