Alunos universitários estarão a contrair covid-19 de propósito (para vender o seu próprio plasma)

A Universidade Brigham Young-Idaho, nos Estados Unidos, lançou uma investigação após relatos de alunos que potencialmente contraíram a covid-19 para que pudessem vender o seu próprio plasma.

“A BYU-Idaho está profundamente preocupada com relatos de indivíduos que se expuseram intencionalmente ou a outras pessoas à covid-19, com a esperança de contrair a doença e serem pagas pelo plasma que contém anticorpos contra covid-19”, escreveu a universidade num comunicado. “A universidade condena esse comportamento e está à procura ativamente evidências de tal conduta entre o nosso corpo discente.”

De acordo com o jornal britânico The Independent, se a investigação confirmar que um estudante procurou ativamente contrair o vírus para vender o seu próprio plasma, o aluno poderia ser suspenso e potencialmente expulso da universidade.

“A contração e propagação do covid-19 não é uma questão leve”, escreveu a escola. “Pedimos a todos os membros da comunidade do campus que ajam com respeito e responsabilidade, observando todos os protocolos universitários e de saúde pública e colocando o bem-estar dos outros acima do benefício ou conveniência pessoal”.

O comunicado da universidade foi publicado apesar de um funcionário do departamento de saúde local ter dito à CNN que não há provas de que esta prática esteja, de facto, a acontecer.

Atualmente, 109 alunos da BYU-Idaho testaram positivo para a covid-19. A escola alertou que pode ser forçada a mudar as aulas presenciais para online se os casos continuarem a aumentar no campus e em todo o estado.

Esta situação surge numa altura em que centros locais de plasma em Idaho se terão alegadamente oferecido a pagar pelas doações.

O plasma está em alta demanda desde o início da pandemia, uma vez que o líquido rico em anticorpos pode ser usado para tratar pacientes com covid-19 gravemente doentes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …