Aluno entrou armado numa escola dos EUA. Treinador de futebol desarmou-o com um abraço

Um aluno entrou numa escola norte-americana com uma arma de fogo. O treinador de futebol conseguiu desarmá-lo com apenas um abraço.

O treinador de futebol acabou por ser o herói e conseguiu desarmar o estudante, sem violência, abraçando-se ao jovem de 18 anos de forma a que não usasse a espingarda, até que tomou o controlo da arma e permitiu que outro professor a recolhesse. O episódio foi captado em vídeo, aconteceu em maio e ficou agora conhecido após o jovem ter sido julgado.

As imagens de videovigilância mostram Angel Granados-Diaz, de 18 anos, a entrar num corredor na Parkrose High School, em Portland, com a espingarda carregada, escondendo-a no que parece ser um saco. O estudante é visto a entrar numa sala de aulas. Segundos depois, surge com a arma na mão e os colegas começam a fugir.

Imagens de outra câmara mostram o técnico de futebol Keanon Lowe a desarmar Granados-Diaz, ao dar-lhe um longo abraço. Lowe tinha sido chamado ao edifício pouco antes do incidente para falar com outro aluno.

“Entro lá, chego à sala de aula e estou ali há 15, 20 segundos e pergunto ao professor: ‘O aluno está aqui?'”, contou, citado pelo Diário de Notícias. Granados-Diaz estava a apenas alguns passos de distância com a espingarda enfiada debaixo do casaco.

“Numa fração de segundo, analisei tudo muito rápido. Vi o olhar no seu rosto e vi a arma. Percebi que era uma arma de verdade e então os meus instintos assumiram o controlo”. Lowe disse à televisão local KOIN 6 que fugir nunca lhe passou pela cabeça. “Coloquei as duas mãos na arma. Ele também tinha as mãos na arma e, obviamente, os outros alunos estavam a fugir e a gritar.”

Depois de conseguir afastar a espingarda de Granados-Diaz, Lowe manteve-se abraçado ao jovem. Nas imagens de vídeo, outro professor pode ser visto a dirigir-se aos dois para remover a arma de fogo.

O treinador ficou a conversar com o aluno enquanto era chamada a polícia. “Senti compaixão pelo rapaz para ser sincero”, disse Lowe. “Disse-lhe que estava ali para o salvar e que a vida vale a pena ser vivida”.

O treinador de futebol acredita que foi o destino que o colocou no local àquela hora. “Acho que o universo funciona de forma surpreendente. Passei por coisas na minha vida que me prepararam para este momento. Tenho sorte e estou feliz por estar naquela sala de aula e ser capaz de impedir uma tragédia.”

Após o caso, que ocorreu em 17 de maio, Granados-Diaz, agora com 19 anos, declarou-se, em 10 de outubro, culpado de acusações de posse de armas. Foi condenado a 36 meses de liberdade condicional, período durante o qual o adolescente fica obrigado a receber tratamento de saúde mental e de abuso de substâncias. As autoridades disseram que Granados-Diaz já tinha feito declarações suicidas e que nunca apontou a arma a ninguém, além de si próprio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …

Parlamento Europeu levanta imunidade do eurodeputado José Manuel Fernandes

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade ao eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, após um pedido feito pela justiça e pelo próprio, relativo a uma eventual ação judicial por um alegado crime de prevaricação. Em …

"Agiu de forma premeditada". Mãe que deixou bebé no lixo vai continuar presa

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou esta quinta-feira o pedido de habeas corpus para a libertação da jovem de 22 anos que terá deixado o seu filho recém-nascido num caixote do lixo em Lisboa. A …

Mau tempo nas próximas 48h. Proteção Civil alerta para cheias e quedas de árvores

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a possibilidade de lençóis de água e de gelo nas estradas, cheias rápidas e queda de árvores, devido ao mau tempo nas próximas 48 horas …