Agora é Rui Rio quem acusa Santana Lopes de “não saber o que quer”

Tiago Petinga, Estela Silva / Lusa

Pedro Santana Lopes enfrenta Rui Rio para a liderança do PSD

O candidato à liderança do PSD Rui Rio acusou o seu adversário Pedro Santana Lopes de “não saber o que quer”, propondo e dizendo uma “coisa diferente” a cada dia.

“Ele não sabe o que quer, está sempre a mudar de posição, assim é impossível, há uma hora atrás estavam fechados dois debates, um na TVI e outro na RTP, agora já mudou de ideias pelos vistos”, afirmouà margem de uma visita ao Centro Empresarial da Lionesa, em Leça do Balio, Matosinhos, no distrito do Porto.

Pedro Santana Lopes propôs hoje a realização de três debates televisivos com Rui Rio, o primeiro já na próxima semana, salientando que tal seguiria o mesmo modelo de anteriores diretas.

“A um mês da realização das eleições diretas, Pedro Santana Lopes propõe que se realizem três debates nos três canais, por forma a não excluir nenhuma das televisões generalistas. O primeiro poderia realizar-se já na próxima semana, o segundo na semana seguinte – entre o Natal e o Ano Novo – e o último na primeira semana de janeiro”, refere um comunicado da candidatura, que decidiu tornar pública a sua posição “face à dificuldade em chegar a um acordo entre as duas candidaturas quanto à realização de debates”.

“O doutor Santana Lopes propôs 21 debates e eu disse que 21 debates era um exagero, era um espetáculo e eu não quero fazer espetáculo, quero falar com os militantes, a seguir o doutor Santana Lopes mandou uma carta a propor um acordo e fizemos um acordo, por proposta dele, de fazer dois debates”, explicou.

Confrontado com esta proposta, Rui Rio salientou que havia um acordo entre ambos para a realização de dois debates que, por opção de Pedro Santana Lopes, seriam feitos na televisão e não com os militantes, um na RTP e outro num canal generalista à sua escolha.

“Ora faz dois, ora faz três, ora faz quatro, ora faz nas rádios, ora faz aqui, assim, ninguém se entende”, frisou.

E acrescentou: “isto está fechado (dois debates). Não pode haver uma proposta por dia ou uma proposta dia sim, dia não, estava absolutamente fechado que havia dois debates e, na segunda-feira, ele fechou que o outro, dado o da RTP já estar acordado, seria na TVI, ofereceu-se para fazer na TVI e eu estou de acordo, é isto que eu sei, não sei mais nada”, vincou.

Depois da proposta inicial, que no limite geraria mais de 20 debates, e que foi recusada por Rui Rio, e na sequência de uma carta de Pedro Santana Lopes ao antigo autarca do Porto, as duas candidaturas têm estado nas últimas semanas em conversações sobre a realização de debates.

O PSD escolherá o seu próximo presidente a 13 de janeiro em eleições diretas, com Congresso em Lisboa entre 16 e 18 de fevereiro.

Até agora, anunciaram-se como candidatos à liderança do PSD o antigo presidente da Câmara do Porto Rui Rio e o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

        • O PS deve governar, com a geringonça atrelada, nesta legislatura e ganhar as próximas eleições, para comer e distribuir o pão que o diabo amassou.

          • Desde que isso afecte apenas o PS/geringonça (e que não traga problemas ao país), por mim, tudo bem!!
            De qualquer modo, esta notícia é sobre o PSD, cujos candidatos à liderança, infelizmente, não tem feito nada boa figura!…
            O Santana já se sabia que estaria ao nível do Passos (esse sim, gostava a anunciar o diabo!), mas o Rui Rio (a quem eu até reconheço várias qualidades), tem vindo a “perder pontos” todos os dias!…

RESPONDER

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …

Cofina condenada a pagar 3 milhões de euros ao Fisco

A Cofina, que detém o Correio da Manhã, a CMTV, a Sábado e o Jornal de Negócios, vai ter de pagar três milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) após ter perdido o …

Desfasamento do horário vigora até 31 de março de 2021 (e pode ser prolongado)

O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se. O diploma que …

Mário Centeno vai dar aulas na Universidade Nova

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, vai dar aulas na Universidade Nova, em Campolide, Lisboa, avança o jornal Público esta quinta-feira. O antigo ministro das Finanças do Governo de António Costa vai lecionar a …

ADSE quer pagar reembolsos atrasados em menos de dois meses

A ADSE quer resolver os atrasos de largos meses que se verificam nos reembolsos das despesas que os beneficiários fazem no regime livre em menos de dois meses. De acordo com o semanário Expresso, a intenção …

Costa sugere a Marcelo condecoração da CGTP no 50.º aniversário da central sindical

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira ter sugerido ao Presidente da República a condecoração da CGTP, numa mensagem de felicitação pelos 50 anos da central sindical em que destaca a necessidade de proteger trabalho e rendimentos …