ADSE vai pagar teleconsultas como uma “consulta normal”

worldbank / Flickr

Os 1,2 milhões de beneficiários da ADSE vão ter acesso a consultas à distância. Até agora, o sistema de saúde dos funcionários públicos não contemplava essa opção.

De acordo com a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, o regime da ADSE não contemplava o pagamento das teleconsultas porque o “controlo é mais difícil”.

Porém, tendo em conta a situação atual de pandemia de covid-19, “a ADSE financiará as teleconsultas sejam em situações de seguimento, sejam primeiras consultas, da mesma forma que financia as consultas normais”, avançou a ministra, em declarações ao semanário Expresso.

“Esta possibilidade visa que, nesta fase em que as pessoas não conseguem ter acesso a consultas presenciais – e que até é desejável que não saiam de casa –, a ADSE continue a responder às necessidades dos beneficiários”, explicou Alexandra Leitão.

Para reforçar o controlo, no momento da faturação ao beneficiário, o prestador deve solicitar ao doente que confirme através da sua área pessoal na ADSE a realização da consulta.

Esta opção fica disponível a partir desta quinta-feira, 9 de abril, devendo os beneficiários fazer o pedido de teleconsulta via uma plataforma do prestador privado que adira a este serviço.

Para já, as teleconsultas “estão pensadas de uma forma genérica enquanto durar a situação de isolamento social”.

Os valores pagos aos prestadores privados que aderirem e o copagamento a cargo do beneficiários são os mesmos que constam para as consultas presenciais fixados nas atuais tabelas de preços para o regime convencionado: a ADSE desembolsará 14,47 euros e o utente terá de suportar 3,99 euros.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …

Parlamento prepara-se para alargar proteção a diabéticos e hipertensos

O Parlamento prepara-se para alargar a proteção a doentes diabéticos e hipertensos no atual contexto de pandemia de covid-19. PSD, PCP e BE entendem que as pessoas com estes problemas de saúde e que não tenham …

Itália abre circulação interna e fronteiras no espaço Schengen

Itália permite, a partir desta quarta-feira, a livre circulação entre as suas regiões e abre as fronteiras com o resto da União Europeia, depois de três meses encerradas devido à pandemia de covid-19. “Hoje parece uma …

Brasil e Estados Unidos voltam a registar mais de mil mortes em 24 horas

Brasil e Estados Unidos voltaram a registar mais de mil mortes na sequência da covid-19 em 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde. O Brasil voltou esta terça-feira a ultrapassar a barreira das mil mortes diárias …

Mexia recusou responder ao juiz Carlos Alexandre no caso EDP

O presidente da EDP, António Mexia, recusou-se hoje, como arguido e na fase de inquérito, a responder ao juiz Carlos Alexandre, alegando estar pendente um pedido de afastamento daquele magistrado. Após várias horas no Tribunal Central …

Relação de Lisboa nega recurso ao MP e mantém os 90 crimes a Rui Pinto

O Tribunal da Relação de Lisboa negou provimento ao recurso do Ministério Público (MP), que pedia que o hacker fosse julgado por 147 crimes, em vez dos 90 pelos quais foi pronunciado. No acórdão, a que …

Mais 11 mortes e 366 novos casos. Há mais de 20 mil recuperados em Portugal

Nas últimas 24 horas, morreram 11 pessoas com covid-19 em Portugal e registaram-se 366 novos casos. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado esta quarta-feira, morreram 11 pessoas nas últimas 24 horas …