Akon ainda não construiu a “Wakanda da vida real”, mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o Uganda também quer agora uma cidade no seu território.

De acordo com o The Washington Post, a nação da África Oriental concordou em identificar “um local adequado em Uganda com não menos de uma milha quadrada, que será disponibilizado para ele e a sua equipa”, disse Isaac Musumba, ministro do Desenvolvimento Urbano de Uganda.

Akon ficará responsável por atrair investimentos e administrar o projeto e vai consultar o governo do Uganda para propor um tema para a “cidade satélite”. “Gostaríamos de emular o que foi feito noutros lugares para termos uma cidade de Akon aqui”, disse Musumba.

Esta ideia surge depois de Akon, um nativo do Missouri cuja família vem do Senegal, ter falado, em setembro de 2020, sobre o seu desejo de criar uma versão da vida real de Wakanda, o reino futurístico da África retratado na “Pantera Negra” da Marvel.

Os planos para a primeira Akon City envolvem a construção de condomínios de luxo, um resort à beira-mar, escritórios e até mesmo uma universidade em arranha-céus tubulares que parecem desafiar a gravidade. Planeada como um destino de luxo para os negros americanos, Akon City será movida a energia solar e ecologicamente correta.

Moradores e visitantes poderão fazer compras com Akoin, que, segundo a sua visão, será uma moeda global.

Os designs chamativos para o que agora é uma vila agrícola na costa do Senegal foram confrontados com algum ceticismo. Os locais apontam que as estruturas de metal e vidro – que Akon diz serem destinadas a “assemelharem-se a esculturas africanas reais que fazem nas aldeias” – são inadequadas para o clima abafado.

Outros observam que, apesar do objetivo de usar artesãos e materiais locais, Akon contratou um arquiteto de Abu Dhabi e um norte-americano para construir a cidade.

Por outro lado, numa região faminta de turismo, as autoridades do Uganda têm estado recetivas às promessas de Akon de atrair investimentos e criar empregos.

“Há tanto sobre o Uganda que nunca soube que existia”, disse Akon. “Estou determinado a expor isto. Quero que as pessoas entendam como o Uganda é lindo e a melhor forma de o fazer é construir a minha cidade aqui”.

A construção da cidade não será concluída até 2036 por causa da quantidade de infraestruturas, como estradas pavimentadas, que deve ser construída primeiro.

No Senegal, Akon arrecadou pelo menos quatro mil milhões dos seis mil milhões de dólares necessários para construir a cidade e o projeto ainda não foi iniciado. O partido de oposição do Uganda, o Fórum para a Mudança Democrática, disse que era “um segredo público” que Akon City nunca viria a existir.

Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. PARABÉNS AKON!!! Tomara que consiga!!! Isso é um ser humano pensando no próximo. Onde estão as igrejas agora?

RESPONDER

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …