Aluna dos Salesianos investigada por fuga de informação no exame de Português

USP Imagens

-

A Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) está a investigar uma aluna do Colégio Salesianos de Lisboa, suspeitando que foi a autora da gravação que indicia uma alegada fuga de informação da matéria que ia sair no exame nacional de Português do 12.º ano.

O Expresso assegura que inspectores da IGEC estiveram no Colégio Salesianos, em Lisboa, suspeitando que a gravação que circulou pela Internet, nos dias anteriores ao exame nacional de Português do 12.º ano, foi feita por uma aluna desta escola privada.

A intenção do IGEC é confirmar se de facto houve uma fuga de informação e se sim, de onde é que esta partiu. Em causa está o crime de violação de segredo que pode culminar com pena de prisão até três anos e/ou a expulsão da administração pública, conforme nota o Expresso.

Vários alunos dos Salesianos revelaram ao semanário ter recebido a gravação através do WhatsApp, “pelo menos dois dias antes da prova”. “Alguns alunos identificam uma colega da escola como a autora do ficheiro áudio“, refere ainda o jornal.

Os inspectores do IGEC já falaram com o professor que denunciou o caso, Miguel Bagorro, da Escola Secundária Luísa de Gusmão, em Lisboa, que diz ao Expresso que, na segunda-feira, quando viu o que saiu na prova ficou “estupefacto”.

“O que foi dito na gravação foi exactamente o que saiu”, nota Bagorro, realçando que, “logo nesse dia”, escreveu “uma denúncia ao Ministério da Educação”.

“Não passa pela cabeça de ninguém que seja possível, por coincidência, acertar nas três coisas. É óbvio que houve uma fuga“, conclui este professor.

Primeira fuga em 21 anos de exames nacionais

O jornal lembra que “a guarda, distribuição e recolha dos enunciados” dos exames nacionais é “a maior operação de segurança anualmente realizada em Portugal, mobilizando grande parte do efectivo da PSP e da GNR”.

Em 21 anos de realização, e a confirmar-se a suspeita, esta é “a primeira fuga de informação na história dos exames nacionais”, acrescenta o Expresso.

O exame nacional de Português pode assim acabar por ser anulado, caso se confirme a fuga, forçando todos os alunos a repeti-lo.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Como é que uma aluna de um colégio privado tem acesso ao enunciado do teste? Tem algum familiar envolvido no processo de elaboração/logística do enunciado do exame, provavelmente.

    • A aluna diz que foi a explicadora que lhe disse o que estudar.
      Coincidência ou não a explicadora é professora e presidente de um sindicato (de professores presume-se).
      Está na gravação.

  2. “… forçando todos os alunos a repeti-lo” Não concordo! paga o justo pelo pecador? O exame deve ser anulado sim! A nota do ciclo de estudos deve ser considerada como nota final e os alunos que quiserem repetir a prova, fá-lo-ão em data exequível. Assim parece-me mais justo pois não pomos mais pressão sobre os alunos
    que não beneficiaram com a esta lamentável e inaceitável situação.

  3. «Em 21 anos de realização, e a confirmar-se a suspeita, esta é “a primeira fuga de informação na história dos exames nacionais”, acrescenta o Expresso.» Será que ainda há alguém que acredita nesta afirmação? Com este tipo de jornalismo reativo, em vez pro-ativo, não vamos a lado nenhum.

RESPONDER

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …