/

Agência Europeia acredita que vacina para covid-19 pode estar pronta dentro de um ano

PAHO / WHO

A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) disse, esta quinta-feira, acreditar que, num cenário “otimista” e com base em dados de ensaios em andamento, uma vacina para o covid-19 poderá estar pronta dentro de um ano.

“Podemos ter a possibilidade, se tudo correr como planeado, de que algumas das vacinas estejam prontas para aprovação daqui a um ano”, disse Marco Cavaleri, chefe de estratégia de ameaças e vacinas à saúde biológica da AEM, em entrevista coletiva em vídeo, citada pelo Diário de Notícias.

Cavaleri alertou que esta previsão é “o melhor cenário”, mas não descartou a possibilidade de atrasos no desenvolvimento da vacina.

“Essas são apenas previsões baseadas no que vamos vendo. Mas devo enfatizar novamente que esse é o melhor cenário. Sabemos que nem todas as vacinas que entram em desenvolvimento podem são autorizadas e que também pode haver atrasos”.

A AEM mostrou-se “um pouco cética” em relação aos relatos de que uma vacina poderia estar pronta a partir de setembro.

No final de abril, investigadores da Universidade de Oxford testaram com sucesso uma vacina contra o coronavírus em macacos. Os cientistas afirmaram esperar ter a vacina disponível em setembro.

Esta semana, também o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou que não haverá vacina ou tratamentos para a covid-19 nos próximos meses, sendo “muito provável” que só cheguem em 2021.

Na mesma entrevista, a AEM minimizou ainda os receios da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o vírus “poderá ​​nunca desaparecer”.

“Acho que é um pouco cedo para o dizer, mas temos boas razões para estarmos suficientemente otimistas que algumas vacinas farão desaparecer o vírus“, disse Cavaleri. “Eu ficaria surpreso que se não tivermos nenhuma vacina para o covid-19”.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.