O presidente dos EUA, Joe Biden, garantiu hoje que o gasoduto Nord Stream 2 ficará em causa se a Rússia invadir a Ucrânia, enquanto a Alemanha escusou-se a revelar se vai suspender as licenças.
“Se a Rússia invadir [a Ucrânia], e isso significa tanques e tropas a cruzar a fronteira com a Ucrânia, não haverá mais Nord Stream 2. Acabamos com isso”, afirmou Joe Biden, numa conferência de imprensa conjunta com o chanceler alemão, Olaf Scholz, na Casa Branca.
Por sua vez, Scholz escusou-se a garantir se está disposto a suspender as licenças para o gasoduto, caso a Rússia invada a Ucrânia.
“Estamos a trabalhar em conjunto. Estamos absolutamente unidos não vamos dar passos diferentes”, sublinhou Olaf Scholz.
Os dois governantes adiantaram ainda que foi acordado um pacote de “fortes sanções” a impor à Rússia em caso de invasão.
Joe Biden vincou também que a relação com a Alemanha não enfraqueceu e que “não restam dúvidas quanto à aliança” bilateral.
O presidente norte-americano já tinha afirmado hoje que os EUA e a Alemanha estão a trabalhar “em sintonia” perante a “agressão” da Rússia na Europa.
A primeira reunião na Sala Oval da Casa Branca entre Biden e Scholz acontece num momento em que também alguns parceiros da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte) têm criticado a posição de Berlim, que se tem recusado a estabelecer um limite claro sobre as possíveis ações de Moscovo na Ucrânia.
A Ucrânia e os seus aliados ocidentais acusam a Rússia de ter concentrado dezenas de milhares de tropas na fronteira ucraniana para invadir novamente o país, depois de lhe ter anexado a península da Crimeia em 2014.
A Rússia nega qualquer intenção bélica, mas condiciona o desanuviamento da crise a exigências que diz serem necessárias para garantir a sua segurança, incluindo garantias de que a Ucrânia nunca fará parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
Com mais de 41 milhões de habitantes, a Ucrânia é o segundo maior país da Europa em área, depois da Rússia.
A Alemanha é o principal problema é a maior culpada da Rússia fazer o que quer!…
Nâo é de Bom Censo Político a Europa vêr-se compremetida sempre há espera das Decisôes Políticas da Casa Branca. Como se fossem os Americanos a por Comida na mesa dos Europeus, Sinceramente faz pensar a qualquer Mente Racional estas jogadas Politicas aonde se objectiva a alguns regimes como bodes Espiatórios
Numa Europa que aos poucos se tem submetido economicamente em nome da globalização, sobretudo ao regime chinês, não parece muito competente para andar pelo seu próprio pé, se falhar a mão americana, não vejo muito bem como nós europeus estejamos preparados para enfrentar os ditadores a leste da Europa! Este Putin parece ter mentalidade de há um século!