Alunos que tiraram fotos à comida das cantinas repreendidos pelos diretores

Os alunos que tiraram fotografias à comida das cantinas escolares, para mostrar a qualidade e quantidade das refeições servidas, estão agora a ser punidos pelos diretores das respetivas escolas.

Segundo o Correio da Manhã, um desses casos aconteceu com duas jovens, de 16 e 18 anos, de uma escola em Gaia, que foram suspensas por cinco e dois dias, respetivamente, por terem partilhado uma fotografia na qual aparece apenas um pão e uma tigela de sopa.

Os pais das alunas estão revoltados com a punição e dizem não terem sido avisados da situação, ponderando avançar com uma queixa junto à Direção Regional de Educação do Norte (DREN), escreve o CM.

A escola defende a decisão tomada, justificando-se com um artigo do Estatuto do Aluno, que defende que os estudantes estão proibidos de “captar sons ou imagens” em atividades letivas e não letivas sem a autorização de professores, diretores ou de qualquer outro membro do estabelecimento de ensino.

O Observador dá conta de outro caso. Teresa (nome fictício), de onze anos, queixava-se à mãe da comida da escola, que então lhe pediu para tirar fotografias como prova de que não estava só a ser “esquisita”. “Quando vi aquilo fiquei chocada com a pouca quantidade de comida e, depois de vários e-mails sem resposta, divulguei no meu Facebook, sem dizer o nome da escola”, conta a progenitora.

A publicação terá sido vista por alguém da direção, o que levou a criança a ser chamada pela diretora ao conselho diretivo, onde estava também a professora responsável pelo 2.º e 3.º ciclo. Ter-lhe-á sido perguntado se sabia que era proibido tirar fotografias na escola.

“A minha filha disse que sabia. E ela perguntou porque é que tinha então tirado fotografia aos pratos da comida. Ela disse que tinha sido eu a pedir e a senhora diretora disse-lhe: ‘Sabes que isto pode dar direito a processo disciplinar com direito a suspensão? Quero que escrevas a relatar o que se passava com a comida e a dizer que tiraste as fotografias'”.

De seguida, a mãe recorda que a filha lhe ligou assustada com a situação. Tentou entrar em contacto com a direção, que só a recebeu uns dias depois e garantiu que não ameaçou a criança. “Ela nem 12 anos tem. É uma menor e eu sou a responsável por ela. Deviam ter-me chamado a mim”, considera.

A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Dgeste) recebeu, desde o início do ano letivo, 70 queixas relativas a refeições escolares. Vários casos foram partilhados pelos encarregados de educação nas redes sociais como, por exemplo, o frango cru e o prato de rissóis congelados. Esta semana, veio também a público a lagarta viva numa salada.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. FDP desses diretorzinhos de merda. Tiraram fotografias e fizeram muito bem. E se eu fosse pai de algum dos alunos em causa e que tivesse sido repreendido por tirar fotografias, ia à escola, levava os meios de comunicação às costas e fazia um pé de vento que seria notícia de abertura em todos os canais de televisão.

  2. Isto é que devia ser perguntado aos directores e ao representante dos directores. Por estas e por outras é que deviam levar nas trombas e só se perdiam as que não acertassem …

  3. Para o pessoal que tem o hábito de tirar fotografias à comida nos restaurantes para publicar no Facebook, cuidado que isso pode dar prisão.
    Muito cuidado é pouco.
    Vergonha de país.

  4. É uma forma fantástica de fazer as coisas: em vez de corrigir o problema, ataca-se e persegue-se o mensageiro! Como é que este país pode progredir?! Vamos continuar a ser pequenos, tacanhos e irresponsáveis nas próximas gerações, com escolas a manterem este tipo de postura, que muito se assemelha a uma situação de abuso de direito.
    Sem ter em conta que a realidade mudou nos últimos anos. Como vão impedir que qualquer aluno tire um foto no futuro?! Confiscam os telemóveis à entrada? Cabaz de incompetentes!

  5. Por isso é que nada se resolve, quando são os próprios Diretores dos agrupamentos a esconder o que se passa dentro das próprias cantinas, quando no exercício das suas funções deveriam ser os supervisores da mesma. Quem não está a cumprir as funções são eles, que deviam proteger os alunos e os expõem a riscos alimentares e a falta de alimentação. Mas que funcionários públicos são estes…..

  6. Os directores deviam-se preocupar mais em tentar resolver estes problemas,duque tentar silenciar ou intimidar os alunos,tenham vergonha.

    • bem… embora concorde totalmente com o seu comentário, não posso deixar de salientar a utilização da palavra “duque”… Por que não “conde”?

  7. Ainda dizem que isto é uma espécie de país desenvolvido e que pertence à Europa!!?!?..lol. Mas quais democracia quais que?!? Isto é só para alguns, a maioria anda enganada! As atitudes destes directores lembra o tempo da PIDE e do tempo do fascismo…Muitos ainda não saíram desse tempo, infelizmente! Mas muitos desses são incompetentes e arranjam lugares importantes, de responsabilidade! Enfim…estamos a chegar novamente ao fascismo em que se pune quem tem razão!1

    • Pedro: Então você acha que o fascismo não está bem vivo em Portugal, PCP/BE o que são afinal? E fazem parte do suporte do governo, portanto vá comendo e calando!

  8. Se está na moda o suchi ou lá o que é isso portanto as cantinas escolares também acompanham os tempos, alunos retrógrados não devem ser permitidos.

  9. Os directores dessas escolas imediatamente para a rua!!
    Já não bastava serem incompetentes e deixarem as empresas mafiosas dar lixo aos alunos, ainda perseguem que fez o correcto que é denuncia?!
    No mínimo, tem que ser despedidos!!
    Deve ser gente de “boas famílias” com tiques do tempo do Salazar, mas andam enganados no tempo!…

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …