Afinal não bebemos assim tanto café

Den late ku / Flickr

-

Os portugueses consideram que consomem muito café, mas os mais recentes dados da European Coffee Federation mostram que em Portugal consomem-se 4,7kg de café por pessoa por ano, valor abaixo do consumo médio no resto da Europa (6,4kg por ano), adianta a Associação Industrial e Comercial do Café.

Os industriais do café em Portugal querem, por isso, que o consumo desta bebida aumente 50% nos próximos cinco anos no país, para igualar a média europeia, apostando para isso em quebrar a sazonalidade e em formar especialistas.

A proposta foi avançada à agência Lusa pela secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café, Teresa Ruivo, que admitiu tratar-se de “um objectivo ambicioso”.

Em entrevista à Lusa, a propósito do Dia Mundial do Café, que se comemora na segunda-feira, Teresa Ruivo referiu que a ideia é levar cada português a consumir uma média de seis quilos de café por ano.

De facto, “em comparação com outros países da Europa, ainda estamos um bocadinho abaixo desse consumo médio. O consumo médio por pessoa na Europa situa-se nos 6,4 [kg por pessoa por ano]”, esclareceu.

Segundo Teresa Ruivo, esta é uma diferença que se explica pelo facto de em Portugal se beber sobretudo o café expresso, ou seja, uma quantidade muito pequena por dose, enquanto no resto da Europa, e sobretudo no Norte, o consumo se faz em copos grandes, os chamados “baldes de café”.

Baristas e coffee-shops

Embora o mercado do café em Portugal seja dos poucos que não sofreu com a crise, estando a apresentar um crescimento todos os anos, a associação aposta em duas formas de atingir a média europeia.

“Acho que o aumento do consumo de café pode passar por as pessoas aprenderem que o café não é só uma bebida de inverno, que há outras formas de consumir o café que não só o café expresso e não tem de ser quente”, defendeu Teresa Ruivo.

Por outro lado, a associação vai apostar na especialização de pessoas ligadas ao café, fomentando uma profissão pouco conhecida em Portugal: os baristas.

“É um especialista em café, que estuda o café e as formas de consumo”, explicou Teresa Ruivo, adiantando que a Associação Industrial e Comercial do Café está a apostar numa formação para que as pessoas possam “tirar todo o partido do café, seja através do expresso, seja através do cappuccino, seja através de bebidas frescas”.

A ideia, contou a responsável da associação, é ter um barista em cada restaurante e em cada café ou criar aquilo que já é moda na Europa: os coffee-shop.

“Há cartas de vinho, há cartas de cerveja, há cartas de águas, portanto a ideia era conseguirmos que pelo menos alguns dos cafés emblemáticos tenham uma carta de cafés e que se pergunte [se o cliente] quer um café mais arábico, mais robusto, mais torrado, menos torrado”, disse, explicando que se pretende que as pessoas consigam perceber as diferenças entre os diferentes cafés e formas de serem tirados.

Apesar de a associação querer proporcionar a formação, o investimento em ter um especialista destes “tem de partir do próprio estabelecimento”, à semelhança do que acontece com os escanções ou os chefs, defendeu.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Lá estamos nós a copiar o que há de mau nos outros países! Sinceramente como é que alguém pode “falar mal” ou criticar a forma de beber café no nosso pais? Nós temos de o melhor café do mundo! O único pais que tem uma qualidade de café similar ao nosso é a Itália, de resto está tudo muito longe!
    Sim é claro que noutros países se bebe mais café, nesses países eles bebem BALDES de café, ou seja “copázios” com uma agua “suja” com sabor desenxabido a que eles chamam “café” – Pois eu a isso chamo “chafé” (sim o “h” não é erro ortográfico)!

  2. Mais uma estatistica apresentada de forma que se quer.
    O numero de unidades de café vendido em Portugal é superior do que a média europeia pelo simples facto de a dose de pó de café ser menos de metade dos baldes que são servidos. A seguir estamos a falar que entram nesta estatistica todos os cappucinos, mocaccinos e outras variantes de leite com café.
    Finalmente encharquem as pessoas de cafeina e vejam os resultados na saude a médio e longo prazo.
    Mais uma vez o dinheiro acima de tudo.

RESPONDER

Há 853 profissionais de saúde infetados. Cerco sanitário no Porto em discussão

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou que existem 853 profissionais de saúde infetados com a covid-19 em Portugal. Em conferência de imprensa ao fim da manhã desta segunda-feira, depois de a …

Fazer despedimentos ou não renovar contratos são situações distintas, explica Siza Vieira

O ministro da Economia afirma que o acesso aos apoios financeiros do 'lay-off' simplificado está condicionado ao compromisso de não haver despedimentos, mas reconhece que despedimento e não renovação são situações distintas. O ministro da Economia …

Empresas denunciadas por abusos nos despedimentos e violações ao código de trabalho

A CGTP recebeu denúncias a 40 empresas em que são relatadas situações de abuso e aproveitamento laboral. Milhares de trabalhadores foram afetados em todo o país, garante a líder sindical. Isabel Camarinha, classificou como "muito negro" …

NOS Primavera Sound adiado para setembro

Devido ao estado de emergência em que o país se encontra, resultado do surto de COVID-19, a nona edição do NOS Primavera Sound foi adiada e vai acontecer de 3 a 5 setembro. “Perante este cenário …

Twitter apaga publicações de Bolsonaro que defendiam fim das medidas de contenção

O Twitter bloqueou dois vídeos publicados no perfil oficial de Jair Bolsonaro sobre a visita que fez no domingo a vários pontos de Brasília, contrariando as recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS) para …

País vai entrar no "mês mais crítico" da pandemia (e medidas vão ser prolongadas)

O primeiro-ministro, António Costa, avisou esta segunda-feira que Portugal "vai entrar no mês mais crítico desta pandemia" da covid-19 e por isso é necessário que se prepare para esta fase. António Costa falava aos jornalistas na …

Bancos também dão moratória no crédito automóvel

Para além da moratória no crédito à habitação decretada pelo Governo, alguns bancos estão a alargar a moratória ao crédito de consumo, como por exemplo, à prestação do carro. Face à pandemia de covid-19, o Governo …

Justiça dos Estados Unidos investiga senadores por delitos financeiros

Vários senadores norte-americanos estão a ser investigados por terem vendido ações depois de terem recebido briefings sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a CNN, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos começou a investigar …

MAI aconselha que se circule com comprovativo de deslocação

Este domingo, o Ministério da Administração Interna (MAI) aconselhou os automobilistas a circular com comprovativos de deslocação. Além de fazer um apelo aos automobilistas para que circulem apenas quando for absolutamente imperioso, o Ministério da Administração …

Casos de covid-19 sobem 7,5% em Portugal. Há 140 mortos

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde, há 6.408 casos de covid-19 em Portugal - mais 446 do que no domingo. Mortes sobem de 119 para 140 e o número de recuperados mantém-se …