Afinal, passes com desconto para estudantes não vão ser suspensos

Os operadores de transporte em Lisboa começaram esta semana com o anúncio da suspensão dos descontos dos passes 4_18, sub23 e Social+ a partir de setembro pela falta de pagamento por parte do Governo.

Mais tarde, o Governo tomou uma posição garantindo que no Conselho de Ministros os sete milhões de euros serão desbloqueados e a ANTROP confirmou que face a essa tomada de posição a suspensão dos descontos não irá avante.

O presidente da Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP), Luís Cabaço Martins, disse na segunda-feira que em causa estão as verbas relativas ao ano de 2019, calculadas em mais de sete milhões de euros, e frisou que um grupo significativo das mais de 80 empresas que a Associação representa, estão com “dificuldades de tesouraria”.

Referindo o atraso “que parece inqualificável” e “inexplicável” do Governo, acrescentou que têm tido “variadíssimas conversas todos os meses sobre esta situação e o que nos dizem é que o processo decorre normalmente até ao ato final que é a aprovação da resolução em conselho de ministros. Trata-se de uma má vontade do Governo para resolver esta situação porque não há nenhuma dificuldade formal nem material, as verbas constam do Orçamento de Estado”.

Todo o ano de 2019 está em falta. Nós somos obrigados a vender os passes de estudante com desconto de 25%, no mínimo, e o Governo, que se comprometeu a pagar-nos esse diferencial mensalmente, ainda não pagou um único cêntimo”, dissera já o responsável da ANTROP à TSF.

Ao Observador, o Ministério do Ambiente e da Transição Energética adiantou que está agendado para 5 de setembro uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que “permite o pagamento das verbas reclamadas pela ANTROP”, estando a Associação informada do calendário.

“O adiamento do agendamento da RCM que agora importa deve-se à necessidade de reconfirmar as verbas em causa. Estas verbas nada têm a ver com o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), cujo pagamento tem sido disponibilizado antecipadamente”, disse o Ministério em nota enviada à redação, acrescentando ainda que o pagamento dos passes intermodais de Lisboa já foi aprovado.

Na noite de segunda-feira, a ANTROP emitiu um comunicado onde “garantia aceitar de imediato retomar a venda dos passes com o desconto respetivo”, tendo em consideração a tomada de posição do Governo. Apesar do passo dado, de ambas as partes, a ANTROP afirma ainda que caso as “quantias em dívida não sejam liquidadas entretanto” a suspensão da venda dos passes poderá ocorrer em outubro.

Além do valor em dívida, os operadores vão exigir o pagamento dos juros legais devidos pelo atraso no pagamento dos montantes em causa.

O passe 4_18 destina-se aos estudantes de “ensino não superior”, dos 14 aos 18 anos, e pode dar até 60% de desconto em certos casos; o passe sub23 cobre estudantes do ensino superior até os 23 anos e desconta 25% na generalidade dos passes; por último, o passe Social+ é destinado a agregados familiares que, comprovadamente, aufiram rendimentos reduzidos, segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …