/

A Alemanha suspendeu o gasoduto Nord Stream 2. Qual o impacto na Europa e na Rússia?

11

Clemens Bilan / EPA

O projecto iria duplicar o fornecimento de gás natural à Europa, sendo que 40% do gás usado na UE já é oriundo da Rússia. Scholz suspendeu o Nord Stream 2 perante o reconhecimento russo da independência das regiões separatistas e já se antecipa um aumento da inflação.

Durante a sua visita à Casa Branca, há cerca de duas semanas, Olaf Scholz nem sequer mencionou o gasoduto Nord Stream 2 mesmo com as questões dos jornalistas, mas Joe Biden respondeu por ele, avisando que o projecto seria suspenso caso as tropas russas entrassem na Ucrânia.

Apesar das críticas à postura alemã durante esta escalada de tensão, com os aliados do Ocidente a condenar Berlim por não enviar armamento para a Ucrânia e pelas respostas evasivas do chanceler sobre a possibilidade de impor sanções, Scholz deixou agora a sua posição bem clara, depois de Putin ter anunciado oficialmente que reconhece a independência das zonas separatistas de Donetsk e Luhansk. A União Europeia também já avançou com sanções como retaliação.

“A situação agora é fundamentalmente diferente”, garantiu Scholz na conferência de imprensa onde anunciou que o processo de certificação do Nord Strem 2 vai ser suspenso, impedindo a entrada em funcionamento do gasoduto.

O chanceler alemão invocou a Carta de Princípios das Nações Unidas para justificar a decisão, referindo que o objectivo é pressionar Moscovo para que Putin aceite resolver o conflito pela via diplomática.

Scholz anunciou também a criação de um gabinete que pretende diversificar as importações de gás natural para o país, mas sublinhou que a Alemanha vai continuar sem vender armas a Kiev, preferindo apenas manter o apoio económico.

Mas afinal, o que é o Nord Stream 2 e que impacto vai esta decisão ter para a Rússia e a para o resto da Europa?

Al Jazeera

O que é o Nord Stream 2?

A ideia por detrás do Nord Stream 2 foi criar uma rota paralela ao Nord Stream 1, que desde 2011 funciona no fundo do Mar Báltico. O novo gasoduto — que se estende ao longo de 1230 quilómetros e liga Ust-Luga, na Rússia, a Greifswald, no nordeste da Alemanha — foi concluído em 2021, mas ainda não entrou em funcionamento por ainda não ter sido aprovado pelos reguladores alemães e europeus.

O projecto teria a capacidade de fornecer mais 55 mil milhões de metros cúbicos de gás natural russo por ano à Alemanha, duplicando assim o valor actual.

A ideia não veio sem críticas, suscitando protestos por parte de grupos ambientalistas e também condenação por parte dos Estados Unidos e da própria Ucrânia, que não vêem com bons olhos o aumento da dependência europeia do gás natural russo.

Para além disso, Kiev preocupava-se com a possibilidade de Moscovo aumentar a pressão sobre a economia ao diminuir as exportações de gás natural através dos gasodutos que passam pela Ucrânia, como o Brotherhood, e preferir fazê-lo pelo Nord Stream 2, que não atravessa o território ucraniano.

O gás natural é a sua fonte energética mais usada na Europa, apenas atrás do petróleo. No total, a Rússia fornece 40% do gás consumido no velho continente e esta dependência tem vindo a aumentar com a maior aposta nesta fonte energética, à medida que se reduz o uso do carvão. Nos meses de Inverno, entre Janeiro e Março, a dependência em Moscovo aumenta ainda mais, tendo chegado a 60% em 2019.

Por outro lado, a Europa não é o único perdedor com a suspensão do Nord Stream 2, já que a economia russa também se apoia bastante nas exportações de gás natural.

De acordo com os dados da Gazprom, a maior empresa energética russa e maior exportadora de gás natural no mundo, 78% das suas vendas tiveram como destino a Europa Ocidental e a Turquia em 2020 e 22% foram para países da Europa Central. Os maiores compradores foram a Alemanha, a Itália, a Áustria, a Turquia e a França.

A Rússia assinou recentemente um acordo de comércio energético com a China através do novo gasoduto Power Siberia 2, mas este só deve estar pronto em 2025 e não terá a mesma dimensão económica que o Nord Stream 2, dada a aposta de Pequim na produção da sua própria energia com a construção de centrais nucleares.

Qual o impacto da suspensão do gasoduto?

Dada a importância mútua do comércio de gás natural entre a Europa e a Rússia, a situação actual trata-se de um puxão de corda entre as duas forças. É pouco provável que a suspensão do Nord Stream 2 seja suficiente para fazer Putin ceder, visto que este gasoduto ainda nem estava operacional e que mesmo sem ele, a dependência europeia no gás russo é evidente.

A possibilidade de uma retaliação por parte de Moscovo com o corte do fornecimento de gás também parece pouco provável, pelo menos por enquanto, dado o impacto que isso também teria na economia russa.

Horas depois do anúncio de Scholz, o Ministro da Energia russo, Nikolai Shulginov, garantiu que a Rússia vai continuar a exportar o gás natural “sem interrupção”. “As empresas russas estão a honrar os seus contratos e a trabalhar para desenvolver a produção e exportação de gás natural para países como a Turquia, França e Alemanha”, referiu o político.

Caso Putin decidisse avançar com um corte total todo o gás natural do resto do mundo não seria suficiente para abastecer a Europa, sendo este um grande trunfo na manga do líder russo. Na eventualidade de um corte parcial, a Europa pode procurar outros fornecedores, como os Estados Unidos, que são o segundo maior fornecedor de gás para Portugal, a seguir à Nigéria.

Para António Costa Silva, especialista em energia ouvido pelo Observador, muitas das culpas da enorme dependência europeia da Rússia caem sobre Berlim. “A Alemanha  está a cercear todo o desenvolvimento da política europeia de energia e todo o desenvolvimento do mercado único da energia que era a única maneira de a Europa não ficar presa do gás russo”, afirma, considerando mesmo que a Alemanha é o “cavalo de Tróia da Rússia“, já que as suas decisões vão afectar países como a Itália ou a Áustria mais do que a própria Alemanha.

“O problema crucial não é a Alemanha, é o resto da Europa e aquilo que o presidente Putin pode fazer se tiver numa situação extremamente difícil e se repetir as jogadas que já fez no passado em 2006 e 2009, em que cortou o abastecimento”, remata.

Aumento de preços à vista?

A hipótese de um corte total do abastecimento é pouco provável, mas essa não seria a única forma da Rússia fazer estragos na economia europeia. A Gazprom pode continuar a cumprir os contratos, mas reduzir o fornecimento aos valores mínimos, que são bastante baixos e já levariam a um aumento dos preços do gás.

Essa inflação já é notória, com a valorização do gás natural e o preço de um barril de petróleo a chegar quase aos 100 dólares, um valor a que não chegava desde 2014.

Dada a dependência generalizada da economia no sector energético, este aumento de preços deve criar um efeito de bola de neve e agravar ainda mais o problema da inflação que já se faz sentir desde o início do ano e que levou o Banco Central Europeu a anunciar um aumento das taxas de juro.

Costa e Silva acredita que a Península Ibérica não vai ser o território mais afectado, mas que o impacto noutros países europeus pode ser “brutal”. A UE está a lidar com “um mestre da geopolítica” e Putin não vai hesitar em usar a energia como arma neste conflito, acredita o perito, que defende que a Europa perdeu demasiado tempo ao não apostar em diversificar as suas fontes energéticas e na criação de um mercado único, tornando assim os russos “os reis da energia”.

Adriana Peixoto, ZAP //

11 Comments

  1. Era o que a “grande” Merkel devia ter feito há alguns anos (principalmente quando a Crimeia foi anexada)!!
    Mas, devido a interesses económicos, ela sempre disse ‘amém” com o Putin e o resultado está à vista…

  2. São estas também estas guerras diplomáticas, para ver quem pode mais, como se eles todos não comessem juntos à mesa, e nós resto do mundo fica a olhar as decisões deles

  3. Num mundo racional a Ucrânia seria mantida fora da NATO, o Nord Stream 2 seria posto a funcionar sem mais demoras, a defesa da Europa seria entregue à União Europeia, a NATO seria desmantelada e os militares americanos seriam corridos da Europa. Mas como não vivemos num mundo racional, a Europa vai humilhar-se e manter-se em estado de vassalagem perante os EUA. Má sorte a nossa…

  4. Há mais gás e mais mundo para além da Rússia, será que só agora se aperceberam que aquilo é um mundo à parte não disposto a alinhar num mundo civilizado? Infelizmente parece ser esta a realidade e terá que ser tomada a sério para não sermos asfixiados por tal regime!

    • Há que agradecer à grande Merkel (e companhia) que, por questões económicas, deixou o Putin chegar onde chegou, principalmente com o NS1 que liga a Rússia à Alemanha inaugurado em 2012 e o NS2 (paralelo ao NS1) que está pronto inaugurar!!
      Além de que a Alemanha é o 2° parceiro comercial da Rússia, apenas atrás da China!
      Preferiram “patrocinar” um ditador do que ajudar a Europa a encontrar soluções alternativas ao gás e petróleo russos e o resultado está à vista.

      • 100% de acordo. A Alemanha anda há 20 anos a fechar centrais nucleares e centrais a carvão para ficar bem na fotografia, para parecer que é muito “verde” e se preocupa com o clima, sem ter um plano B. Agora está numa situação de dependência energética da Rússia, e só tem a si própria a culpar-se.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.