Agência Europeia acredita que vacina para covid-19 pode estar pronta dentro de um ano

PAHO / WHO

A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) disse, esta quinta-feira, acreditar que, num cenário “otimista” e com base em dados de ensaios em andamento, uma vacina para o covid-19 poderá estar pronta dentro de um ano.

“Podemos ter a possibilidade, se tudo correr como planeado, de que algumas das vacinas estejam prontas para aprovação daqui a um ano”, disse Marco Cavaleri, chefe de estratégia de ameaças e vacinas à saúde biológica da AEM, em entrevista coletiva em vídeo, citada pelo Diário de Notícias.

Cavaleri alertou que esta previsão é “o melhor cenário”, mas não descartou a possibilidade de atrasos no desenvolvimento da vacina.

“Essas são apenas previsões baseadas no que vamos vendo. Mas devo enfatizar novamente que esse é o melhor cenário. Sabemos que nem todas as vacinas que entram em desenvolvimento podem são autorizadas e que também pode haver atrasos”.

A AEM mostrou-se “um pouco cética” em relação aos relatos de que uma vacina poderia estar pronta a partir de setembro.

No final de abril, investigadores da Universidade de Oxford testaram com sucesso uma vacina contra o coronavírus em macacos. Os cientistas afirmaram esperar ter a vacina disponível em setembro.

Esta semana, também o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou que não haverá vacina ou tratamentos para a covid-19 nos próximos meses, sendo “muito provável” que só cheguem em 2021.

Na mesma entrevista, a AEM minimizou ainda os receios da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o vírus “poderá ​​nunca desaparecer”.

“Acho que é um pouco cedo para o dizer, mas temos boas razões para estarmos suficientemente otimistas que algumas vacinas farão desaparecer o vírus“, disse Cavaleri. “Eu ficaria surpreso que se não tivermos nenhuma vacina para o covid-19”.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O menor número desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …

Câmara de Lisboa oferece viagem de táxi a idosos que vão tomar a vacina

Os residentes em Lisboa com mais de 80 anos ou 50 anos e patologias associadas podem deslocar-se gratuitamente de táxi para tomar a vacina contra a covid-19. Os custos da viagem são assumidos pela autarquia …

Liquidez é "abundante" mas "é preciso fazê-la chegar" à economia, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, indicou que a crise de 2008 e de 2020 não são comparáveis devido à abundância de dinheiro disponível e que há liquidez para travar o impacto económico, mas …

Chega quer telefone e Internet pagos aos trabalhadores do Estado em teletrabalho

O Chega entregou no Parlamento, este domingo, um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo que dê "o exemplo" e pague as despesas de telefone e Internet aos trabalhadores do Estado que estão em …

Governo quer que progressões na Função Pública passem a ser anuais

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu propor aos sindicatos um alongamento da tabela remuneratória da função pública e criar progressões anuais. Em entrevista ao Diário de Notícias e Dinheiro …

Há 100 dias, a direita tombou os 24 anos de poder socialista açoriano. OE2021 é a prova de fogo

Há 100 dias, deu-se uma das maiores reviravoltas da política açoriana: José Manuel Bolieiro foi empossado presidente, o PS superou o PSD no sufrágio mas a maioria de direita no Parlamento uniu forças para pôr …