/

Ajo é o primeiro gato clonado na China. Dono pagou 32 mil euros

Pela primeira vez, uma empresa privada conseguiu clonar um gato na China, avanço científico que poderá levar à clonagem de outros animais, como os pandas, noticia a Agence France-Presse.

Depois de perder o seu gato de estimação, Huang Hu ficou destroçado e, por isso, decidiu recorrer à Sinogene, uma empresa biotecnológica comercial de clonagem de animais.

“No meu coração o Ajo é insubstituível“, disse o jovem de 23 anos, citado pelo jornal norte-americano The New York Times.

Sete meses depois da morte de Ajo, Huang Yu passou a conviver com uma cópia do felino. “É parecido em mais de 90%”, afirmou, dizendo esperar que o gato clonado, nascido em  em julho de uma gata portadora, tenha a mesma personalidade que o original.

Ajo é o primeiro gato clonado pela Sinogene, que desde 2017 já clonou 40 cães.

Para levar a cabo um processo de clonagem de animais de estimação na China, os donos estão dispostos a pagar 250.000 yuanes (31.700 euros) pela cópia de um gato ou 380.000 (48.000 dólares) por um cão.

Recorda a AFP que, nas últimas décadas, os chineses têm-se apaixonado pelos seus animais de estimação, que eram proibidos durante o período de Mao.

Um relatório da organização Pet Fair Asia e do site Goumin.com, citada pela mesma agência, dá conta que os gastos relacionados com animais domésticos representaram no ano passado 171 mil milhões de yuanes (21,4 mil milhões de euros).

Em declarações à AFP, o diretor executivo da empresa, Mi Jidong, disse que, apesar preços elevados, nem todos os que procuram a empresa recebem grandes salários.

“Na verdade, uma grande proporção de clientes são jovens que só se formaram nos últimos anos (…) Qualquer que seja a origem dos animais de estimação, os proprietários os verão como parte da família. A clonagem de animais atende às necessidades emocionais das gerações jovens”, explicou.

A clonagem de Ajo pode abrir portas para clonar mais animais, como é o caso dos pandas, feito que a China tenta alcançar há duas décadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.