Álvaro Amaro paga 40 mil euros para aguardar julgamento em liberdade

O eurodeputado do PSD saiu, esta segunda-feira, do tribunal de Viseu, onde foi ouvido desde manhã no âmbito do caso “Rota Final”, com termo de identidade e residência e obrigado ao pagamento de uma caução de 40 mil euros.

De acordo com o Jornal de Notícias, Álvaro Amaro foi sujeito ao pagamento de uma caução de 40 mil euros para aguardar julgamento em liberdade no caso do processo Rota Final.

O eurodeputado do PSD foi ouvido, esta segunda-feira, no tribunal de Viseu, tendo ficado sujeito ao termo de identidade e residência e ainda proibido de contactar com os outros arguidos do caso.

O ex-presidente da Câmara da Guarda foi constituído arguido por suspeitas de corrupção, tráfico de influências, participação económica em negócio, prevaricação e abuso de poder.

Em declarações ao diário, o advogado Castanheira Neves revelou que o seu cliente vai tomar posse como eurodeputado esta terça-feira e, tal como já tinha sido noticiado, não vai gozar de imunidade parlamentar.

As autoridades constituíram cinco arguidos no âmbito da operação “Rota Final”. Além do recém-eleito eurodeputado do PSD, os ex-presidentes das câmaras de Lamego e de Armamar (Francisco Lopes e Hernâni Almeida, respetivamente), um funcionário da câmara de Lamego e um administrador do Grupo Transdev também são arguidos.

Em causa está um esquema fraudulento “de viciação de procedimentos de contratação pública, com vista a favorecer pessoas singulares e coletivas”.

Álvaro Amaro é ainda arguido num outro processo, pela alegada prática dos crimes de fraude na obtenção de subsídio e prevaricação.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este indivíduo vai tomar posse como eurodeputado?!
    Por isso o sr. (sr. com letra PEQUENiNA, alias MICROSCÓPICA!) Rio queria controlar a justiça.
    Por isso se dá mal com a comunicação social.
    Queriam criancinhas, não é?
    É mais fácil governar para crianças, não é?!
    Tenho vergonha de ser governado por esta gente!
    Incompetentes, mesquinhos, corruptos, interesseiros, nepotistas, básicos, (…)!
    Não se trata de insultos mas de apelidar as coisas pelo seu nome.
    35 anos de união Europeia completamente desperdiçados.
    Ultrapassados pelos países do leste.
    Estão a brincar com quem?
    Quem julgam que estão a gozar?!

  2. Porque tem havido tantos políticos do PSD envolvidos em diversos crimes ?
    Será por devoção, por dedicação ou apenas por formação ?

RESPONDER

Covid alastra na América. EUA bate recorde diário com mais de 60 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Depois de a Europa ter sucedido à China como …

Os maiores tubarões do mundo têm pequenos "dentes" nos olhos (e já se sabe porquê)

Uma investigação sobre os olhos dos tubarões-baleia, os maiores tubarões do mundo, revelaram que os seus olhos estão cobertos por pequenos dentes chamados "dentículos dérmicos". O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do oceano, com …

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …