Alemanha recebeu alerta sobre pior catástrofe natural das últimas décadas

Sascha Steinbach / EPA

Mau tempo causa destruição na Alemanha

Para Hannah Cloke, o impacto das inundações na Europa Ocidental representa um “fracasso monumental” que “deveria ter sido evitado”.

Numa entrevista ao The Sunday Times, a investigadora Hannah Cloke revelou que o Governo alemão recebeu um alerta detalhado sobre as cheias que vitimaram mortalmente mais de 160 pessoas no país.

Para a professora de Hidrologia na Universidade de Reading, no Reino Unido, e uma das responsáveis pelo Sistema Europeu de Alerta de Cheias, a gestão deste caso tratou-se de um “erro de sistema monumental”.

Se as autoridades tivessem agido depois de terem recebido a informação, aquela que foi a pior catástrofe natural da Alemanha das últimas décadas poderia ter sido evitada. “O facto de as zonas não terem sido evacuadas, ou de as pessoas não terem recebido um aviso, mostra que algo correu mal“, afirmou, citada pelo Público.

O Politico adianta que este tipo de alertas são enviados às autoridades de cada país, que devem alertar as autoridades locais e emitir avisos de evacuação. No caso da Alemanha, a comunicação não terá sido suficientemente clara.

Os primeiros sinais foram detetados nove dias antes. O organismo europeu enviou um alerta à Alemanha e à Bélgica sobre cheias nos rios Reno e Meuse quatro dias antes e, nas 24 horas que antecederam o desastre, houve um alerta sobre que localidades iam ser afetadas pelas cheias.

“Creio que uma comunicação mais clara deverá fazer parte da resposta para melhorar todo o sistema de preparação para as inundações no futuro, particularmente num mundo onde as alterações climáticas estão a tornar os acontecimentos mais extremos”, rematou Hannah Cloke.

Karl Lauterbach, do Partido Social Democrata (SPD), disse que a Alemanha tem de estar mais bem preparada. “É preciso conseguir a infraestrutura necessária, pô-la a funcionar, e a prevenção de catástrofes tem de ter um lugar central na política​”, afirmou o responsável por questões de saúde, que integra o Governo de coligação.

O Público salienta ainda que o partido A Esquerda (Die Linke) pediu a demissão do ministro do Interior, Horst Seehofer, da CSU (centro-direita), e acusou o ministério de ou não ter levado o aviso a sério, ou de não o ter encaminhado com a urgência necessária às autoridades locais.

Aos jornalistas, o governante disse que “é inconcebível dizer que uma catástrofe como esta pudesse ser gerida centralmente”. “É preciso conhecimento local”, frisou o ministro do Interior.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio abre o jogo sobre o futuro do PDS. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

Corpo encontrado em parque natural será de Gabby Petito

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). "No início do dia de …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …

Descoberta de ossos com mais de 120 mil anos pode revelar a primeira evidência de uma fábrica de roupa

Uma equipa de arqueólogos encontrou aquela que pode ser a primeira evidência de uma fábrica de roupa. A descoberta foi feita numa caverna em Marrocos e foi datada de há cerca de 120 mil anos. Emily …