Advogados dos Hells Angels recusam-se a comparecer em tribunal devido à Covid-19

Os advogados de defesa da maioria dos 89 arguidos do processo dos Hells Angels não vão comparecer esta quarta-feira ao início da fase de instrução devido à pandemia de Covid-19.

Os advogados consideram que não existem as condições de segurança necessárias para dar início à fase de instrução. O caso tem um arguido preso, o belga Dirk Baete, que não está abrangido pela lei que suspendeu os procedimentos judiciais, avançou o Expresso.

O início da fase de instrução já tinha sido adiado por suspeitas de contágio de uma candidata a estagiária no escritório de um dos advogados, o que levou à libertação de um arguido. Caso não haja uma decisão instrutória até outubro, Dirk Baete também terá de ser libertado.

Citado pelo Expresso, o advogado André Caetano, que defende Baete e outros 17 arguidos, afirmou que “primeiro está a saúde”. Já Lopes Guerreiro disse que ele e o seu cliente não iam comparecer “a qualquer diligência instrutória que se encontre agendada ou seja designada para o período em que vigorar o estado de emergência”.

“Carlos Alexandre vai ter a sala vazia. Antes adiou nas mesmas condições, não percebo porque mudou agora de opinião. O prazo da preventiva só termina em outubro. Em maio admito que já haja condições para esta diligência e não coloca em risco a segurança, dado o expectável fim do estado de emergência”, indicou o advogado Correia de Almeida.

“Nada nos move contra” Carlos Alexandre mas “tudo nos move na defesa da saúde dos nossos constituinte e na defesa da saúde pública”, apontou José Carlos Cardoso, advogado de 35 dos acusados. “Sobretudo quando as leis excepcionais não são cumpridas e as orientações das DGS não são respeitadas”, sublinhou também ao Expresso.

Outro dos advogados, Túlio Araújo, já informou Carlos Alexandre que não estará presente porque sofre “de uma doença respiratória crónica”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …