África teve a pior semana desde o início da pandemia

Matshidiso Moeti, diretora para África da Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou que África teve “a pior semana desde o início da pandemia”, com um aumento de 20% dos casos. A situação vai piorar com a terceira vaga.

Na semana que terminou no dia 4 de julho, “tivemos 251 mil novos casos, um aumento de 20% face à semana anterior e 12% face ao pico de janeiro”, revelou Matshidiso Moeti, citada pela Bloomberg.

Os novos casos de covid-19 aumentaram pela sétima semana consecutiva e estão a duplicar a cada 18 dias. Este cenário não faz prever que o pico de novas infeções, e a descida que se segue, esteja já à vista.

Os próximos dois meses vão ser muito difíceis para o continente por causa da transmissão da variante Delta”, declarou ainda a responsável. Há, pelo menos ,16 países africanos com ressurgimento do vírus, sendo que dez têm já a presença da variante Delta.

Esta variante, assim como a falta de vacinas nos países africanos, pioraram o cenário. Até agora, o continente tinha sido poupado do pior da pandemia por causa da população jovem, menos afetada pela doença, e pelas rápidas respostas de medidas de saúde pública em muitos dos países. Mas tudo mudou.

O Público salienta que a África do Sul é, neste momento, o país mais afetado, com dias a registarem mais de 26 mil novas infeções. O país tem 333 novos casos por milhão de habitantes (média móvel a sete dias), seguido do Botswana, com 261, e mais distante a Líbia, com 97, e Cabo Verde, com 90, segundo dados do Our World in Data.

Portugal tem neste momento 242 casos por milhão, mas um maior número de pessoas vacinadas.

O Malawi, Senegal, Uganda, República Democrática do Congo, Namíbia, Zâmbia, Ruanda e Tunísia estão a registar subidas drásticas de infeções, com o número de hospitalizações a subir em mais de 40% no continente nas últimas semanas.

Tom Kenyon, do projecto HOPE, avisou: “deviam estar a soar todos os alarmes“, uma vez que estes números mostram que, em África, o número de novos casos vai em breve ultrapassar os da Ásia.

“Dado os horrores que ainda há pouco vimos na Índia, isso devia ser motivo para alarme e para que haja alguma ação”, disse, em declarações à CNBC.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …