Várias pessoas nas ruas de Donetsk celebraram discurso de Putin. Zelensky avisa que a Ucrânia não tem medo de ninguém.
O que muitos especialistas e comentadores previam aconteceu: logo no dia seguinte ao encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, Vladimir Putin movimentou-se em direcção à Ucrânia.
O presidente da Rússia não quis retirar o foco dos Jogos Olímpicos que se realizaram em Pequim, do seu “amigo” Xi Jinping, presidente da China. O evento terminou neste domingo e, nesta segunda-feira, Putin anunciou que reconhece a soberania das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.
Com Donetsk e Lugansk a obterem o estatuto de território russo, segundo o Governo de Moscovo, Vladimir Putin tem agora um pretexto para enviar militares para aquela região – e essa mobilização do exército vai mesmo acontecer, para “manter a paz”.
Poucas horas depois, foram vistos e fotografados tanques russos na região.
Nesta segunda-feira o presidente da Rússia falou na televisão estatal, durante quase uma hora, num discurso duro e com tons de ameaçador.
Considerou que “a Ucrânia moderna foi criada pela Rússia comunista”, enquanto a existência da NATO transformou a Ucrânia num “teatro de guerra”.
O país ucraniano, ainda de acordo com Putin, atravessa uma situação socio-económica difícil e é palco de corrupção de uma “colónia de fantoches”, deixando a ideia de que são outros países a controlar o que se passa dentro da Ucrânia.
Putin também alegou questões de segurança naquela região: “Quase todos os dias estão a atacar aldeias em Donbass e estão a reunir grandes conjuntos de tropas. Idosos e crianças estão a ser torturados. Não há um fim à vista. Tudo porque estas pessoas não quiseram apoiar o golpe de Estado de 2014″.
E reforçou a tese de que, se a Ucrânia se juntar à NATO, essa adesão será uma ameaça à segurança da Rússia.
“Estamos preparados para mostrar como é a verdadeira descomunização. Isso é o que eles chamam de descomunização… Vocês querem descomunização? Isso convém-nos. Mas não parem no meio do caminho. Estamos prontos para mostrar à Ucrânia o que a verdadeira descomunização significa”, avisou Vladimir Putin.
Ucrânia não tem medo, mas há festejos
O presidente da Ucrânia não tem medo: “Estamos em nossa casa e não devemos nada a ninguém nem vamos entregar nada a ninguém. Não somos os mesmos de 2014. Não tenho medo de nada nem de ninguém“.
Volodymyr Zelensky reagiu, também nesta segunda-feira, ao anúncio de Putin e assegurou que o Executivo ucraniano já está a conversar com os seus aliados europeus e com a Organização das Nações Unidas (ONU) – o Conselho de Segurança da ONU já se reuniu entretanto, num encontro urgente.
Dos Estados Unidos da América chegou a reacção do presidente Joe Biden. A primeira decisão foi proibir investimentos – comércio ou financiamento – nas regiões de Donetsk e Luhansk.
Entretanto, já nesta terça-feira, na Alemanha o chanceler Olaf Scholz avisou que certificação do gasoduto Nord Stream 2 não vai avançar, para já. O Nord Stream 2 é o segundo gasoduto de gás natural entre Rússia e Alemanha.
Em Donetsk houve festejos. Pessoas saíram às ruas com bandeiras da Rússia e celebraram o anúncio de Vladimir Putin com cânticos pró-Rússia e com fogo-de artifício.
Na minha opinião é para começar a guerra.
Pois, está-se mesmo a ver que sim. Opiniões como as do Herman. Eu também tenho a minha mas não a dou a qualquer um. Só a gente sensata!
“para manter a paz”?! Hahahahaaa….
Quer dizer, que da mesma forma, a Russia irá reconhecer a independencia da Chechénia . Certo ?
HAHAHAHA
Deixem-me rir , porque chorar , já choro a muito .
Então , quando há problemas , muito graves basta lembrar Chernobil .
Ai , já deu jeito , a Europa e os Estado Unidos , será que já pensaram ,em pagar a fatura !!!
Será que as boas intenções , me estão a lembrar o ditador , que foi combatido na década de 40 , agora , como
não conseguiram mais do que escolheram , nunca deixaram de pensar , em tomar , todas as ” republicas independentes ”
que de se poderiam afastar do Supremo Poder Putista , que o que era de esperar, afinal sempre aconteceu , só os lorpas e
que podiam pensar em ataque a Quarta-feira , que disparate pegado , era logico que até acabarem “os jogos de inverno , que ele apoiou de braços abertos com o xi , nada ia acontecer , não pensarem , que era um jogo de distração para ele se preparar
para que as ditas milicias pró sovieticas , que nunca foram mais, que tropas colocadas na Ucrania , com a intenção de
invadir, descaradamente .
Não é real , num dia haver 70 0000 pedidos de passaporte , a quem ???
Se não foi a Ucrania a emitir os passaportes , então …. como pode um pais , passar passaportes , para receber cidadãos
convidados a força , …. o hitler , fez a mesma coisa aos Judeus Polacos e outros povos ,.
Estamos a rever a historia novamente com 80 anos de diferença , SÓ QUE AGORA , … O LIBERTADOR , É O OPRESSOR !!
Regressa Estaline , ainda vais acabar por ser perdoado , junta-te aos teus inimigos da altura , que ainda vão acabar por ser santificados . A Europa , admirada , vê , . .. pouco pode fazer , senão assobiar para o lado .
Mas não vamos nós , começar uma guerra , que ninguém quer aparentemente , enquanto isso o Camarada putin vai invadindo , os territórios que lhe estejam mais a mão de semear !!
Qual será o próximo , Polónia , Roménia , e com as boas relações com o xi , Macau , Taiwan , Japão , estou a divagar , será bom que isto não se volte a acontecer , … nessa altura já cá não estou , mas deixo uma boa herança aos filhos e netos.
“Já choro há muito” – Pronto. Está corrigido. É que senão o meu amigo perde a credibilidade na segunda linha.
Mas que grande artista e o ocidente vai assistindo pacificamente ao espetáculo! O pior será se depois deste o artista pensar montar palco a oeste!
Bem, ao menos saberíamos com o que contar … Já com os ovos moles que temos a políticos pelo ocidente só podemos contar com o pior. E às vezes ainda somos surpreendidos pela negativa! Écaso para morrer de apoplexia!
“…Com Donetsk e Lugansk a obterem o estatuto de território russo…”
Será que o autor sabe o significado da palavra “soberania”? O reconhecimento da soberania das duas repúblicas não é, obviamente, para lhes conceder o “estatuto de território russo”…
Quanto ao resto. A Rússia está preparada para fazer face a quaisquer sanções impostas pelos EUA ou pela Europa.Mas estará a Europa preparada para ficar sem acesso ao gás e ao petróleo Russos? E estará ela preparada para ficar ainda mais dependente dos EUA? Julgo que as próximas eleições na França vão mostrar que os europeus preferem falar com a Rússia a ficar em situação de vassalagem para com os americanos.
A que europeus te referes?
Eu sou europeu e prefiro falar com os americanos a prestar vassalagem ao império soviético.
Aliás, até prefiro “prestar vassalagem” aos americano, a sentir uma pontinha de cheiro de ditaduras rasputinianas.
Não existe qualquer “império soviético” desde 1992. Ter relações normais com a Rússia não é vassalagem. Pertencer à NATO é que é vassalagem aos ocupantes americanos.
Claro que sim … Lonestar. Diz-te alguma coisa? Claro que não … Mas eu explico-te: Como gostas de americanos passas tu a pagar as faturas do Novo Banco. que dizes?? Para mim são tão bons uns como os outros no que toca a políticos mas tenho cá a ideia que se dependesse de um vulgar russo ou de vulgar americano já não seria a mesma história.
Ainda assim, parem de tomar partidos em coisas que não chegam sequer a entender pela rama!
Benvindos a um mundo Multipolar … Se é o melhor, não sei! O tempo dirá.
Seria grandioso a macacada entender-se para partir à conquista do espaço mas como há por aí demasiados egos e mentecaptos não assistirei a isso na minha vida.
Ainda alguém , duvida dos próximos episódios ???
A Europa , não se quer envolver ! Os Americanos , nem se querem envolver !!
A Europa , diz , que ,…., mas esquece , que quem começou a segunda guerra mundial , quem ficou com a parte de leão , na
partilha , no espólio , ?? Quem que reaver , o poder politico e territorial perdido ??
Quem , quer atacar , para » legitimar » a guerra ?? É evidente , que o putin , sabe que quer ser atacado , para se desculpar
e dizer que só se defende , e além disso , foram as populações que até pediram passaporte , para serem obrigadas a deixar as suas casas e bens , metidos em autocarros e levados para parte incerta .
Os que sobreviverem , possivelmente , deixarão de ter contacto , com familiares, o triste exemplo , copiado da actuação dos
exércitos hitlerianos , expulsar os novos Judeus , reconquistar os territórios , que estiveram sob a alçada soviética a seguir a guerra , …
Gostaria de encontrar , o Jerónimo , para lhe fazer algumas perguntas , mas …. se calhar , ainda tinha algum ataque , e ainda era eu o responsável .
Nem vale a pena , tentarem provocações , entendo este espaço , como espaço de opinião , e não para lavar roupa suja .
Todas as ideias e opiniões , valem o que valem , e como tal não serei eu a atacar , concorde ou discorde de qual opinião aqui manifestada .
Mas um coisa , para mim tenho , até contrário , uns vão dizer , que não serão verdade as imagens e noticias , outros dirão ser
tudo verdade , outros ainda , assobiam par o lado !!!
Este putoIN é um terror para o mundo. É preciso ser caçado imediatamente. Um Hitler II, no séc. XXI, é inadmissível.