/

ADSE propõe aumento “significativo” dos preços dos dentistas

A ADSE propõe no parecer do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) “aumentos significativos” para quase todos todos os preços associados à medicina dentária praticados pelos profissionais com as quais o sistema público tem acordo.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que cita o documento do CGS, depois de ser já conhecido que os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas em geral.

A ADSE propõe, segundo o mesmo documento documento, um aumento de em 59 dos 62 atos, mas não dá mais detalhes. Contudo, o diário de economia teve acesso a uma análise comparativa que ilustra a variação proposta nalguns desses atos.

Por exemplo, nas restaurações dentárias, prevê-se uma subida de 39% do encargo da ADSE e 9% do beneficiário. São mais 18,75 euros e 6,25 euros, respetivamente.

O sistema de saúde público tem defendido que o aumento de preços serve dois propósitos: remunerar “devidamente” alguns cuidados cujos preços estão desatualizados e criar condições para cativar mais prestadores para a rede convencionada.

Contudo, importa frisar, as novas tabelas precisam ainda de ser negociadas com os prestadores privados e podem ainda sofrer alterações antes de serem aprovadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.