Alunos que tiraram fotos à comida das cantinas repreendidos pelos diretores

Os alunos que tiraram fotografias à comida das cantinas escolares, para mostrar a qualidade e quantidade das refeições servidas, estão agora a ser punidos pelos diretores das respetivas escolas.

Segundo o Correio da Manhã, um desses casos aconteceu com duas jovens, de 16 e 18 anos, de uma escola em Gaia, que foram suspensas por cinco e dois dias, respetivamente, por terem partilhado uma fotografia na qual aparece apenas um pão e uma tigela de sopa.

Os pais das alunas estão revoltados com a punição e dizem não terem sido avisados da situação, ponderando avançar com uma queixa junto à Direção Regional de Educação do Norte (DREN), escreve o CM.

A escola defende a decisão tomada, justificando-se com um artigo do Estatuto do Aluno, que defende que os estudantes estão proibidos de “captar sons ou imagens” em atividades letivas e não letivas sem a autorização de professores, diretores ou de qualquer outro membro do estabelecimento de ensino.

O Observador dá conta de outro caso. Teresa (nome fictício), de onze anos, queixava-se à mãe da comida da escola, que então lhe pediu para tirar fotografias como prova de que não estava só a ser “esquisita”. “Quando vi aquilo fiquei chocada com a pouca quantidade de comida e, depois de vários e-mails sem resposta, divulguei no meu Facebook, sem dizer o nome da escola”, conta a progenitora.

A publicação terá sido vista por alguém da direção, o que levou a criança a ser chamada pela diretora ao conselho diretivo, onde estava também a professora responsável pelo 2.º e 3.º ciclo. Ter-lhe-á sido perguntado se sabia que era proibido tirar fotografias na escola.

“A minha filha disse que sabia. E ela perguntou porque é que tinha então tirado fotografia aos pratos da comida. Ela disse que tinha sido eu a pedir e a senhora diretora disse-lhe: ‘Sabes que isto pode dar direito a processo disciplinar com direito a suspensão? Quero que escrevas a relatar o que se passava com a comida e a dizer que tiraste as fotografias'”.

De seguida, a mãe recorda que a filha lhe ligou assustada com a situação. Tentou entrar em contacto com a direção, que só a recebeu uns dias depois e garantiu que não ameaçou a criança. “Ela nem 12 anos tem. É uma menor e eu sou a responsável por ela. Deviam ter-me chamado a mim”, considera.

A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Dgeste) recebeu, desde o início do ano letivo, 70 queixas relativas a refeições escolares. Vários casos foram partilhados pelos encarregados de educação nas redes sociais como, por exemplo, o frango cru e o prato de rissóis congelados. Esta semana, veio também a público a lagarta viva numa salada.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. FDP desses diretorzinhos de merda. Tiraram fotografias e fizeram muito bem. E se eu fosse pai de algum dos alunos em causa e que tivesse sido repreendido por tirar fotografias, ia à escola, levava os meios de comunicação às costas e fazia um pé de vento que seria notícia de abertura em todos os canais de televisão.

  2. Isto é que devia ser perguntado aos directores e ao representante dos directores. Por estas e por outras é que deviam levar nas trombas e só se perdiam as que não acertassem …

  3. Para o pessoal que tem o hábito de tirar fotografias à comida nos restaurantes para publicar no Facebook, cuidado que isso pode dar prisão.
    Muito cuidado é pouco.
    Vergonha de país.

  4. É uma forma fantástica de fazer as coisas: em vez de corrigir o problema, ataca-se e persegue-se o mensageiro! Como é que este país pode progredir?! Vamos continuar a ser pequenos, tacanhos e irresponsáveis nas próximas gerações, com escolas a manterem este tipo de postura, que muito se assemelha a uma situação de abuso de direito.
    Sem ter em conta que a realidade mudou nos últimos anos. Como vão impedir que qualquer aluno tire um foto no futuro?! Confiscam os telemóveis à entrada? Cabaz de incompetentes!

  5. Por isso é que nada se resolve, quando são os próprios Diretores dos agrupamentos a esconder o que se passa dentro das próprias cantinas, quando no exercício das suas funções deveriam ser os supervisores da mesma. Quem não está a cumprir as funções são eles, que deviam proteger os alunos e os expõem a riscos alimentares e a falta de alimentação. Mas que funcionários públicos são estes…..

  6. Os directores deviam-se preocupar mais em tentar resolver estes problemas,duque tentar silenciar ou intimidar os alunos,tenham vergonha.

    • bem… embora concorde totalmente com o seu comentário, não posso deixar de salientar a utilização da palavra “duque”… Por que não “conde”?

  7. Ainda dizem que isto é uma espécie de país desenvolvido e que pertence à Europa!!?!?..lol. Mas quais democracia quais que?!? Isto é só para alguns, a maioria anda enganada! As atitudes destes directores lembra o tempo da PIDE e do tempo do fascismo…Muitos ainda não saíram desse tempo, infelizmente! Mas muitos desses são incompetentes e arranjam lugares importantes, de responsabilidade! Enfim…estamos a chegar novamente ao fascismo em que se pune quem tem razão!1

    • Pedro: Então você acha que o fascismo não está bem vivo em Portugal, PCP/BE o que são afinal? E fazem parte do suporte do governo, portanto vá comendo e calando!

  8. Se está na moda o suchi ou lá o que é isso portanto as cantinas escolares também acompanham os tempos, alunos retrógrados não devem ser permitidos.

  9. Os directores dessas escolas imediatamente para a rua!!
    Já não bastava serem incompetentes e deixarem as empresas mafiosas dar lixo aos alunos, ainda perseguem que fez o correcto que é denuncia?!
    No mínimo, tem que ser despedidos!!
    Deve ser gente de “boas famílias” com tiques do tempo do Salazar, mas andam enganados no tempo!…

RESPONDER

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …

"Missão secreta" recuperou cinco quadros roubados há 40 anos de museu alemão

Cinco quadros roubados em 1979 de um museu na Alemanha, e passados clandestinamente entre a fronteira interna alemã, foram resgatados no final do ano passado. As investigações prosseguem para encontrar os responsáveis pelo roubo. Cinco quadros …