Afinal, Diogo Gaspar tinha em casa esboço oferecido por Paula Rego

Museu da Presidência da República / Facebook

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

Retrato de Jorge Sampaio, da autoria de Paula Rego, encontra-se no Museu da Presidência. Diogo Gaspar teria afinal em casa esboços oferecidos pela pintora.

Ao contrário do que tinha sido noticiado ontem, Diogo Gaspar tinha em sua casa um dos vários esboços criados pela pintora durante a preparação para os retratos do ex-presidente.

Quem o garante é o Expresso, que entrou em contacto com uma fonte conhecedora do processo, deitando por terra a teoria de que o diretor do Museu da Presidência tinha na sua residência o verdadeiro quadro pintado por Paula Rego.

A notícia tinha sido avançada pelo jornal Público, que dizia que a Polícia Judiciária tinha encontrado vários quadros da artista portuguesa, entre os quais um retrato de Jorge Sampaio, que suspeitava fazer parte do espólio da instituição.

O semanário acrescenta ainda que a pintora “ofereceu inúmeros desses esboços a diversas pessoas”, entre as quais se encontra então o responsável pelo museu.

Diogo Gaspar está suspenso de funções e em liberdade condicionada, depois de ter sido detido na semana passada, sob suspeita de crimes de tráfico de influências, peculato e participação económica em negócio.

Na altura, o seu advogado de defesa, Raul Soares da Veiga, tinha dito aos jornalistas que o caso contra o seu cliente assentava em “deturpações da verdade” e em “muitas meias verdades e poucas verdades inteiras”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …

Isabel dos Santos também sai da Efacec. Era "o negócio mais vulnerável" da empresária em Portugal

A Efacec anunciou, nesta sexta-feira, que Isabel dos Santos decidiu "sair da estrutura accionista" da empresa, "com efeitos definitivos". Uma decisão que surge no âmbito do "Luanda Leaks" que implica a empresária no desvio de …

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios. Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e …

Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças. O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima …

Brexit já recebeu luz verde da Comissão e do Conselho Europeu

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram esta sexta-feira o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a …