/

Um agente morto e outro ferido em ataque ao Capitólio

1

cliff1066 / Flickr

Capitólio dos Estados Unidos

O edifício do Capitólio, em Washington, foi hoje fechado devido a uma “ameaça de segurança” depois de um carro ter invadido a entrada principal para o edifício e atropelado dois polícias, avançou a polícia. Um dos agentes da polícia morreu.

Um agente da polícia morreu esta sexta-feira, e outro ficou ferido, depois terem sido atropelados por um veículo junto ao Capitólio, em Washington, menos de três meses depois de o edifício da Congresso norte-americano ter sido invadido por uma multidão de extremistas, informou a polícia.

Um dos nossos agentes sucumbiu aos seus ferimentos”, disse Yogananda Pittman, diretora interina da polícia do Capitólio, em conferência de imprensa. Pittman confirmou que o suspeito também foi declarado morto após o ataque, que, segundo as autoridades policiais, citadas pela AFP, não parece ter sido um ato de terrorismo.

No Twitter, a polícia do Capitólio avançou inicialmente que o suspeito tinha sido detido e que os dois polícias estavam feridos. “Os três foram transportados para o hospital”, lê-se na publicação.

O incidente ocorreu às 13h02 locais, altura em que o suspeito atropelou os dois agentes que vigiavam a barreira norte do Capitólio, informou a diretora interina da polícia do Capitólio.

O suspeito saiu então do carro com uma faca na mão e não respondeu às advertências verbais feitas pelos agentes no local, após o que os policiais dispararam.

O condutor do carro, que ainda chegou a ser transportado ao hospital com vida, morreu na sequência dos disparos das forças de segurança, anunciaram vários órgãos de comunicação social norte-americanos.

As autoridades não consideram para já o incidente como um ato relacionado com terrorismo,  e informaram que não há uma “ameaça em curso“.

O evento “não parece ser relacionado com terrorismo, mas temos que continuar investigando para ver se há algum vínculo deste tipo”, disse à imprensa Robert Contee, chefe da polícia do Distrito de Columbia, onde fica a capital americana.

“Precisamos de entender a motivação por trás deste ato sem sentido”, acrescentou.

Imagens da televisão mostraram um carro azul a embater na barreira de segurança de uma das ruas que leva ao Congresso dos Estados Unidos, e duas pessoas em macas, que aparentam ser os policias feridos.

Após o incidente, o Capitólio e os edifícios adjacentes foram fechados, e os acessos ao local cortados.

Este incidente segue-se ao violento ataque ao edifício do Capitólio, a 6 de janeiro, por apoiantes de Donald Trump que pretendiam interromper a oficialização da vitória do seu adversário, Joe Biden, nas eleições presidenciais de novembro passado.

O grupo pretendia impedir a oficialização dos resultados eleitorais, depois de o ex-presidente republicano ter alegado recorrentemente, sem apresentar provas concretas, que teria havido fraude nas eleições.

Cinco pessoas morreram nos incidentes de janeiro, incluindo um agente da policia do Capitólio. Desde então, as autoridades ergueram uma barreira e fecharam um amplo perímetro em volta do Capitólio, mas nos últimos dias tinham começado a reduzir a área cercada e a abrir o tráfego.

O congressista Peter Meijer pediu ao Twitter orações pelos policiais do Capitólio e pelo pessoal de emergência no local. “Estamos a tentar entender a situação que está a desenvolveer-se no Capitólio agora”, disse o deputado.

Após o atropelamento, um grande contingente de agentes da Guarda Nacional e veículos militares foram mobilizados para o local.

ZAP // AFP / Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.