SEF aposta em triagem eletrónica prévia de passageiros para evitar bloqueios nos aeroportos

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Mário Cruz / Lusa

Plano de contingência para os aeroportos é apresentado esta terça-feira. O número de efetivos do SEF nos balcões de atendimento deverá aumentar.

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, vai anunciar esta terça feira a adoção de um sistema de triagem eletrónica prévia, após o desembarque de passageiros de voos internacionais de fora da Europa​, segundo o Público.

A medida será explicada pelo ministro na apresentação do plano de contingência para evitar as demoras no desembarque nos aeroportos.

Luís Carneiro prometeu este plano no domingo, depois do bloqueio verificado no aeroporto de Lisboa, nesse mesmo dia, devido à realização de um plenário de trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A alteração na receção dos passageiros que desembarcam nos aeroportos nacionais, de acordo com um responsável governamental, passa por uma mudança no funcionamento das máquinas de reconhecimento facial e de identificação digital de passaportes, que já existem nos aeroportos portugueses.

Serão adaptadas para separar os casos dos passageiros que não oferecem dúvidas, daqueles que podem ter problemas de identificação digital.

No caso dos passageiros que ofereçam dúvidas na primeira triagem eletrónica, serão de imediato encaminhados para um serviço de fiscalização do SEF, para a situação ser esclarecida, de forma a não “entupir” os balcões de atendimento presencial, nem atrasar a verificação da entrada de passageiros em território nacional.

O Ministério da Administração Interna (MAI) considera que os cerca de 90% dos passageiros que não têm problemas de identificação verão o seu tempo de espera diminuir, para passarem à segunda triagem.

Esta é realizada nos balcões de atendimento por agentes do SEF, para determinar a entrada em território nacional. As principais demoras têm-se verificado no aeroporto de Lisboa, mas também no do Algarve e menos no do Porto.

Outra medida a ser anunciada é o aumento dos balcões de atendimento presencial do SEF, já validada em reuniões do ministro da Administração Interna com a TAP, a ANA-Aeroportos de Portugal, o Ministério das Infra-estruturas e o Ministério da Economia.

Existem atualmente 16 balcões de atendimento no aeroporto de Lisboa e, normalmente, não estão todos em funcionamento.

Isto quando estão a desembarcar cerca de quatro mil passageiros no aeroporto de Lisboa, entre as 5 horas e as 11 horas. A previsão é a de que, este verão, o número de desembarques seja igual ou mesmo acima do de 2019.

Para garantir que pelo menos os 16 balcões funcionem em pleno, o MAI irá reforçar os meios humanos do SEF nos aeroportos, através da mobilização temporária, por regime de requisição, de inspetores do SEF de outros serviços.

Também para reforçar a capacidade de resposta nos aeroportos, o grupo de 85 agentes da PSP e militares da GNR que terminaram o curso de formação teórica serão integrados no SEF. Já foi entretanto iniciado um segundo curso para 120 agentes da PSP e o estágio será orientado por atuais agentes do SEF.

ZAP //

2 Comments

  1. Bela imagem do país que temos e que tanto precisamos do turismo para levantar a economia mas,a verdade é,qualquer empresa chave no país que seja controlada pelos sindicatos comunistas não têm qualquer futuro.

  2. Sr Ministro o que aconteceu no aeroporto com cidadãos retidos é uma vergonha nacional. Esses senhores que ocupam essas funções não estão lá fazer seja o que for . Só há uma solução é rua.
    Sr Ministro uma pessoa com experiência governativa não pode deixar que situações execráveis como esta possam ser praticáveis em território nacional.
    Como ministro da administração interna compreendo que V,Exª. já verificou esta prática de atitudes pouco dignas e merecem a reprovação pelo incómodo que causa aos nossos visitantes . Um ministro não pode pode deixar passar uma anomalia destas.

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