Escola de Braga serviu salada com uma lagarta viva a aluna

Uma lagarta viva numa salada servida numa cantina escolar, em Braga, está a causar nova onda de indignação por causa da qualidade das refeições servidas nas escolas. A direcção da escola que é visada neste novo caso culpa a empresa que serve as refeições, a Uniself.

As imagens da lagarta viva, a mover-se no prato de uma aluna da Escola Básica André Soares, em Braga, foram partilhadas pela própria estudante do 9º ano no Facebook e logo se espalharam pela Internet.

A refeição em causa terá sido servida no passado dia 26 de Outubro, conforme refere a Associação de Pais da escola, divulgando um comunicado da Direcção do estabelecimento.

“A situação da alface mal lavada é o reflexo da falta de funcionários que a empresa tem ao serviço do refeitório”, aponta a directora da Escola André Soares, Maria da Graça Moura, no comunicado citado pela Associação de Pais no seu perfil do Facebook.

“Foi feita a devida chamada de atenção, o cuidado que se deve ter com a higiene dos alimentos”, acrescenta a directora da André Soares, notando que a Uniself, a empresa contratada pelo Ministério da Educação para servir as refeições, “deve rever os seus procedimentos”.

A agência Lusa tentou contactar a Uniself, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.

Segundo Maria da Graça Moura, a Uniself “deve colocar ao serviço o número de funcionários contratualizado, o que não acontece a maior parte dos dias“. A direcção da André Soares garante que irá continuar a “denunciar” a falta de funcionários que a empresa coloca na escola à hora das refeições.

“Esperamos que nunca mais se repita esta situação. É uma situação que nos entristece, pois é o nome André Soares que está em causa”, conclui a responsável.

Na semana passada, mais de 60 cantinas escolares do norte do país estiveram encerradas no âmbito da greve dos trabalhadores da Uniself, com o intuito de obrigar o Ministério da Educação a forçar a empresa a cumprir o caderno de encargos.

A qualidade das refeições escolares tem estado na ordem do dia, com várias queixas por todo o país, desde rissóis congelados até frango cru, ainda a escorrer sangue, colocado no prato a alunos do primeiro ciclo.

Desde o início de 2017, a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares recebeu “70 queixas relativas à má qualidade das refeições escolares e à falta de pessoal nas cantinas”, conforme dados avançados pelo Público.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …