Agência Europeia acredita que vacina para covid-19 pode estar pronta dentro de um ano

PAHO / WHO

A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) disse, esta quinta-feira, acreditar que, num cenário “otimista” e com base em dados de ensaios em andamento, uma vacina para o covid-19 poderá estar pronta dentro de um ano.

“Podemos ter a possibilidade, se tudo correr como planeado, de que algumas das vacinas estejam prontas para aprovação daqui a um ano”, disse Marco Cavaleri, chefe de estratégia de ameaças e vacinas à saúde biológica da AEM, em entrevista coletiva em vídeo, citada pelo Diário de Notícias.

Cavaleri alertou que esta previsão é “o melhor cenário”, mas não descartou a possibilidade de atrasos no desenvolvimento da vacina.

“Essas são apenas previsões baseadas no que vamos vendo. Mas devo enfatizar novamente que esse é o melhor cenário. Sabemos que nem todas as vacinas que entram em desenvolvimento podem são autorizadas e que também pode haver atrasos”.

A AEM mostrou-se “um pouco cética” em relação aos relatos de que uma vacina poderia estar pronta a partir de setembro.

No final de abril, investigadores da Universidade de Oxford testaram com sucesso uma vacina contra o coronavírus em macacos. Os cientistas afirmaram esperar ter a vacina disponível em setembro.

Esta semana, também o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou que não haverá vacina ou tratamentos para a covid-19 nos próximos meses, sendo “muito provável” que só cheguem em 2021.

Na mesma entrevista, a AEM minimizou ainda os receios da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o vírus “poderá ​​nunca desaparecer”.

“Acho que é um pouco cedo para o dizer, mas temos boas razões para estarmos suficientemente otimistas que algumas vacinas farão desaparecer o vírus“, disse Cavaleri. “Eu ficaria surpreso que se não tivermos nenhuma vacina para o covid-19”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …