Aldeia do concelho de Moura regista surto de 26 casos. Vimieiro com 10 infetados

Hugo Delgado / Lusa

Um surto de covid-19 surgiu na aldeia de Póvoa de São Miguel, no concelho Moura, distrito de Beja, e já existem 26 casos confirmados, dos quais um está internado. Na vila de Vimieiro, concelho de Arraiolos, o número de casos aumentou para 10.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador do serviço municipal de proteção civil, Diogo Saraiva, adiantou que os primeiros quatro casos positivos foram detetados há quase 15 dias nesta aldeia alentejana.

Desde logo, referiu, foi feito pela Saúde Pública “o rastreio de contactos diretos” dos primeiros quatro infetados e, posteriormente, realizaram-se os testes à covid-19.

Na última terça-feira, segundo o responsável, foram testadas 53 pessoas, cujos resultados permitiram detetar mais 12 casos confirmados da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

“Mas foi necessário aprofundar as ligações” com os casos positivos confirmados, pelo que foram feitos mais 142 testes, na sexta-feira, que resultaram em mais 10 casos positivos, adiantou.

Até este domingo, precisou o coordenador do serviço municipal de proteção civil de Moura, existem 26 casos confirmados de covid-19 em Póvoa de São Miguel, encontrando-se uma dessas pessoas internada no hospital de Beja.

Um grupo de voluntários vai distribuir, na segunda-feira, cerca de 500 máscaras pela população, numa ação “porta a porta” que conta com o apoio do serviço municipal de proteção civil e da junta de freguesia.

O concelho de Moura, de acordo com a proteção civil municipal, regista 43 casos ativos de covid-19, nomeadamente 26 em Póvoa de São Miguel, 10 em Amareleja, seis em Moura e um em Santo Aleixo da Restauração.

Entretanto, os casos positivos de covid-19 na vila de Vimieiro, concelho de Arraiolos, aumentaram para 10, mais dois nas últimas horas, existindo também mais uma pessoa internada no hospital de Évora.

A presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, indicou à agência Lusa que os novos casos da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 são o de uma pessoa da família dos oito primeiros infetados e o de outra da comunidade.

Segundo a autarca, estes 10 casos positivos em Vimieiro dizem respeito aos dados até ao final do dia de sábado e refletem os cerca de 50 testes à covid-19 que foram feitos, nos últimos dias, e cujo resultado já é conhecido.

Nesta vila do distrito de Évora, alguns cafés e restaurantes e equipamentos para crianças da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro (SCMV) encontram-se fechados, por precaução, depois de oito pessoas terem testado positivo para a covid-19.

A SCMV anunciou que também vai suspender as visitas aos utentes do seu lar de idosos, a partir de segunda-feira e por tempo indeterminado, em coordenação com as autoridades de saúde e o Centro Distrital de Évora da Segurança Social.

No sábado, foram realizados mais 20 testes a pessoas que estiveram em contacto com os infetados, adiantou a autarca de Arraiolos, referindo que ainda não possui informação sobre os respetivos resultados.

Sílvia Pinto precisou que do surto de Vimieiro encontram-se internadas no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) três pessoas, mais uma do que na sexta-feira, todas elas “idosas e com histórico de problemas de saúde”.

Portugal contabiliza pelo menos 1.717 mortos associados à covid-19 em 50.164 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …