Ministério Público investiga nova queixa de violência na esquadra de Alfragide

Tiago Petinga / Lusa

Um homem cabo-verdiano terá sido agredido na esquadra da PSP, em Alfragide, a 7 de fevereiro, o que terá motivado a hospitalização da vítima durante três dias. O Ministério Público já está a investigar.

Avelino, de 50 anos, terá sido detido no bairro 6 de maio, no concelho da Amadora, quando aquela autarquia procedia à demolição de algumas casas. O homem de origem cabo-verdiana ter-se-à recusado a abandonar a sua habitação, segundo o Diário de Notícias.

Segundo a PSP, o homem terá resistido às ordens das autoridades e agredido três agentes, tendo a polícia instaurado a respetiva queixa judicial.

De acordo com o inquérito agora aberto pelo Departamento de Investigação e Ação Penal – DIAP – da Amadora, os agentes levaram o homem algemado até à esquadra de Alfragide, tendo agredido durante o caminho e já nas instalações policiais. As agressões levaram ao internamento de Avelino no hospital Fernando da Fonseca durante três dias.

O caso chegou a público através do vereador do PCP Francisco Santos, na última reunião da Câmara da Amadora, tendo este alertado para “algumas semelhanças nas narrativas policiais” entre este episódio de alegada violência policial e as situações descritas na acusação do Ministério Público contra 18 agentes dessa mesma esquadra.

Segundo o DN, há suspeita de que alguns desses 18 agentes possam estar também envolvidos neste novo caso. No entanto, só depois dos reconhecimentos feitos em sede da investigação judicial se poderá confirmar oficialmente, ou não, esta suspeita.

A queixa deu entrada no DIAP depois de ser conhecida a acusação contra os 18 agentes mas isso não passará de uma coincidência, segundo Paulo Azevedo, o advogado da vítima (que confirmou o relato do vereador), já que desde fevereiro “que estão a ser recolhidas provas para sustentar a denúncia“, explica.

O vereador do PCP reafirmou as declarações da reunião da autarquia e contou que visitou o Senhor Avelino, “depois deste sair do hospital e que este lhe mostrou ‘meio envergonhado'” os “hematomas que tinha por todo o corpo, na barriga, costas e principalmente nas nádegas, onde disse que lhe tinham dado palmatoadas com bastões”.

Francisco Santos sublinha que não pretende “fazer qualquer julgamento precipitado e injusto”, mas não deixa de assinalar “as semelhanças dos relatórios policiais produzidos nas duas ocasiões e os resultados sofridos pelos cidadãos detidos pelos agentes da esquadra de Alfragide”.

O vereador chama ainda a atenção para “o progressivo abandono do policiamento de proximidade, que na Amadora passou a ser substituído por um conceito de intervenção musculada, parece ser pouco adequado para uma cidade em que coabitam e coexistem mais de quarenta nacionalidades”.

O que “incomoda” Francisco Santos “não é a esquadra em si”, pois não “acredita que aqueles polícias possam agir daquela forma sem orientação e conhecimento superior“. Apela a que, caso a acusação do MP “venha a ser confirmada em sede de julgamento” que sejam apuradas “responsabilidades a outros níveis, nomeadamente sobre as orientações do Comando da Divisão da Amadora no período em que os factos ocorreram”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …