Alunos universitários estarão a contrair covid-19 de propósito (para vender o seu próprio plasma)

A Universidade Brigham Young-Idaho, nos Estados Unidos, lançou uma investigação após relatos de alunos que potencialmente contraíram a covid-19 para que pudessem vender o seu próprio plasma.

“A BYU-Idaho está profundamente preocupada com relatos de indivíduos que se expuseram intencionalmente ou a outras pessoas à covid-19, com a esperança de contrair a doença e serem pagas pelo plasma que contém anticorpos contra covid-19”, escreveu a universidade num comunicado. “A universidade condena esse comportamento e está à procura ativamente evidências de tal conduta entre o nosso corpo discente.”

De acordo com o jornal britânico The Independent, se a investigação confirmar que um estudante procurou ativamente contrair o vírus para vender o seu próprio plasma, o aluno poderia ser suspenso e potencialmente expulso da universidade.

“A contração e propagação do covid-19 não é uma questão leve”, escreveu a escola. “Pedimos a todos os membros da comunidade do campus que ajam com respeito e responsabilidade, observando todos os protocolos universitários e de saúde pública e colocando o bem-estar dos outros acima do benefício ou conveniência pessoal”.

O comunicado da universidade foi publicado apesar de um funcionário do departamento de saúde local ter dito à CNN que não há provas de que esta prática esteja, de facto, a acontecer.

Atualmente, 109 alunos da BYU-Idaho testaram positivo para a covid-19. A escola alertou que pode ser forçada a mudar as aulas presenciais para online se os casos continuarem a aumentar no campus e em todo o estado.

Esta situação surge numa altura em que centros locais de plasma em Idaho se terão alegadamente oferecido a pagar pelas doações.

O plasma está em alta demanda desde o início da pandemia, uma vez que o líquido rico em anticorpos pode ser usado para tratar pacientes com covid-19 gravemente doentes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …