Oxford espera ter vacina contra o coronavírus disponível em setembro

PAHO / WHO

Investigadores da Universidade de Oxford testaram com sucesso uma vacina contra o coronavírus em macacos. Os cientistas esperam ter a vacina disponível em setembro.

A comunidade científica trabalha incansavelmente para encontrar uma vacina contra o novo coronavírus. O Instituto Jenner, da Universidade de Oxford, está a desenvolver a sua própria vacina, que já foi testada com sucesso em macacos, no passado mês de março. Agora, os investigadores vão avançar para os testes em humanos no final de maio.

A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo The New York Times, que explica que só é possível avançar tão rapidamente devido ao sucesso da vacina em macacos.

Foram aplicadas doses em seis macacos, que foram então expostos a grandes quantidades do novo coronavírus. Apenas 28 dias mais tarde, todos os macacos estavam curados. Segundo o Observador, os macacos que foram expostos ao vírus e não foram vacinados não recuperaram.

“O macaco-rhesus é o que temos mais próximo dos humanos”, explicou o líder da investigação, Vincent Munster. No entanto, isto não significa que a vacina vá ter o mesmo sucesso em seres humanos – mas não deixa de ser um bom indicador.

De acordo com a revista Sábado, caso os reguladores aprovem o fármaco, as primeiras doses podem chegar ao mercado já em setembro.

Os testes em humanos vão envolver a participação de mais de 6 mil pacientes infetados com o SARS-CoV-2. Atualmente, segundo os dados oficiais, existem 70 vacinas contra o novo coronavírus a serem desenvolvidas em todo o mundo. Três delas estão já a ser testadas em humanos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …