Aeroporto de Lisboa esgotado. Governo decide sobre Montijo este ano

Em 2017, passaram pelo aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa cerca de 26 milhões de passageiros. No entanto, o aeroporto só tem capacidade para receber 22 milhões.

No ano passado, o aeroporto de Lisboa atingiu os quatro fatores de capacidade fixados contratualmente com o Estado, os quais foram previstos para desencadear a apresentação de uma solução para o aumento da capacidades aeroportuária na capital por parte da ANA – Aeroportos de Portugal.

A solução alternativa para o aeroporto de Lisboa pode passar pela construção de um outro aeroporto, no Montijo. O Jornal de Negócios avança que já foi criada a comissão que irá renegociar o contrato de concessão com a ANA.

Aliás, num despacho da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP), publicado sexta-feira em Diário da República, é referido que em 2017 “se verificaram todos os quatro fatores de capacidade“, o que significa que a construção do aeroporto do Montijo tem luz verde para avançar.

O contrato entre o Estado e o aeroporto de Lisboa previa o desencadeamento do processo após a verificação, num só ano, de três dos quatro fatores previstos.

Entre eles estão um total anual de passageiros superior a 22 milhões, o total anual de movimentos acima dos 185 mil, o total de passageiros no trigésimo dia de maior procura superior a 80 mil e o total de movimentos no trigésimo dia mais movimentado acima dos 580.

O aeroporto superou ainda outras metas, como o 30º dia de maior procura, acima dos 80 mil passageiros, e o 30º dia mais movimentado, com um número superior a 580 movimentos.

De acordo com o jornal, o aeroporto de Lisboa superou os quatro fatores, ultrapassando os 26 milhões de passageiros e um tráfego total de cerca de 200 mil movimentos. Fonte da ANA garantiu já ter comunicado ao Governo a verificação, em 2017, do conjunto desses “triggers”.

Além disso, o impacto ambiental do novo aeroporto está quase concluído, podendo entrar em consulta publica ainda no mês de abril. Assim, decorrido o prazo de 60 dias para consulta pública e sendo que só depois a Agência Portuguesa do Ambiente poderá emitir a declaração, só é esperada uma decisão do Governo no segundo semestre deste ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Finalmente resolvido o mistério do assassino de gatos em Londres

Um dos mistérios criminais que intrigava a Inglaterra está finalmente resolvido. A conclusão é que, afinal, o famoso assassino de gatos de Croydon não existe. O mistério à volta da morte de mais de 400 gatos …

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …