Alguém escreveu “Trump” nas costas de um peixe-boi. Culpado arrisca multa até 100 mil dólares

Autoridades da vida selvagem dos Estados Unidos iniciaram uma investigação depois de um peixe-boi ter sido descoberto com a palavra “Trump” raspada nas suas costas.

O mamífero marinho foi avistado no domingo no rio Homosassa, na Flórida, com o apelido do presidente dos Estados Unidos gravado no corpo. Funcionários disseram à agência de notícias AP que o animal não parece estar gravemente ferido e que a palavra foi raspada em algas que crescem na sua pele.

No entanto, um vídeo do peixe-boi das Índias Ocidentais gerou protestos públicos. As imagens do animal foram partilhadas pela primeira vez pelo Citrus County Chronical, um jornal local, e amplamente divulgadas nas redes sociais.

https://twitter.com/yashar/status/1348745936499982339

De acordo com a emissora britânica BBC, os peixes-boi, apelidados de “vacas do mar”, são protegidos pela Lei de Proteção de Mamíferos Marinhos dos Estados Unidos de 1972, pela Lei de Espécies Ameaçadas dos Estados Unidos de 1973 e pela Lei do Santuário de Peixes-boi da Flórida de 1978. Assim, interferir com estes animais acarreta pesadas penalidades.

Segundo o IFLScience, as acusações são feitas contra qualquer pessoa envolvida na interferência, ferimento ou importunação destes animais e, se for considerada culpada, poderá ser multada em até 100 mil dólares.

O próprio Trump sancionou a Lei de Prevenção à Crueldade e Tortura Animal em 2019, que torna os atos intencionais de crueldade contra animais crimes federais puníveis com até sete anos de prisão.

As investigações sobre o incidente estão a ser conduzidas pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (USFWS). O Center for Biological Diversity, uma instituição de caridade de conservação, também está a oferecer cinco mil dólares por informações que levem à condenação dos responsáveis.

“É de partir o coração que este peixe-boi tenha sido submetido a este ato criminoso vil”, disse Jaclyn Lopez, diretora do centro, em comunicado. “Está claro que quem quer que tenha feito mal a este gigante gentil e indefeso é capaz de cometer uma violência grave e precisa de ser preso imediatamente”.

O peixe-boi é um mamífero grande e lento que se tornou um mascote não oficial da Flórida. Existem cerca de 6.300 atualmente no estado, de acordo com o USFWS. Normalmente, reúnem-se em águas mais quentes em todo o estado durante o inverno, conforme as temperaturas caem.

No entanto, os seus números caíram nos últimos anos devido à perda de habitat, proliferação de algas e ataques de barcos em alta velocidade. Também são vulneráveis ​​a ataques humanos enquanto se reúnem nas águas rasas dos rios e canais locais.

De acordo com a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, 637 peixes-boi morreram em 2020, 90 dos quais foram vítimas de colisões de barcos. Outros 15 foram mortos por outras interações com humanos.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …