Ahsrita Furman estabelece em Lagos recorde mundial de monociclo debaixo de água

Ahsrita Furman / Human Element Project

Em 2011 Ahsrita Furman estabeleceu em Coimbra um novo máximo mundial, ao percorrer mais de 3.000 metros debaixo de água em bicicleta.

Em 2011 Ahsrita Furman estabeleceu em Coimbra um novo máximo mundial, ao percorrer mais de 3.000 metros debaixo de água em bicicleta.

O norte-americano Ashrita Furman estabeleceu hoje o primeiro recorde do mundo a andar de monociclo debaixo de água, em 2.100 metros, proeza alcançada na piscina municipal de Lagos, no Algarve, registando o seu 169.º recorde do Guinness World Records.

O nova-iorquino Ashrita Furman, de 59 anos, detentor do maior número de recordes do Guinness, cumpriu 100 voltas à piscina em Lagos, na distância de 2.100 metros, em uma hora e 52 minutos, constituindo o primeiro recorde num monociclo debaixo de água.

O record terá agora que ser homologado pelo livro mundial de recordes.

“Diverti-me imenso e penso que este poderá ser um novo desporto. Sinto-me muito bem e com vontade de continuar, mas terminei porque sabia que tinha muita gente à minha espera”, disse Ashrita Furman ao sair da piscina após cumprir mais um recorde pessoal e mundial.

Ahsrita Furman / Human Element Project

O nova-iorquino Ahsrita Furman é o detentor do Record  do Guiness de maior número de records detidos

O nova-iorquino Ahsrita Furman é o detentor do Record do Guiness de maior número de records detidos

O empresário norte-americano, que detém actualmente 169 dos mais de 480 recordes mundiais alcançados ao longo de mais de 30 anos, dedicou “o novo recorde” a Sri Chinmoy, o seu antigo mestre de meditação.

“Pretendo demonstrar que a filosofia de auto transcendência consegue superar limites e ir mais além. Dedico este recorde a Sri Chinmoy, que foi o meu mestre de meditação ao longo de cerca de 40 anos”, observou Ashrita Furman.

Furman tem como lema de vida “derrubar normas e recordes do mundo”

O recordista profissional, equipado com um fato de mergulho e garrafas de ar, iniciou a proeza pouco passava das 10:00 da manhã, sentado num monociclo debaixo de água na piscina municipal de Lagos, acompanhado por elementos do Guiness World Records que iam registando o tempo e a distância percorrida.

De acordo com jurados, depois de “um período inicial algo lento, Ashrita manteve um ritmo elevado ultrapassando as marcas previamente estabelecidas para cada volta”.

Ashrita colocou como primeiro objectivo cumprir 53 voltas à piscina, na distância de cerca de 1.595 metros (cerca de uma milha terrestre) e como segundo objectivo as 76 voltas, mas acabou por superar todas as marcas.

Segundo os jurados, Ashrita não desrespeitou nenhuma das regras previamente estabelecidas que pudessem inviabilizar a homologação do recorde mundial.

As regras impediam que o norte-americano parasse ou saísse da água, permitindo apenas breves paragens com a colocação de um dos pés no chão para que fossem trocadas as botijas de ar.

O recorde de hoje em Lagos, é o segundo que o norte-americano alcança em Portugal, depois de, em 2011, ter estabelecido em Coimbra um novo máximo mundial, ao percorrer mais de 3.000 metros debaixo de água em bicicleta.

Ashrita Furman disse à agência Lusa que pretende voltar brevemente a Portugal para uma nova proeza mundial, que é “tentar superar a melhor marca mundial de encher balões”.

“Vou tentar encher o máximo de balões numa hora e ultrapassar o recorde mundial que está fixado em 582 balões”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …