Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

Manuel de Almeida / Lusa

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou.

O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a criação de um apoio à deslocação de professores – como incentivo de fixação de docentes -, que estava prevista no Orçamento de Estado para 2020 (OE2020), ficou na gaveta – e nem está prevista para o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021).

No OE para 2020 previa-se a “criação de incentivos à aposta na carreira docente em áreas do país e grupos de recrutamento onde a oferta de profissionais possa revelar-se escassa” – o que não aconteceu.

Segundo o mesmo jornal, as dificuldades em colocar professores aumentaram e há mais horários recusados. Uma das razões é o elevado preço das casas.

O JN relata o caso de uma professora da Trofa que concorreu para Oeiras porque o município tem um programa da autarquia de apoio a estes professores. Esta docente tinha estado cinco anos sem dar aulas porque não conseguiria suportar os custos de ir para longe de casa.

Outro caso é o de um professor de Lousada que foi colocado a 600 quilómetros de casa e acabou por denunciar o contrato por não ter as ajudas de custo prometidas no OE2020.

De acordo com Vítor Godinho, dirigente da Federação Nacional de Professores, as contratações tinham, na quarta-feira, 396 horários por preencher, dos quais 42 completos e 253 superiores a oito horas letivas. A maioria das vagas livres localizam-se em Lisboa (181), Setúbal (77), Faro (34) e Porto (22).

Segundo os professores, se não for criado um subsídio para apoiar os custos de alojamento, “o ensino estará em risco”.

O Orçamento da Educação é debatido esta sexta-feira no Parlamento. Fonte oficial do Ministério da Educação garantiu, em declarações ao JN, que o trabalho no sentido de criar estes apoios “foi iniciado, está em curso e será incrementado”. Porém, “a pandemia exigiu uma concentração de esforços noutras dimensões”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …