Cantina escolar serve frango cru a alunos

Carlos Da Fonseca / Facebook

Frango cru servido em cantina escolar da Grande Lisboa.

A má qualidade das refeições escolares continua na ordem do dia e, desta feita, há imagens de pais que mostram um prato com frango cru, ainda a escorrer sangue, que foi alegadamente servido a crianças de uma escola do primeiro ciclo da Grande Lisboa.

As imagens publicadas nas redes sociais foram também divulgadas pela TVI e terão sido tiradas esta segunda-feira, 17 de Outubro, ironicamente o Dia Mundial da Alimentação.

O caso terá acontecido na EB23 Professor Noronha Feio, em Queijas, Oeiras, e a Confederação Nacional das Associações de Pais partilhou no seu perfil do Facebook uma imagem divulgada por um pai de um aluno do estabelecimento, que mostra o frango visivelmente cru, ainda a escorrer sangue.

“A professora verificou que o frango estava cru e disse aos alunos para não comerem o frango e comerem só o arroz. Acontece, como se vê nas fotos partilhadas, que o sangue do frango já estava espalhado e muitos miúdos nem o arroz comeram, como foi o caso do meu filho”, conta à TVI a mãe de um aluno daquela escola.

“Não sabia que fazia mal e comi. E os meus colegas também comeram”, refere, por seu turno, à mesma estação uma criança do estabelecimento.

A presidente da Associação de Pais da Noronha Feio, Isabel Amaral Nunes, alerta no mesmo canal que está em causa “uma situação de saúde pública”.

O frango nunca deve ser comido cru, porque pode estar infectado por bactérias e parasitas. Há inclusive recomendações de que não deve sequer ser lavado em cru, pois pode infectar a banca de cozinha e outros alimentos.

A questão da qualidade das refeições escolares tem estado na ordem do dia, com vários casos denunciados nas redes sociais, em diferentes pontos do país.

A Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (FERLAP) tem denunciado vários casos, nomeadamente um em que se vê um aluno a tentar espetar, sem conseguir, um pastel de bacalhau, numa escola de Sintra. Presume-se que estaria ainda congelado, havendo outros casos de rissóis servidos crus noutras escolas.

Em muitos estabelecimentos, pais e alunos queixam-se da falta de quantidade das refeições e terá sido esse o problema na Noronha Feio, aquando do prato de frango cru. “Houve uma falha a nível de quantidade e as pessoas que estavam no refeitório decidiram improvisar“, refere a presidente da Associação de Pais da escola à TVI.

Entretanto, uma mãe de um aluno da mesma escola partilhou na página da Associação de Pais e Encarregados de Educação do estabelecimento uma fotografia de uma refeição com peixe cru. “O peixe hoje estava uma desgraça…..partes quase cruas“, pode ler-se.

Em declarações à TVI, a direcção da escola culpa a empresa Uniself, que serve as refeições em muitas das cantinas do país, pelo sucedido. A Uniself ainda não se pronunciou sobre o caso.

O Ministério da Educação paga pouco mais de um euro por cada refeição escolar, o que, segundo alguns, justifica a pouca quantidade e a má qualidade das refeições escolares.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E o suspeito apesar de cada vez mais haverem provas contra ele continua a afirmar que não foi ele e tudo ficará em águas de bacalhau, enquanto forem tratados com miminhos a coisa não vai, cada vez mais a justiça está do lado do bandido!.

  2. O que conheço deste assunto, é apenas o que é dito nesta notícia, pelo que, não quero que interpretem o meu comentário como estando a defender alguém.
    Pouco mais de um euro por cada refeição, nem paga os ingredientes para a comida (a não ser que sirvam massa com arroz…) , logo, com este preço não se pode esperar comida variada com qualidade e em quantidade.
    Assim, através disto a que se chama a escravatura moderna (que está a ser feita sobre as empresas que servem as refeições), coloca em risco a saúde das crianças que as pode marcar para o resto da vida (as empresas com esta margem tão baixa, vão ter que rentabilizar os empregados, pelo que eles não vão ter tempo de cozinhar correctamente os alimentos).
    Assim, parece-me que o caso deva ter de ser analisado a um nível mais elevado, impedir que situações de ganância económica possam colocar em risco a vida de pessoas.

RESPONDER

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …