Aguiar-Branco “ganhou um milhão” na concessão dos transportes do Porto

*Bloco / Flickr

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda

O candidato número dois do BE pelo Porto, José Soeiro, acusou este sábado o ministro da Defesa Aguiar-Branco de ter lucrado, através do escritório de advogados de que é sócio maioritário, um milhão de euros com a subconcessão dos transportes do Porto.

José Soeiro discursava no comício da Praça dos Poveiros, no Porto, apelidando da “maior vigarice” a “concessão vergonhosa da STCP e da Metro do Porto”, cujo “autor do crime é o secretário de Estado Sérgio Monteiro, o ‘bota de ouro’ das parcerias público-privadas no tempo do Governo do PS”, em alusão ao facto de ter trabalhado na Caixa Geral de Depósitos.

“No Porto, Aguiar-Branco é a cara deste processo de concessão dos transportes do Metro e da STCP contra a opinião dos utentes, contra a opinião dos autarcas das várias cores que existem, mas ele é também sócio maioritário do escritório de advogados que ganhou um milhão de euros em pareceres e consultadorias feitas à Metro do Porto”, disse.

Também primeiro-ministro não saiu ileso das críticas do candidato do BE, acusando Passos Coelho de estar “em fuga, fechado em salões, em conferências depois de ter sido arrasado em três debates seguidos pelas três mulheres mais competentes que se apresentaram nesta campanha”.

“Catarina Martins, que arrasou Passos Coelho no debate da televisão, a mulher de cor-de-rosa da berma da estrada que arrasou Passos Coelho no diálogo que teve e a mulher do Minho que quando Passos Coelho lhe falou dos estágios disse e deu nome que toda a gente já percebeu que é aquilo que ele é mas que é no Minho que se diz: és um aldrabão“, disse.

Recordando que José Pedro Aguiar-Branco é o ministro da Defesa mas também o cabeça de lista no distrito do Porto da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP), o deputado bloquista ironizou, dizendo que também é “naturalmente um exemplo de empreendedorismo e um advogado de sucesso”.

“Se querem um exemplo do que é que é a promiscuidade, a pouca vergonha, os interesses olhemos para o Porto e para a concessão dos nossos transportes públicos. O que está a acontecer no distrito é um assalto feito por gente fina e contra esse assalto nós temos a obrigação de usar todos os meios que temos ao nosso dispor”, criticou.

Segundo Soeiro, “o trabalho foi tão bem feito que o Governo PSD/CDS quando tomou posse decidiu convidar o ‘bota de ouro’ das PPP para secretário de Estado dos Transportes e o ‘bota de ouro’ das PPP transformou-se então no campeão das privatizações”.

“Vimos também Paulo Portas a entrar numa espécie de máquina do tempo para falar das mulheres como se ainda estivéssemos no século passado e como se elas fossem umas flores para pagar as contas à hora certa e cuidar das crianças e dos idosos”, respondeu ainda o bloquista às declarações que o vice-primeiro-ministro fez sobre as mulheres.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Já há criminoso sem ter sido julgado muito menos investigado!? Só agora? Em campanha vale tudo? Ou depois da campanha pede formalmente desculpa se calhar até ajoelha e passa impune? Espero que a justiça faça o que tem a fazer no âmbito dos seus poderes. Doa a quem doer.

RESPONDER

Câmaras de videovigilância nas ruas portuguesas disparam em oito anos

Desde que foram autorizadas pela primeira vez em território nacional, os sistemas de videovigilância com recurso a câmaras nos espaços públicos tem sido cada vez mais requisitado pelas forças de segurança. Em 2009 foi autorizada pelo …

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …