Eventual candidatura de Albuquerque a Belém é “brincar à política” em tempo de crise

Tiago Petinga / Lusa

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

A eventual candidatura de Miguel Albuquerque a Belém, anunciada no mesmo dia em que se soube que está a ser investigado por corrupção, “não é para ser levada a sério”, disse o líder parlamentar socialista na assembleia madeirense.

Miguel Albuquerque, presidente do Governo regional da Madeira, admitiu esta quarta-feira que pode ser candidato à Presidência da República. No entanto, Miguel Iglésias, líder do grupo parlamentar do PS, disse ao Expresso que esta intenção não “é para levar a sério”.

O presidente do Governo regional admite entrar na corrida a Belém por considerar que faz falta uma candidatura de centro-direita e reformista. Para os socialistas, Albuquerque está a “brincar à política” numa altura em que a Madeira enfrenta a maior crise económica do último século.

O maior partido da oposição no parlamento madeirense classifica esta intenção “como uma manobra de diversão para desviar a atenção da situação de emergência económica que a região vai enfrentar devido à covid-19, que será a maior crise dos últimos 100 anos”.

Não sei se isto é um tiro de pólvora seca, mas parece-me que não é sério e que é brincar à política numa altura tão difícil para os madeirenses e os porto-santenses”, referiu Iglésias.

Já o CDS olha com outros olhos para esta eventual candidatura. Rui Barreto, presidente do partido e secretário regional da Economia, considera que é “preciso uma pedrada no charco” já que, neste momento, “António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa parecem sócios da mesma sociedade e é o primeiro-ministro socialista que lança a recandidatura do Presidente da República”.

“Se Miguel Albuquerque avançar terá todo o meu apoio”, garantiu.

Albuquerque suspeito em processo por corrupção

No mesmo dia em que se assumiu como possível candidato à Presidência da República, Albuquerque ficou a saber que está sob investigação num inquérito do Ministério Público por causa da venda da antiga Quinta das Rosas ao Grupo Pestana e da eventual ligação desse negócio à adjudicação por ajuste direto do Centro Internacional de Negócios da Madeira à mesma empresa.

De acordo com a Sábado, o caso visa indícios dos crimes de participação económica em negócio e prevaricação, para além da eventual violação das regras comunitárias em matéria de adjudicação.

O presidente do Governo Regional da Madeira disse desconhecer a existência de qualquer processo em que esteja a ser investigado por corrupção. “Desconhecemos qualquer processo que esteja, eventualmente, a decorrer”, refere numa resposta enviada à Lusa.

Na origem do processo estará uma adjudicação sem concurso, em março de 2017, à Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM) para a exploração do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) e a criação e manutenção de estruturas na Zona Franca Industrial.

Em junho, Miguel Albuquerque, a Machado de Albuquerque, lda, e a Andrade de Albuquerque, lda, venderam os empreendimentos turísticos Quinta do Arco à CA Património Crescente, gerido pela Square Asset Management.

Segundo Albuquerque, as transações são “de conhecimento público, os documentos de escrituras acessíveis a qualquer pessoa” e “todo o processo decorreu de uma forma absolutamente transparente”, tendo tido início “muito tempo antes de o Governo Regional ter iniciado funções, em abril de 2015. Além disso, acrescenta, todos os impostos foram liquidados, a nível individual e empresarial.

 

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ó Albuquerque nem te atrevas, levas uma banhada que nunca mais te seguras. Ainda por cima, agora que és suspeito de corrupção com negociatas em imobiliário e outros. Tem juízo e enxerga-te!

RESPONDER

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …