Agência francesa de medicamentos alerta para efeitos colaterais do uso de hidroxicloroquina

Robin Van Lonkhuijsen / EPA

A agência francesa de medicamentos e produtos de saúde alertou esta sexta-feira que os efeitos colaterais relatados em pacientes covid-19 tratados com o fármaco hidroxicloroquina representam um “sinal de alerta importante” sobre uma “fragilidade particular” no nível cardíaco.

“Os doentes de covid são mais frágeis no nível cardiovascular e, portanto, mais suscetíveis do que as pessoas comuns a ter problemas com medicamentos que são prejudiciais para o coração”, como a hidroxicloroquina, explicou à agência France-Presse Dominique Martin, diretor-geral da Agência Nacional de Segurança de Medicamentos (ANSM) de França.

Este alerta resulta de uma investigação lançada no final de março, que identificou em pouco menos de duas semanas “100 casos de efeitos indesejáveis relacionados com medicamentos usados em pacientes infetados pela covid-19, incluindo 79 casos graves, dos quais quatro casos de morte”.

“A maioria dos casos de efeitos indesejáveis é dividida, pela metade, entre lopinavir/ ritonavir”, um tratamento para o HIV comercializado com o nome de Kaletra, “e hidroxicloroquina”, um derivado da cloroquina, antimalárico normalmente usada contra lúpus e artrite reumatoide, indicou o responsável da agência francesa ANSM.

Para “uma grande parte” dos doentes medicados com estes fármacos, a investigação concluiu que havia um vínculo “plausível” entre o efeito observado e o medicado.

Os efeitos indesejáveis de natureza cardíaca, que são a metade do total, foram objeto de uma análise específica, apurando-se que “quase todos” (43 em 53) foram identificados em pacientes tratados “com hidroxicloroquina, isoladamente ou em combinação (incluindo azitromicina)”, um antibiótico, segundo a investigação da ANSM.

Entre os efeitos destaca-se “distúrbios de condução”, uma anormalidade elétrica visível no eletrocardiograma que pode levar a distúrbios do ritmo cardíaco ou até a morte, verificando sete paragens cardíacas dessa natureza, das quais quatro provocaram a morte.

De acordo com a agência, estes são efeitos secundários “comuns” da hidroxicloroquina, “mas parece que aumentam em doentes de covid”, que geralmente apresentam deficiência de potássio, um elemento essencial na contração dos músculos, especialmente do coração.

Quanto ao medicamento Kaletra, os efeitos indesejáveis são, principalmente, danos no fígado e nos rins. “Esta informação constitui um sinal importante” e reforça a necessidade de limitar o uso destes medicamentos “no hospital, sob rigorosa supervisão médica”, reforçou a ANSM.

Além da investigação da ANSM, um estudo europeu está a testar 4 tratamentos, incluindo a hidroxicoloroquina, em 3.200 pacientes, incluindo 800 casos graves em França. A Organização Mundial da Saúde também deve lançar um grande ensaio clínico internacional.

Na terça-feira, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia e a Ordem dos Médicos alertaram que a “prescrição indiscriminada e exagerada” a doentes covid-19 de alguns medicamentos usados na reumatologia pode comprometer a assistência aos doentes reumáticos.

As duas organizações referem-se sobretudo à hidroxicloroquina e à cloroquina, medicamentos validados para casos de malária e que têm estado a ser usados nesta pandemia em doentes internados com covid-19.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 96 mil mortos e infetou quase 1,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Desculpe me mas no Brasil temos profissionais competentes pra avaliar que remédio podemos ou não podemos consumir, guardem a opinião para o seu pais.
    Pois sabemos que todo remédio tem seus efeitos colaterais mas tbm os efeitos benefícos

    • O quê?!
      Isto não é uma “opinião”; é uma advertência da agência francesa do medicamento (ANSM).
      E, quem falou no Brasil?

    • “Entre os efeitos destaca-se “distúrbios de condução”, uma anormalidade elétrica visível no eletrocardiograma que pode levar a distúrbios do ritmo cardíaco ou até a morte, verificando sete paragens cardíacas dessa natureza, das quais quatro provocaram a morte.” Evidência, não opinião. Mas, de facto, a conversa não era para a cozinha do Bozo, embora pareça lá ter chegado. O Bozo limita-se a tentar, repito, tentar, copiar o Trump mas este, ao menos, tem interesses económicos na produção da hidroxicloroquina. Já o Bozo tem que importar da Índia, ao que parece.

RESPONDER

Teorias da 'Síndrome de Havana' "violam as leis da física", dizem cientistas cubanos

Cuba divulgou um relatório, o mais detalhado até à data, no qual cientistas locais criticam as alegações de que diplomatas norte-americanos e canadianos foram submetidos a ataques misteriosos quando estavam destacados no país. O relatório, desenvolvido …

Bill Gates diz que não estamos prontos para a próxima pandemia

Um novo relatório da Fundação Bill e Melinda Gates referiu que as nações não estão a fazer o suficiente para se prepararem para a próxima pandemia, desafiando os países a investir a longo prazo em …

Grécia investiga acidente que vitimou testemunha no julgamento de Netanyahu

As autoridades gregas abriram na terça-feira uma investigação sobre a queda de um avião privado israelita na qual morreu uma testemunha de acusação no julgamento de corrupção do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O ex-oficial do Ministério das …

Gouveia e Melo: "Nós já ganhámos a este vírus"

O responsável pela 'task-force' que coordena o programa de vacinas contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assumiu esta quarta-feira que Portugal "já ganhou a este vírus". "Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, …

Mais 1247 casos e 10 mortos por covid-19. Incidência e R(t) descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1247 casos de covid-19 e 10 óbitos. O número de doentes internados também baixou e o R(t) continua a recuar, estando perto do verde na matriz de risco. De …

PSG na Liga dos Campeões: que plantel tinha em 2012?

Messi, Neymar e Mbappé são três das "estrelas" do clube francês, que vai iniciar a sua 10.ª participação consecutiva no torneio. Na primeira, o elenco era bem diferente. Não serão todos os olhos postos, mas quase: …

Número de médicos mais do que triplicou desde o nascimento do SNS, afirma Ordem

O número de médicos inscritos na Ordem (OM) mais do que triplicou nos 42 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num período em que a sociedade sofreu "mudanças importantes", evocou hoje a OM. Em comunicado …

Sporting SAD com prejuízo de 33 milhões de euros. Varandas fala em "Novo Sporting"

Presidente leonino justifica maus resultados financeiros com o "contexto mundial de crise, com consequências na quebra de transação de jogadores e das receitas operacionais pela ausência de público nos estádios”. A Sporting SAD apresentou um resultado …

Livro revela que antepassados de Joe Biden possuíam escravos

Uma investigação revelou que dois antepassados de Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, foram proprietários de três escravos. Dois antepassados do lado paterno do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, eram proprietários de três escravos. Segundo …

Mudanças às regras do teletrabalho só serão votadas depois das autárquicas

O Parlamento só deverá votar os projetos de lei para alterar as regras do teletrabalho após as eleições autárquicas, com o pedido de adiamento do prazo para a apresentação a empurrar a votação final global …