Ahsrita Furman estabelece em Lagos recorde mundial de monociclo debaixo de água

Ahsrita Furman / Human Element Project

Em 2011 Ahsrita Furman estabeleceu em Coimbra um novo máximo mundial, ao percorrer mais de 3.000 metros debaixo de água em bicicleta.

Em 2011 Ahsrita Furman estabeleceu em Coimbra um novo máximo mundial, ao percorrer mais de 3.000 metros debaixo de água em bicicleta.

O norte-americano Ashrita Furman estabeleceu hoje o primeiro recorde do mundo a andar de monociclo debaixo de água, em 2.100 metros, proeza alcançada na piscina municipal de Lagos, no Algarve, registando o seu 169.º recorde do Guinness World Records.

O nova-iorquino Ashrita Furman, de 59 anos, detentor do maior número de recordes do Guinness, cumpriu 100 voltas à piscina em Lagos, na distância de 2.100 metros, em uma hora e 52 minutos, constituindo o primeiro recorde num monociclo debaixo de água.

O record terá agora que ser homologado pelo livro mundial de recordes.

“Diverti-me imenso e penso que este poderá ser um novo desporto. Sinto-me muito bem e com vontade de continuar, mas terminei porque sabia que tinha muita gente à minha espera”, disse Ashrita Furman ao sair da piscina após cumprir mais um recorde pessoal e mundial.

Ahsrita Furman / Human Element Project

O nova-iorquino Ahsrita Furman é o detentor do Record  do Guiness de maior número de records detidos

O nova-iorquino Ahsrita Furman é o detentor do Record do Guiness de maior número de records detidos

O empresário norte-americano, que detém actualmente 169 dos mais de 480 recordes mundiais alcançados ao longo de mais de 30 anos, dedicou “o novo recorde” a Sri Chinmoy, o seu antigo mestre de meditação.

“Pretendo demonstrar que a filosofia de auto transcendência consegue superar limites e ir mais além. Dedico este recorde a Sri Chinmoy, que foi o meu mestre de meditação ao longo de cerca de 40 anos”, observou Ashrita Furman.

Furman tem como lema de vida “derrubar normas e recordes do mundo”

O recordista profissional, equipado com um fato de mergulho e garrafas de ar, iniciou a proeza pouco passava das 10:00 da manhã, sentado num monociclo debaixo de água na piscina municipal de Lagos, acompanhado por elementos do Guiness World Records que iam registando o tempo e a distância percorrida.

De acordo com jurados, depois de “um período inicial algo lento, Ashrita manteve um ritmo elevado ultrapassando as marcas previamente estabelecidas para cada volta”.

Ashrita colocou como primeiro objectivo cumprir 53 voltas à piscina, na distância de cerca de 1.595 metros (cerca de uma milha terrestre) e como segundo objectivo as 76 voltas, mas acabou por superar todas as marcas.

Segundo os jurados, Ashrita não desrespeitou nenhuma das regras previamente estabelecidas que pudessem inviabilizar a homologação do recorde mundial.

As regras impediam que o norte-americano parasse ou saísse da água, permitindo apenas breves paragens com a colocação de um dos pés no chão para que fossem trocadas as botijas de ar.

O recorde de hoje em Lagos, é o segundo que o norte-americano alcança em Portugal, depois de, em 2011, ter estabelecido em Coimbra um novo máximo mundial, ao percorrer mais de 3.000 metros debaixo de água em bicicleta.

Ashrita Furman disse à agência Lusa que pretende voltar brevemente a Portugal para uma nova proeza mundial, que é “tentar superar a melhor marca mundial de encher balões”.

“Vou tentar encher o máximo de balões numa hora e ultrapassar o recorde mundial que está fixado em 582 balões”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …