Alterações climáticas podem trazer à Europa um milhão de migrantes por ano

As alterações climáticas vão provocar um aumento significativo do número de migrantes que chegam anualmente à Europa, segundo um estudo da Universidade de Columbia.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, publicado na revista Science, o número de migrantes que procuram asilo na Europa vai triplicar até 2100, caso as tendências climáticas se mantenham.

Bob Ward, diretor de comunicação e políticas do Instituto de Pesquisa de Grantham das Alterações Climáticas e Ambiente, na London School of Economics and Political Science, disse ao The Guardian que este estudo “demonstra os impactos que a Europa vai sofrer com as alterações climáticas”.

De acordo com o Expresso, mesmo que os esforços para controlar o aquecimento global se mantenham e sejam bem sucedidos, o número de solicitações de asilo pode aumentar até 25%.

“Sabemos pela história da humanidade que tamanhas migrações geralmente levam a conflitos e guerras com consequências devastadoras”, adverte Ward.

O estudo prevê que as alterações climáticas se traduzam em mais secas, vagas de calor, cheias, tempestades intensas, aumento do nível médio das águas do mar e outras situações extremas. Estes efeitos vão dificultar a agricultura, nomeadamente na África subsariana e em partes da Ásia.

Os efeitos serão também sentidos na Europa. No entanto, as suas temperaturas bases, que são mais baixas, e as avançadas infraestruturas fazem com que os estragos possam ser controlados, tornando-se um destino atrativo para os migrantes.

Segundo as comparações realizadas pelos autores do estudo, há uma correlação entre a meteorologia e o número de pedidos de asilo. Em países com temperatura média de 20º, por exemplo, verificou-se um número elevado de candidaturas a migração, do que em outros países com temperaturas médias mais baixas.

Como avança o Expresso, a migração para a Europa aumentou significativamente nos últimos dez anos. As causas principais foram a guerra na Síria, as crises na África do Norte e no Médio Oriente e a a vaga crescente de jovens provenientes da África e do Médio Oriente em busca de oportunidades económicas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Escorraçaram-nos de lá agora vêm ter connosco, os alunos de Moscovo que tomaram conta do poder por essas paragens também devem ter soluções para resolver a situação e manter o povo com um mínimo de dignidade segundo as promessas que fizeram.

  2. Uns falam em aquecimento global outros falam em “mini era do gelo”…
    Acho que estes cientistas não fazem puto ideia do que falam…
    Enfim. Vivam cada dia com alegria e aproveitem sempre o momento presente!

RESPONDER

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …

Chocos passaram num teste cognitivo desenvolvido para crianças

No ano passado, os chocos já tinham passado no teste do marshmallow, mas agora uma equipa de cientistas decidiu fazer uma nova experiência. Segundo o site Science Alert, o teste do marshmallow consiste em colocar uma criança numa …

Estranhos terramotos revelam vulcões ocultos debaixo do deserto do Utah

Duas estranhas sequências de terramotos, em setembro de 2018 e abril de 2019, chamaram a atenção dos cientistas para o deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Utah. As sequências de sismos, que incluíram os …

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …