/

Akon vai construir uma “Wakanda da vida real” no Senegal

U.S. Embassy Nairobi / Wikimedia

O cantor norte-americano Akon.

O cantor norte-americano Akon anunciou, esta segunda-feira, que vai dar seguimento aos seus planos de criar uma cidade pan-africana futurista no Senegal.

Segundo a notícia avançada pela Associated Press, as obras vão começar no próximo ano e têm um custo previsto de 6 mil milhões dólares.

A primeira vez que Akon mencionou esta ideia foi em 2018, referindo-se a ela como uma “Wakanda da vida real”. Wakanda é um país fictício localizado na África subsariana e que é retratada no filme “Pantera Negra”, cujo ator principal, Chadwick Boseman, morreu recentemente.

Embora tenha nascido nos Estados Unidos, o cantor de R&B passou uma grande parte da sua infância no Senegal, terra natal do seu pai.

Na segunda-feira, Akon disse que esperava que o seu projeto proporcionasse os empregos necessários para os senegaleses e também servisse como uma “casa em casa” para americanos negros e outros que enfrentam injustiças raciais.

“O sistema de lá trata-os injustamente de tantas maneiras diferentes que você não consegue imaginar. E eles só passam por isso porque sentem que não há outra alternativa”, disse Akon.

“Portanto, se você vem da América ou da Europa ou de outro lugar da diáspora e sente que deseja visitar África, queremos que o Senegal seja a sua primeira paragem”, acrescentou.

O autor dos hits “Lonely”, “Right Now (Na Na Na)” e “Smack That”, viajou com funcionários do Governo até Mbodienne, a cerca de 100 quilómetros da capital senegalesa, que será o local o escolhido para a cidade utópica.

Esta não será provavelmente a melhor altura para iniciar um projeto ambicioso, tendo em conta as circunstâncias da economia mundial devido à pandemia de covid-19.

“A covid-19 semeou dúvida em todo o lado. Isto significa que quem tinha dúvidas sobre a atratividade do Senegal e de África em geral deve convencer-se de que há homens e mulheres que acreditam em África”, disse o ministro do Turismo senegalês, Alioune Sarr.

Akon garante que o projeto já tem um terço dos 6 mil milhões de dólares necessários, embora não revela a identidade dos investidores. Com início previsto para o próximo ano, o artista norte-americano diz que só a primeira fase do projeto pode demorar três a ficar concluída.

A Akon City planeia ter um resort à beira-mar, um centro tecnológico, estúdios de gravação e até uma zona chamada “Senewood”, em alusão a Hollywood, que esperam que ajude a desenvolver a indústria cinematográfica do país.

A cidade espera também ter o seu próprio hospital e esquadra da polícia. Além disso, tem já uma criptomoeda própria, chamada AKoin.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.