Álvaro Amaro paga 40 mil euros para aguardar julgamento em liberdade

O eurodeputado do PSD saiu, esta segunda-feira, do tribunal de Viseu, onde foi ouvido desde manhã no âmbito do caso “Rota Final”, com termo de identidade e residência e obrigado ao pagamento de uma caução de 40 mil euros.

De acordo com o Jornal de Notícias, Álvaro Amaro foi sujeito ao pagamento de uma caução de 40 mil euros para aguardar julgamento em liberdade no caso do processo Rota Final.

O eurodeputado do PSD foi ouvido, esta segunda-feira, no tribunal de Viseu, tendo ficado sujeito ao termo de identidade e residência e ainda proibido de contactar com os outros arguidos do caso.

O ex-presidente da Câmara da Guarda foi constituído arguido por suspeitas de corrupção, tráfico de influências, participação económica em negócio, prevaricação e abuso de poder.

Em declarações ao diário, o advogado Castanheira Neves revelou que o seu cliente vai tomar posse como eurodeputado esta terça-feira e, tal como já tinha sido noticiado, não vai gozar de imunidade parlamentar.

As autoridades constituíram cinco arguidos no âmbito da operação “Rota Final”. Além do recém-eleito eurodeputado do PSD, os ex-presidentes das câmaras de Lamego e de Armamar (Francisco Lopes e Hernâni Almeida, respetivamente), um funcionário da câmara de Lamego e um administrador do Grupo Transdev também são arguidos.

Em causa está um esquema fraudulento “de viciação de procedimentos de contratação pública, com vista a favorecer pessoas singulares e coletivas”.

Álvaro Amaro é ainda arguido num outro processo, pela alegada prática dos crimes de fraude na obtenção de subsídio e prevaricação.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este indivíduo vai tomar posse como eurodeputado?!
    Por isso o sr. (sr. com letra PEQUENiNA, alias MICROSCÓPICA!) Rio queria controlar a justiça.
    Por isso se dá mal com a comunicação social.
    Queriam criancinhas, não é?
    É mais fácil governar para crianças, não é?!
    Tenho vergonha de ser governado por esta gente!
    Incompetentes, mesquinhos, corruptos, interesseiros, nepotistas, básicos, (…)!
    Não se trata de insultos mas de apelidar as coisas pelo seu nome.
    35 anos de união Europeia completamente desperdiçados.
    Ultrapassados pelos países do leste.
    Estão a brincar com quem?
    Quem julgam que estão a gozar?!

  2. Porque tem havido tantos políticos do PSD envolvidos em diversos crimes ?
    Será por devoção, por dedicação ou apenas por formação ?

RESPONDER

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …