Ajo é o primeiro gato clonado na China. Dono pagou 32 mil euros

Pela primeira vez, uma empresa privada conseguiu clonar um gato na China, avanço científico que poderá levar à clonagem de outros animais, como os pandas, noticia a Agence France-Presse.

Depois de perder o seu gato de estimação, Huang Hu ficou destroçado e, por isso, decidiu recorrer à Sinogene, uma empresa biotecnológica comercial de clonagem de animais.

“No meu coração o Ajo é insubstituível“, disse o jovem de 23 anos, citado pelo jornal norte-americano The New York Times.

Sete meses depois da morte de Ajo, Huang Yu passou a conviver com uma cópia do felino. “É parecido em mais de 90%”, afirmou, dizendo esperar que o gato clonado, nascido em  em julho de uma gata portadora, tenha a mesma personalidade que o original.

Ajo é o primeiro gato clonado pela Sinogene, que desde 2017 já clonou 40 cães.

Para levar a cabo um processo de clonagem de animais de estimação na China, os donos estão dispostos a pagar 250.000 yuanes (31.700 euros) pela cópia de um gato ou 380.000 (48.000 dólares) por um cão.

Recorda a AFP que, nas últimas décadas, os chineses têm-se apaixonado pelos seus animais de estimação, que eram proibidos durante o período de Mao.

Um relatório da organização Pet Fair Asia e do site Goumin.com, citada pela mesma agência, dá conta que os gastos relacionados com animais domésticos representaram no ano passado 171 mil milhões de yuanes (21,4 mil milhões de euros).

Em declarações à AFP, o diretor executivo da empresa, Mi Jidong, disse que, apesar preços elevados, nem todos os que procuram a empresa recebem grandes salários.

“Na verdade, uma grande proporção de clientes são jovens que só se formaram nos últimos anos (…) Qualquer que seja a origem dos animais de estimação, os proprietários os verão como parte da família. A clonagem de animais atende às necessidades emocionais das gerações jovens”, explicou.

A clonagem de Ajo pode abrir portas para clonar mais animais, como é o caso dos pandas, feito que a China tenta alcançar há duas décadas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …