Afinal, Governo não vai obrigar RTP a acabar com publicidade

Caiu a imposição inicialmente proposta pelo Governo de a RTP acabar com a publicidade até 2027. Afinal, passa a ser apenas uma recomendação.

O ministro dos Assuntos Parlamentares anunciou esta quarta-feira que o novo contrato de concessão da RTP recomenda que a RTP1 deve tendencialmente deixar de ser financiada por publicidade, sem estabelecer prazo.

Desta feita, a imposição inicial do seu fim em 2027 caiu.

Em entrevista à CNN Portugal, Pedro Duarte acrescentou que a revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e de televisão da RTP foi colocado em consulta pública, esta quarta-feira, e que “uma das medidas que lá está tem a ver” com o seu financiamento.

“Tínhamos uma intenção originai de libertar a RTP da publicidade comercial” até 2027 “para poder estar mais próximo das pessoas e, portanto, atingir mais pessoas”.

No entanto, “o parlamento travou isso” e “democraticamente fomos, em certo sentido, obrigados a desistir dessa ideia original”.

O Parlamento havia acusado o Governo de querer uma “TV à americana”. Na altura, todos os partidos, menos os da AD, foram contra a proposta.

Passa, agora, a ser recomendado que “a RTP deve tendencialmente nos próximos anos, não temos um prazo, mas deve caminhar num sentido que a RTP1 deixe de ser financiada por publicidade comercial”, perspetivou o governante.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.