Aeroporto de Lisboa esgotado. Governo decide sobre Montijo este ano

Em 2017, passaram pelo aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa cerca de 26 milhões de passageiros. No entanto, o aeroporto só tem capacidade para receber 22 milhões.

No ano passado, o aeroporto de Lisboa atingiu os quatro fatores de capacidade fixados contratualmente com o Estado, os quais foram previstos para desencadear a apresentação de uma solução para o aumento da capacidades aeroportuária na capital por parte da ANA – Aeroportos de Portugal.

A solução alternativa para o aeroporto de Lisboa pode passar pela construção de um outro aeroporto, no Montijo. O Jornal de Negócios avança que já foi criada a comissão que irá renegociar o contrato de concessão com a ANA.

Aliás, num despacho da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP), publicado sexta-feira em Diário da República, é referido que em 2017 “se verificaram todos os quatro fatores de capacidade“, o que significa que a construção do aeroporto do Montijo tem luz verde para avançar.

O contrato entre o Estado e o aeroporto de Lisboa previa o desencadeamento do processo após a verificação, num só ano, de três dos quatro fatores previstos.

Entre eles estão um total anual de passageiros superior a 22 milhões, o total anual de movimentos acima dos 185 mil, o total de passageiros no trigésimo dia de maior procura superior a 80 mil e o total de movimentos no trigésimo dia mais movimentado acima dos 580.

O aeroporto superou ainda outras metas, como o 30º dia de maior procura, acima dos 80 mil passageiros, e o 30º dia mais movimentado, com um número superior a 580 movimentos.

De acordo com o jornal, o aeroporto de Lisboa superou os quatro fatores, ultrapassando os 26 milhões de passageiros e um tráfego total de cerca de 200 mil movimentos. Fonte da ANA garantiu já ter comunicado ao Governo a verificação, em 2017, do conjunto desses “triggers”.

Além disso, o impacto ambiental do novo aeroporto está quase concluído, podendo entrar em consulta publica ainda no mês de abril. Assim, decorrido o prazo de 60 dias para consulta pública e sendo que só depois a Agência Portuguesa do Ambiente poderá emitir a declaração, só é esperada uma decisão do Governo no segundo semestre deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …