Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

Kamil Krzaczynski / AFP

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal.

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, explicou nesta segunda-feira que esta foi a decisão que tomou em conjunto com os responsáveis dos 16 estados federados, acatando a recomendação da Comissão Permanente de Vacinação (Stiko) do Instituto Paul Ehrlich (PEI), noticiou a agência Lusa.

Na sua opinião, é “razoável” abrir também a possibilidade de pessoas com menos de 60 anos serem vacinadas contra a Covid-19 com essa vacina, que requer apenas uma dose. Esta é uma decisão similar à tomada em relação à vacina da AstraZeneca, medicamento em que foram relatados coágulos sanguíneos como efeitos colaterais “muito raros”.

Spahn argumentou que a maior parte dos lotes da vacina da Johnson&Johnson destinada à Alemanha chegará a partir de junho e que até lá uma grande maioria das pessoas com mais de 60 anos já estarão vacinadas, pelo que o lógico é permitir o seu uso em pessoas mais jovens que não foram ainda imunizadas.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde alemão, mais de 60% das pessoas com 60 anos ou mais já estão vacinadas. Além disso, até ao final de junho, a Alemanha espera receber cerca de oito milhões de doses da vacina da Johnson&Johnson, de acordo com o compromisso do fabricante.

No entanto, Spahn enfatizou que a administração da vacina da Johnson&Johnson em pessoas com menos de 60 anos deve ser realizada somente após uma explicação médica dos efeitos colaterais “sérios, mas muito raros” que esta vacina pode ter e depois uma decisão pessoal.

Os Estados Unidos (EUA) suspenderam temporariamente o uso da vacina após a deteção de efeitos colaterais, mas a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) decidiu manter a sua recomendação, considerando que os casos são “muito raros”.

Questionado sobre a possibilidade de a vacina AstraZeneca também ter uma doença nervosa como efeito colateral muito raro, Spahn indicou que o sistema de deteção alemão funciona bem e não há atualmente dados para alterar a recomendação para esta vacina.

Luong Thai Linh / EPA

Tendo em conta os bons dados sobre a evolução da terceira vaga da pandemia no país, o ministro da Saúde preconizou o início do processo de desconfinamento “quando for possível”, mas alertou para um possível “excesso de confiança”.

A incidência acumulada nos últimos sete dias foi de 119,1 casos positivos para 100 mil habitantes, em comparação aos 146,9 casos da última segunda-feira, e após registar 6.922 novas infeções e 54 óbitos nas últimas 24 horas.

Segundo dados do Ministério da Saúde alemão, 32,3% da população recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus e 9,1% recebeu as duas doses da vacina.

BioNTech anuncia intenção de criar fábrica em Singapura

O laboratório alemão BioNTech anunciou esta segunda-feira a intenção de instalar em Singapura uma fábrica de produção de vacinas RNA mensageiro da qual serão feitas várias centenas de milhões de doses desta vacina contra a covid-19.

A BioNTech planeia “criar uma instalação de produção de RNA totalmente integrada em Singapura” a fim de ser capaz de “abordar rapidamente potenciais riscos pandémicos, se necessário”, de acordo com uma declaração.

A empresa sediada em Mainz, que se aliou à Pfizer sediada nos EUA no desenvolvimento da vacina, também prevê construir uma sede no sudeste asiático em Singapura.

A pandemia provocou 3.284.783 mortos no mundo, resultantes de mais de 157,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, na China.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD aprovou lei que mantém libertação de presos

Num texto conjunto com o PS, no ano passado, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas no âmbito da covid-19 terminasse "na data a fixar em lei própria". O líder do …

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …