Beneficiários da ADSE vão pagar mais pelas consultas

Os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios e o semanário Expresso, que citam a proposta da nova tabela de preços do sistema de saúde dos funcionários públicos.

De acordo com o diário de economia, a proposta prevê um aumento quer do valor que será pago pelos utentes dos serviços dos prestadores privados como do montante devido pelo sistema de saúde dos funcionários públicos a esses mesmos operadoras.

Prevê-se que o valor pago pelo beneficiário aos prestadores privados passe de 3,99 para 5,50 euros por consulta. Já o preço pago pela ADSE sobe de 14,47 para 19,50 euros.

Ainda assim, os novos valores, ficam aquém do aumento para 12 euros por consulta, a pagar pelos beneficiários, que tinha sido admitido pelo Conselho Diretivo do instituto de proteção e assistência na doença dos funcionários públicos.

Também o semanário Expresso escreve esta sexta-feira que os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, dando conta de outra novidade no sistema: é a definição de valores iguais para o regime convencionado e para o regime livre.

Citando Eugénio Rosa, vogal da ADSE, o jornal explica que esta situação funciona funciona nos casos em que as unidades privadas de saúde não têm acordo com a ADSE e o beneficiário pede depois o reembolso ao subsistema. “Atualmente os beneficiários recebem da ADSE 20,45 euros por cada consulta feita ao abrigo do regime livre e vão passar a ter um reembolso de 25 euros”, explicita o semanário.

Aumento para atrair mais médicos

Ao Jornal de Negócios, Eugénio Rosa justifica o aumento agora proposto com a necessidade de captar mais médicos para o regime convencionado.

“O objetivo é melhorar o pagamento das consultas para conseguir mais médicos para a rede convencionada porque temos dificuldade em fazer convenções com médicos, sobretudo fora das zonas urbanas, mas também em Lisboa”, disse Eugénio Rosa, recordando que os preços não são atualizados há quase duas décadas.

As tabelas de preços estão na posse do o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE, que tem agora de elaborar um parecer, que poderá estar concluído a 29 de de julho, tal como adiantou o presidente do conselho consultivo do sistema.

De acordo com o Expresso, não haverá alterações dos preços e as novas tabelas da ADSE entrarão em vigor já no mês de setembro.

Ao jornal, Eugénio Rosa revela que as novas tabelas, depois de analisadas pelo CGS, não serão sujeitas a negociação com os prestadores privados. “Haverá uma audição e, caso sejam detetados erros, serão corrigidos”, mas não haverá alterações de preços por outras razões que não sejam eventuais incorreções, diz o membro da direção.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E não á aumento de imposto!… Não à austeridade! Só a mesmo é aumento do custo de vida…. Com salários de 630 euros

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …