Advogada de Rosa Grilo e ex-PJ constituídos arguidos. São suspeitos de “plantar” bala

António Pedro Santos / Lusa

Rosa Grilo (D), mulher e suspeita no envolvimento na morte do triatleta Luís Grilo, à chegada ao Tribunal de Vila Franca de Xira

O caso de Rosa Grilo, a mulher condenada a pena máxima pela morte do marido, o triatleta Luís Grilo, dá mais uma reviravolta. A advogada da suspeita e um ex-inspector da Polícia Judiciária foram constituídos arguidos por terem, alegadamente, “plantado” uma bala para baralhar o julgamento.

A advogada Tânia Reis e o ex-inspector da Polícia Judiciária (PJ) João de Sousa foram ouvidos no âmbito de um inquérito aberto no seguimento da descoberta de uma bala na banheira do quarto de Rosa Grilo e de Luís Grilo nas Cachoeiras, em Vila Franca de Xira.

A bala foi descoberta mais de um ano e meio depois do homicídio do triatleta e as fotografias tiradas pelo Laboratório de Polícia Científica mostram que “é posterior ao crime”, como reporta o Correio da Manhã (CM).

A Brigada de Homicídios da PJ está a investigar as circunstâncias em que a bala apareceu.

Tânia Reis e João de Sousa foram constituídos arguidos no processo pelo crime de favorecimento pessoal que é punível com pena de prisão até três anos, ainda segundo avança o CM.

A bala foi encontrada por João de Sousa, ex-inspector da PJ que já foi condenado por corrupção, segundo o CM, poucos dias antes da condenação de Rosa Grilo.

João de Sousa foi contratado pela defesa de Rosa Grilo como consultor forense, para coadjuvação na estratégia que visou ilibar a mulher das acusações de homicídio do marido.

A descoberta da bala não foi considerada pelo Tribunal de Loures que condenou Rosa Grilo à pena máxima de 25 anos. A Relação já corroborou a pena inicial, confirmando a condenação da mulher.

Mas aquela descoberta originou um novo inquérito, onde foram ouvidos os militares da GNR que foram à casa de Rosa Grilo na altura em que a bala foi encontrada.

Agora, foram ouvidos a advogada e o ex-inspector da PJ que acabaram por ser constituídos arguidos. Suspeita-se que eles terão “plantado” a bala para lançar a confusão na opinião pública, numa tentativa de condicionar o julgamento de Rosa Grilo.

Tânia Reis não prestou declarações perante a PJ e João de Sousa terá negado a prática dos factos, como destaca o CM.

“Acho pouco provável que tenha sido um erro dos meus ex-colegas na recolha de material. Mas os magistrados e inspectores também erram”, apontou o ex-PJ em declarações a este jornal.

A defesa de Rosa Grilo quer que o Supremo mande repetir o julgamento, numa última tentativa para a libertação.

António Joaquim, amante de Rosa Grilo, aguarda em liberdade para saber se a condenação do Tribunal da Relação de Lisboa decretada em Setembro passado se mantém. O oficial de Justiça tinha sido absolvido do crime de homicídio pelo Tribunal de Loures, mas acabou por ser condenado a 25 anos de prisão pela Relação. Aguarda a decisão sobre o recurso.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que há por aí muito Chico-esperto lá isso há, se quem está à frente na justiça não tiver um pouco mais de astúcia é certo que mais tarde ou mais cedo estaremos entregues apenas a malandros, que de gravata são piores ainda.

RESPONDER

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …