Aeroportos serão reforçados com 238 operacionais já a partir deste mês

O Governo vai avançar, já no dia 2 de junho, com o plano de contingência para os aeroportos. O objetivo é fazer face às necessidades do país perante o aumento da procura prevista para o verão.

De acordo com o jornal Público, o plano inclui três grandes pilares. O primeiro relaciona-se com o reforço “substantivo” dos recursos humanos já a partir do dia 2 de junho, com membros do SEF e da PSP nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Açores.

Serão mobilizados 238 elementos para apoiar o controlo de primeira linha, entre os quais 168 agentes da PSP, passando a haver 529 membros a trabalhar nos postos de fronteiras aéreos.

Como ainda estão em curso as formações dos agentes da PSP, este reforço será feito de uma forma faseada até ao dia 4 de julho.

Lisboa será o aeroporto mais reforçado, com mais 102 operacionais, seguido do Porto, que vai receber 49 elementos, e Faro, que espera um reforço de 45 agentes. Funchal vai receber 24, Porto Santo apenas um e Ponta Delgada ficará com mais 11.

O plano inclui ainda soluções tecnológicas e operacionais com o intuito de melhorar as respostas imediatas mas também as de longo prazo.

Haverá uma equipa de controlo móvel reforçada com uma componente tecnológica desenvolvida pelo SEF especialmente para o propósito, designada SEFMobile, e um sistema de triagem eletrónica que permitirá aos passageiros registarem-se previamente.

Uma equipa ficará responsável por monitorizar diariamente o cumprimento destas medidas, procedendo a uma avaliação dos resultados semanalmente de forma a “corrigir e efetuar mudanças gradualmente”.

A decisão aprovada esta terça-feira já tinha sido anunciada pelo ministro da administração Interna, José Luís Carneiro, no domingo, depois se ter verificado um bloqueio no aeroporto de Lisboa que obrigou cerca de 4500 passageiros de voos internacionais a esperar mais de quatro horas no controlo dos passaportes.

A razão do bloqueio deveu-se sobretudo a um plenário dos trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, convocado entre as 9h e as 11h no domingo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.