Advogada de Rosa Grilo e ex-PJ constituídos arguidos. São suspeitos de “plantar” bala

António Pedro Santos / Lusa

Rosa Grilo (D), mulher e suspeita no envolvimento na morte do triatleta Luís Grilo, à chegada ao Tribunal de Vila Franca de Xira

O caso de Rosa Grilo, a mulher condenada a pena máxima pela morte do marido, o triatleta Luís Grilo, dá mais uma reviravolta. A advogada da suspeita e um ex-inspector da Polícia Judiciária foram constituídos arguidos por terem, alegadamente, “plantado” uma bala para baralhar o julgamento.

A advogada Tânia Reis e o ex-inspector da Polícia Judiciária (PJ) João de Sousa foram ouvidos no âmbito de um inquérito aberto no seguimento da descoberta de uma bala na banheira do quarto de Rosa Grilo e de Luís Grilo nas Cachoeiras, em Vila Franca de Xira.

A bala foi descoberta mais de um ano e meio depois do homicídio do triatleta e as fotografias tiradas pelo Laboratório de Polícia Científica mostram que “é posterior ao crime”, como reporta o Correio da Manhã (CM).

A Brigada de Homicídios da PJ está a investigar as circunstâncias em que a bala apareceu.

Tânia Reis e João de Sousa foram constituídos arguidos no processo pelo crime de favorecimento pessoal que é punível com pena de prisão até três anos, ainda segundo avança o CM.

A bala foi encontrada por João de Sousa, ex-inspector da PJ que já foi condenado por corrupção, segundo o CM, poucos dias antes da condenação de Rosa Grilo.

João de Sousa foi contratado pela defesa de Rosa Grilo como consultor forense, para coadjuvação na estratégia que visou ilibar a mulher das acusações de homicídio do marido.

A descoberta da bala não foi considerada pelo Tribunal de Loures que condenou Rosa Grilo à pena máxima de 25 anos. A Relação já corroborou a pena inicial, confirmando a condenação da mulher.

Mas aquela descoberta originou um novo inquérito, onde foram ouvidos os militares da GNR que foram à casa de Rosa Grilo na altura em que a bala foi encontrada.

Agora, foram ouvidos a advogada e o ex-inspector da PJ que acabaram por ser constituídos arguidos. Suspeita-se que eles terão “plantado” a bala para lançar a confusão na opinião pública, numa tentativa de condicionar o julgamento de Rosa Grilo.

Tânia Reis não prestou declarações perante a PJ e João de Sousa terá negado a prática dos factos, como destaca o CM.

“Acho pouco provável que tenha sido um erro dos meus ex-colegas na recolha de material. Mas os magistrados e inspectores também erram”, apontou o ex-PJ em declarações a este jornal.

A defesa de Rosa Grilo quer que o Supremo mande repetir o julgamento, numa última tentativa para a libertação.

António Joaquim, amante de Rosa Grilo, aguarda em liberdade para saber se a condenação do Tribunal da Relação de Lisboa decretada em Setembro passado se mantém. O oficial de Justiça tinha sido absolvido do crime de homicídio pelo Tribunal de Loures, mas acabou por ser condenado a 25 anos de prisão pela Relação. Aguarda a decisão sobre o recurso.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que há por aí muito Chico-esperto lá isso há, se quem está à frente na justiça não tiver um pouco mais de astúcia é certo que mais tarde ou mais cedo estaremos entregues apenas a malandros, que de gravata são piores ainda.

  2. Tudo se quer comprar e ALGUNS VENDEM-SE.
    Se a Ordem dos Advogados fosse eticamente mais elitista, não haveria tanto LIXO.

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …