Ajo é o primeiro gato clonado na China. Dono pagou 32 mil euros

Pela primeira vez, uma empresa privada conseguiu clonar um gato na China, avanço científico que poderá levar à clonagem de outros animais, como os pandas, noticia a Agence France-Presse.

Depois de perder o seu gato de estimação, Huang Hu ficou destroçado e, por isso, decidiu recorrer à Sinogene, uma empresa biotecnológica comercial de clonagem de animais.

“No meu coração o Ajo é insubstituível“, disse o jovem de 23 anos, citado pelo jornal norte-americano The New York Times.

Sete meses depois da morte de Ajo, Huang Yu passou a conviver com uma cópia do felino. “É parecido em mais de 90%”, afirmou, dizendo esperar que o gato clonado, nascido em  em julho de uma gata portadora, tenha a mesma personalidade que o original.

Ajo é o primeiro gato clonado pela Sinogene, que desde 2017 já clonou 40 cães.

Para levar a cabo um processo de clonagem de animais de estimação na China, os donos estão dispostos a pagar 250.000 yuanes (31.700 euros) pela cópia de um gato ou 380.000 (48.000 dólares) por um cão.

Recorda a AFP que, nas últimas décadas, os chineses têm-se apaixonado pelos seus animais de estimação, que eram proibidos durante o período de Mao.

Um relatório da organização Pet Fair Asia e do site Goumin.com, citada pela mesma agência, dá conta que os gastos relacionados com animais domésticos representaram no ano passado 171 mil milhões de yuanes (21,4 mil milhões de euros).

Em declarações à AFP, o diretor executivo da empresa, Mi Jidong, disse que, apesar preços elevados, nem todos os que procuram a empresa recebem grandes salários.

“Na verdade, uma grande proporção de clientes são jovens que só se formaram nos últimos anos (…) Qualquer que seja a origem dos animais de estimação, os proprietários os verão como parte da família. A clonagem de animais atende às necessidades emocionais das gerações jovens”, explicou.

A clonagem de Ajo pode abrir portas para clonar mais animais, como é o caso dos pandas, feito que a China tenta alcançar há duas décadas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …

Lech Poznań 2 - 4 Benfica | Darwin e a teoria da vitória

Pela primeira vez na fase de grupos da Liga Europa, desde que a prova foi criada na época 2009/10, o Benfica iniciou da melhor forma o trajecto na competição, venceu em solo polaco o Lech …

Coimas do BdP a ex-administrador do Montepio prescritas pelo Tribunal da Concorrência

O Tribunal da Concorrência declarou na quarta-feira a prescrição das contraordenações imputadas pelo supervisor ao ex-administrador do Montepio Rui Amaral, num processo que já teve sentença anulada pelo Tribunal da Relação e que tem novo …

Airbus testa novo avião que bate a ponta das asas (e pode diminuir a turbulência)

O último teste de voo realizado pelo AlbatrossOne, da multinacional Airbus, veio provar que o "bater da ponta das asas" pode melhorar o desempenho da aeronave. Além disso, o avião atingiu agora uma nova meta …

Caso Marega: três jogos à porta fechada para o Vitória

Decisão conhecida oito meses depois do jogo em Guimarães. Punição será aplicada quando os adeptos voltarem aos estádios. O jogo foi disputado no dia 16 de fevereiro, a decisão chegou no dia 20 de outubro: o …

Mais de 70% dos norte-americanos teme tumultos e violência após as eleições

Quase três quartos (72%) dos norte-americanos estão preocupados com tumultos ou episódios de violência após as eleições presidenciais, agendadas para novembro, revela um nova sondagem. Os números são de uma pesquisa de opinião divulgada esta …

Governo adequa cálculo do subsídio de desemprego à redução do período de descontos

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o diploma que adequa a fórmula de cálculo do subsídio de desemprego tendo em conta a redução do prazo de garantia no acesso a este apoio prevista no …

Apps de rastreio: não há evidências que estejam a ajudar a travar a covid-19

Em Portugal, a aplicação de rastreio de contactos StayAway Covid não está a ser bem recebida, com muitos a temerem a sua ineficácia e problemas relacionados com a privacidade. Durante a primeira vaga de covid-19, investigadores …