Miguel Albuquerque admite entrar na corrida a Belém (e acusa Marcelo de ser “bengala” do Governo”)

Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, admitiu esta quarta-feira candidatar-se à Presidência da República, detalhando que já foi sondado por várias pessoas que o apoiam numa eventual candidatura.

Em entrevista à Rádio Observador, Miguel Albuquerque, que é também o líder do PSD Madeira, disse que uma eventual candidatura “é uma hipótese que nunca é de descartar em função da evolução da situação [que vivemos]”, uma vez que não há no horizonte um candidato de centro-direita, situação que Miguel Albuquerque diz ser “um pouco bizarra”.

Se for candidato à Presidência da República, disse, não vai abandonar o Governo regional da Madeira uma vez que o atual Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, “também vai exercer as funções de presidente enquanto for candidato”.

Na mesma entrevista, deixou duras críticas ao atual chefe de Estado, bem como ao Governo de António Costa. “Esta situação de unanimismo, de circo que está montado, este namoro entre o primeiro-ministro e Presidente não é bom para Portugal. Tem de haver um escrutínio. E têm de se discutir as questões fundamentais”, disse, considerando que as eleições são essenciais para o debate político e para o futuro dos portugueses.

Albuquerque foi ainda mais longe, acusando Marcelo de ser uma “bengala” do Governo.

“Se se mantiver o apoio de António Costa ao atual Presidente o centro-direita reformista e que é defensor de um Portugal moderno, desconcentrado, aberto ao mundo fica sem candidato e isso é o pior que pode acontecer neste momento ao país”, continuou.

Mesmo que “o candidato do primeiro-ministro seja o atual Presidente da República, o PSD tem duas opções: ou dá liberdade de voto ou apoia um candidato da área do PSD”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …