Aeroporto de Lisboa esgotado. Governo decide sobre Montijo este ano

Em 2017, passaram pelo aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa cerca de 26 milhões de passageiros. No entanto, o aeroporto só tem capacidade para receber 22 milhões.

No ano passado, o aeroporto de Lisboa atingiu os quatro fatores de capacidade fixados contratualmente com o Estado, os quais foram previstos para desencadear a apresentação de uma solução para o aumento da capacidades aeroportuária na capital por parte da ANA – Aeroportos de Portugal.

A solução alternativa para o aeroporto de Lisboa pode passar pela construção de um outro aeroporto, no Montijo. O Jornal de Negócios avança que já foi criada a comissão que irá renegociar o contrato de concessão com a ANA.

Aliás, num despacho da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP), publicado sexta-feira em Diário da República, é referido que em 2017 “se verificaram todos os quatro fatores de capacidade“, o que significa que a construção do aeroporto do Montijo tem luz verde para avançar.

O contrato entre o Estado e o aeroporto de Lisboa previa o desencadeamento do processo após a verificação, num só ano, de três dos quatro fatores previstos.

Entre eles estão um total anual de passageiros superior a 22 milhões, o total anual de movimentos acima dos 185 mil, o total de passageiros no trigésimo dia de maior procura superior a 80 mil e o total de movimentos no trigésimo dia mais movimentado acima dos 580.

O aeroporto superou ainda outras metas, como o 30º dia de maior procura, acima dos 80 mil passageiros, e o 30º dia mais movimentado, com um número superior a 580 movimentos.

De acordo com o jornal, o aeroporto de Lisboa superou os quatro fatores, ultrapassando os 26 milhões de passageiros e um tráfego total de cerca de 200 mil movimentos. Fonte da ANA garantiu já ter comunicado ao Governo a verificação, em 2017, do conjunto desses “triggers”.

Além disso, o impacto ambiental do novo aeroporto está quase concluído, podendo entrar em consulta publica ainda no mês de abril. Assim, decorrido o prazo de 60 dias para consulta pública e sendo que só depois a Agência Portuguesa do Ambiente poderá emitir a declaração, só é esperada uma decisão do Governo no segundo semestre deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Demónio de Taganga” libertado em Portugal por atraso no envio de prova

Um cidadão israelita suspeito de liderar uma rede de prostituição em Taganga, Colômbia, e de estar a tentar replicar o esquema na Península Ibérica foi libertado pelo Tribunal da Relação de Lisboa e está a …

Nave russa Soyuz descola do Cazaquistão rumo à Estação Espacial Internacional

Na hora programada, às 21h28 locais (17h28 em Lisboa), a Soyuz MS-13 descolou do Cazaquistão, com o russo Alexandr Skvortsov, o norte-americano Andrew R. Morgan e o italiano Luca Parmitano a bordo. Os três levavam nos …

Costa quer fazer da Saúde a jóia da coroa da legislatura (e Centeno pode desempenhar funções importantes)

O programa eleitoral do PS foi este sábado aprovado, por unanimidade, no final da Convenção Nacional do partido, que decorreu em Lisboa. O programa eleitoral do PS para as legislativas de 06 de outubro foi apresentado …

Há 20 feridos e suspeita de mão criminosa nos incêndios de Castelo Branco e Santarém

O Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Belo Costa, disse esta manhã de domingo, que as Forças Armadas estão no terreno com máquinas de rastos, bem como a …

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …