/

Oxford espera ter vacina contra o coronavírus disponível em setembro

PAHO / WHO

Investigadores da Universidade de Oxford testaram com sucesso uma vacina contra o coronavírus em macacos. Os cientistas esperam ter a vacina disponível em setembro.

A comunidade científica trabalha incansavelmente para encontrar uma vacina contra o novo coronavírus. O Instituto Jenner, da Universidade de Oxford, está a desenvolver a sua própria vacina, que já foi testada com sucesso em macacos, no passado mês de março. Agora, os investigadores vão avançar para os testes em humanos no final de maio.

A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo The New York Times, que explica que só é possível avançar tão rapidamente devido ao sucesso da vacina em macacos.

Foram aplicadas doses em seis macacos, que foram então expostos a grandes quantidades do novo coronavírus. Apenas 28 dias mais tarde, todos os macacos estavam curados. Segundo o Observador, os macacos que foram expostos ao vírus e não foram vacinados não recuperaram.

“O macaco-rhesus é o que temos mais próximo dos humanos”, explicou o líder da investigação, Vincent Munster. No entanto, isto não significa que a vacina vá ter o mesmo sucesso em seres humanos – mas não deixa de ser um bom indicador.

De acordo com a revista Sábado, caso os reguladores aprovem o fármaco, as primeiras doses podem chegar ao mercado já em setembro.

Os testes em humanos vão envolver a participação de mais de 6 mil pacientes infetados com o SARS-CoV-2. Atualmente, segundo os dados oficiais, existem 70 vacinas contra o novo coronavírus a serem desenvolvidas em todo o mundo. Três delas estão já a ser testadas em humanos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.