Cantina escolar serve frango cru a alunos

Carlos Da Fonseca / Facebook

Frango cru servido em cantina escolar da Grande Lisboa.

A má qualidade das refeições escolares continua na ordem do dia e, desta feita, há imagens de pais que mostram um prato com frango cru, ainda a escorrer sangue, que foi alegadamente servido a crianças de uma escola do primeiro ciclo da Grande Lisboa.

As imagens publicadas nas redes sociais foram também divulgadas pela TVI e terão sido tiradas esta segunda-feira, 17 de Outubro, ironicamente o Dia Mundial da Alimentação.

O caso terá acontecido na EB23 Professor Noronha Feio, em Queijas, Oeiras, e a Confederação Nacional das Associações de Pais partilhou no seu perfil do Facebook uma imagem divulgada por um pai de um aluno do estabelecimento, que mostra o frango visivelmente cru, ainda a escorrer sangue.

“A professora verificou que o frango estava cru e disse aos alunos para não comerem o frango e comerem só o arroz. Acontece, como se vê nas fotos partilhadas, que o sangue do frango já estava espalhado e muitos miúdos nem o arroz comeram, como foi o caso do meu filho”, conta à TVI a mãe de um aluno daquela escola.

“Não sabia que fazia mal e comi. E os meus colegas também comeram”, refere, por seu turno, à mesma estação uma criança do estabelecimento.

A presidente da Associação de Pais da Noronha Feio, Isabel Amaral Nunes, alerta no mesmo canal que está em causa “uma situação de saúde pública”.

O frango nunca deve ser comido cru, porque pode estar infectado por bactérias e parasitas. Há inclusive recomendações de que não deve sequer ser lavado em cru, pois pode infectar a banca de cozinha e outros alimentos.

A questão da qualidade das refeições escolares tem estado na ordem do dia, com vários casos denunciados nas redes sociais, em diferentes pontos do país.

A Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (FERLAP) tem denunciado vários casos, nomeadamente um em que se vê um aluno a tentar espetar, sem conseguir, um pastel de bacalhau, numa escola de Sintra. Presume-se que estaria ainda congelado, havendo outros casos de rissóis servidos crus noutras escolas.

Em muitos estabelecimentos, pais e alunos queixam-se da falta de quantidade das refeições e terá sido esse o problema na Noronha Feio, aquando do prato de frango cru. “Houve uma falha a nível de quantidade e as pessoas que estavam no refeitório decidiram improvisar“, refere a presidente da Associação de Pais da escola à TVI.

Entretanto, uma mãe de um aluno da mesma escola partilhou na página da Associação de Pais e Encarregados de Educação do estabelecimento uma fotografia de uma refeição com peixe cru. “O peixe hoje estava uma desgraça…..partes quase cruas“, pode ler-se.

Em declarações à TVI, a direcção da escola culpa a empresa Uniself, que serve as refeições em muitas das cantinas do país, pelo sucedido. A Uniself ainda não se pronunciou sobre o caso.

O Ministério da Educação paga pouco mais de um euro por cada refeição escolar, o que, segundo alguns, justifica a pouca quantidade e a má qualidade das refeições escolares.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E o suspeito apesar de cada vez mais haverem provas contra ele continua a afirmar que não foi ele e tudo ficará em águas de bacalhau, enquanto forem tratados com miminhos a coisa não vai, cada vez mais a justiça está do lado do bandido!.

  2. O que conheço deste assunto, é apenas o que é dito nesta notícia, pelo que, não quero que interpretem o meu comentário como estando a defender alguém.
    Pouco mais de um euro por cada refeição, nem paga os ingredientes para a comida (a não ser que sirvam massa com arroz…) , logo, com este preço não se pode esperar comida variada com qualidade e em quantidade.
    Assim, através disto a que se chama a escravatura moderna (que está a ser feita sobre as empresas que servem as refeições), coloca em risco a saúde das crianças que as pode marcar para o resto da vida (as empresas com esta margem tão baixa, vão ter que rentabilizar os empregados, pelo que eles não vão ter tempo de cozinhar correctamente os alimentos).
    Assim, parece-me que o caso deva ter de ser analisado a um nível mais elevado, impedir que situações de ganância económica possam colocar em risco a vida de pessoas.

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …