Ministério Público investiga nova queixa de violência na esquadra de Alfragide

Tiago Petinga / Lusa

Um homem cabo-verdiano terá sido agredido na esquadra da PSP, em Alfragide, a 7 de fevereiro, o que terá motivado a hospitalização da vítima durante três dias. O Ministério Público já está a investigar.

Avelino, de 50 anos, terá sido detido no bairro 6 de maio, no concelho da Amadora, quando aquela autarquia procedia à demolição de algumas casas. O homem de origem cabo-verdiana ter-se-à recusado a abandonar a sua habitação, segundo o Diário de Notícias.

Segundo a PSP, o homem terá resistido às ordens das autoridades e agredido três agentes, tendo a polícia instaurado a respetiva queixa judicial.

De acordo com o inquérito agora aberto pelo Departamento de Investigação e Ação Penal – DIAP – da Amadora, os agentes levaram o homem algemado até à esquadra de Alfragide, tendo agredido durante o caminho e já nas instalações policiais. As agressões levaram ao internamento de Avelino no hospital Fernando da Fonseca durante três dias.

O caso chegou a público através do vereador do PCP Francisco Santos, na última reunião da Câmara da Amadora, tendo este alertado para “algumas semelhanças nas narrativas policiais” entre este episódio de alegada violência policial e as situações descritas na acusação do Ministério Público contra 18 agentes dessa mesma esquadra.

Segundo o DN, há suspeita de que alguns desses 18 agentes possam estar também envolvidos neste novo caso. No entanto, só depois dos reconhecimentos feitos em sede da investigação judicial se poderá confirmar oficialmente, ou não, esta suspeita.

A queixa deu entrada no DIAP depois de ser conhecida a acusação contra os 18 agentes mas isso não passará de uma coincidência, segundo Paulo Azevedo, o advogado da vítima (que confirmou o relato do vereador), já que desde fevereiro “que estão a ser recolhidas provas para sustentar a denúncia“, explica.

O vereador do PCP reafirmou as declarações da reunião da autarquia e contou que visitou o Senhor Avelino, “depois deste sair do hospital e que este lhe mostrou ‘meio envergonhado'” os “hematomas que tinha por todo o corpo, na barriga, costas e principalmente nas nádegas, onde disse que lhe tinham dado palmatoadas com bastões”.

Francisco Santos sublinha que não pretende “fazer qualquer julgamento precipitado e injusto”, mas não deixa de assinalar “as semelhanças dos relatórios policiais produzidos nas duas ocasiões e os resultados sofridos pelos cidadãos detidos pelos agentes da esquadra de Alfragide”.

O vereador chama ainda a atenção para “o progressivo abandono do policiamento de proximidade, que na Amadora passou a ser substituído por um conceito de intervenção musculada, parece ser pouco adequado para uma cidade em que coabitam e coexistem mais de quarenta nacionalidades”.

O que “incomoda” Francisco Santos “não é a esquadra em si”, pois não “acredita que aqueles polícias possam agir daquela forma sem orientação e conhecimento superior“. Apela a que, caso a acusação do MP “venha a ser confirmada em sede de julgamento” que sejam apuradas “responsabilidades a outros níveis, nomeadamente sobre as orientações do Comando da Divisão da Amadora no período em que os factos ocorreram”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …

Cientistas testam medicamento que pode revelar-se mais eficaz para tratar gripe

Cientistas testaram em animais um novo medicamento que pode revelar-se mais eficaz no tratamento da gripe, ao induzir mutações genéticas nos vírus que causam a infeção impedindo a sua replicação e a sua atividade, foi …

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …