Aliança critica uso de cerveja em cartazes do Iniciativa Liberal

Miguel A. Lopes / Lusa

O Aliança criticou o partido Iniciativa Liberal por estar a organizar eventos chamados “Cerveja Liberal” e a usar imagens de garrafas desta bebida alcoólica nos seus cartazes.

“É uma tentativa de atrair os jovens. Mas temos de os atrair de outra forma. Não é algo que deva fazer parte de uma campanha eleitoral. É a mensagem errada”, afirma Ana Costa Freitas, número dois da lista do Aliança por Lisboa, de acordo com o Expresso.

Em causa está também, segundo o partido de Pedro Santana Lopes, a utilização de bebidas alcoólicas em cartazes e em fotografias partilhadas em redes sociais como o Facebook e o Instagram, no âmbito da campanha eleitoral.

“Choca-me que façam este tipo de utilização. Deveriam ser mais sérios”, sublinha Ana Costa Freitas, também reitora da Universidade de Évora. “Chegámos a este cúmulo, em que se usa galhofa para atrair pessoas”, afirma, defendendo que o que está em causa é “atrair nichos”, mas “pegando em ideias que não dizem nada sobre o que realmente defendem”.

“As campanhas eleitorais têm vindo sucessivamente a diminuir de qualidade. Hoje temos cada vez mais ataques pessoais e lavar de roupa suja. Mas o que as pessoas querem é ser esclarecidas.”

O Iniciativa Liberal destacou-se, sobretudo nesta primeira semana de campanha, pelos outdoors criativos, apelativos e irreverentes que colocaram. Ana Costa Freitas considera que esse não é o problema. “Uma coisa é um modelo de campanha, outra coisa é um cartaz que passa a mensagem errada ou que não passa nenhuma.”

Também Santana Lopes fez referência nos últimos dias aos partidos que fazem “campanha com banda desenhada”, sublinhando que o seu partido, pelo contrário, “fala a sério sobre assuntos sérios”. “Também poderíamos pôr cartazes de banda desenhada, que até de certeza ganharão concursos de criatividade. Mas nós falamos a sério de assuntos sérios.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

      • Não te parece?!
        Mas agora és tu quem decide o que está certo ou erro?
        Bem…
        Não devia existir cerveja?
        O que não devia existir é esse partido de palermas inúteis liderados por um tontinho que nunca fez nada de jeito na vida e que só dá prejuízo ao país!…

RESPONDER

Governo brasileiro acusa revista "The Economist" de criar narrativa contra Bolsonaro

A Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Brasil acusou a revista britânica The Economist de criar uma narrativa "falaciosa, histriónica e exagerada" contra o Presidente do país, Jair Bolsonaro, após a publicação de reportagens …

El Salvador pode tornar-se o primeiro país a aceitar a Bitcoin como meio de pagamento legal

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou no sábado que enviará ao congresso do país uma proposta para adotar a bitcoin como moeda legal. O anúncio foi feito através de um vídeo, divulgado durante …

EUA aprovam novo medicamento para o tratamento do Alzheimer

A Food and Drug Administration (FDA), a autoridade dos Estados Unidos da América para a alimentação e medicamentos, aprovou pela primeira vez desde 2003 uma nova forma de tratamento para o alzheimer. O Aduhelm é o …

Jeff Bezos vai ao espaço a 20 de julho. Será um dos passageiros no primeiro voo espacial da Blue Origin

Jeff Bezos tenciona tornar-se num dos primeiros civis a viajar até ao espaço. O ainda CEO da multinacional de tecnologia norte-americana Amazon vai viajar para o espaço a 20 de julho. O fundador da Amazon revelou …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: à terceira...foram 11 contra 11

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/alemanha-1-0-portugal-o-musical-final-europeu-sub-21 Terceira tentativa. Itália nos anos 90, não resultou. Suécia já com Rui Jorge, quase deu. Alemanha, à terceira é de vez. Ou não há duas sem três? Estou na dúvida. Vou ficar à espera do …

Uma em cada quatro brasileiras sofreu violência na pandemia

Uma em cada quatro brasileiras com mais de 16 anos sofreu algum tipo de violência durante a pandemia no ano passado, informou hoje uma sondagem do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública …

EUA enviam avião militar carregado de vacinas para Taiwan. China fala em "provocação"

Numa altura em que o seu processo de vacinação está tão atrasado, Taiwan recebeu uma ajuda preciosa dos Estados Unidos. Aos olhos da China, a oferta é vista como uma "grande provocação". Uma delegação de senadores …

Pescadores encontram tesouro de 1,8 milhões de euros na barriga de cachalote

Um grupo de 35 pescadores encontrou na semana passada 127 quilos de âmbar cinzento dentro do estômago de um cachalote que tinha dado à costa no Golfo de Adem, no sul do Iémen. Uma carcaça de …

Rússia prepara-se para vacinar animais contra a covid-19

A Rússia revelou ter desenvolvido a primeira vacina contra a covid-19 para animais, que mostrou gerar anticorpos contra a infeção pelo vírus SARS-CoV-2 em cães, gatos, raposas e visões. A vacina, batizada Carnivak-Cov, irá começar a …

Novo Banco avança com providência cautelar para receber 112 milhões do Fundo de Resolução

O Novo Banco anunciou hoje que irá tomar “todas as medidas”, incluindo “a obtenção de uma providência cautelar”, para receber 112 milhões de euros do Fundo de Resolução, depois de a entidade ter transferido 317 …